Compartilhamento:

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

TANGARÁ SEDIOU O CICLO DE OFICINAS REGIONAIS - INDICADORES DE SAÚDE DO PROGRAMA PREVINE BRASIL

O mês de outubro foi um mês muito importante para a capacitação de todos os profissionais de saúde de Tangará. Na Escola Municipal Elita Barbosa, no dia 5 de outubro de 2021, sediamos o CICLO DE OFICINAS REGIONAIS - INDICADORES DE SAÚDE DO PROGRAMA PREVINE BRASIL.

A nossa cidade foi escolhida pela V Unidade Regional de Saúde Pública do Rio Grande do Norte para sediar esse ciclo e recebeu profissionais de saúde dos municípios de São José de Campestre, Sítio Novo, Serra Caiada e Boa saúde. Recebemos profissionais como médicos, coordenadores, enfermeiros, dentistas, agentes comunitários de saúde (ACS) e digitadores de APS.

O prefeito, Doutor Airton, o Secretário chefe de Gabinete, Romão Clementino, a secretária municipal de saúde, Synara Patricia Teixeira e sua equipe, recepcionaram os participantes do evento, que saíram com a certeza da alta produtividade e importância das oficinas para a saúde pública do município e região.

O Programa Previne Brasil trata-se de uma pesquisa que faz parte de um projeto maior financiado pela SESAP/RN em parceria com a FAPERN intitulado “Projeto Institucional de Inovação e Modernização da Vigilância em Saúde do estado do Rio Grande do Norte”, que teve início em dezembro de 2020 e suas atividades estão sendo desenvolvidas durante o ano de 2021.

O programa se configura como a nova política de financiamento da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Este financiamento exige que os municípios atendam as metas estabelecidas pelos indicadores de saúde previstos no Programa, sob pena de sofrer uma acentuada perda de recursos.
Assim, o objetivo deste projeto é apoiar os municípios cobertos pela 5ª Região de Saúde do estado do RN no processo de implementação do Programa Previne Brasil na Atenção Primária à Saúde (APS). Este projeto é executado por duas pesquisadoras apoiadoras, Viviany Chaves e Maria Helena de Campos, uma coordenadora acadêmica, Ianna Karolina Lobo, e a referência técnica da V URSAP, Maura Roberta Ludovico.

Uma das estratégias para dar suporte aos municípios é a elaboração de um Plano de Ação Regional para apoiar gestores e profissionais de saúde no processo de organização da Atenção Primária à Saúde, elencando prioridades e ações de curto, médio e longo prazo segundo os indicadores estabelecidos no Programa Previne Brasil.







Nenhum comentário:

Postar um comentário