Compartilhamento:

terça-feira, 29 de março de 2022

Nosso conterâneo, Dom Jaime Vieira irá celebrar 75 anos de vida no dia 30 de março

O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, vai celebrar 75 anos de vida, no próximo dia 30 de março. A data será comemorada com a missa em ação de graças, presidida pelo aniversariante, na próxima quarta-feira, às 18 horas, na Catedral Metropolitana, para a qual são convidados bispos, padres, diáconos, religiosos e os fiéis leigos em geral.

A celebração também poderá ser acompanhada pelas páginas da Arquidiocese de Natal, no Facebook e no Youtube.

Sobre Dom Jaime

Nasceu em 30 de março de 1947, na cidade de Tangará (RN). No dia 01 de fevereiro de 1975 foi ordenado padre, por Dom Nivaldo Monte, no Ginásio Poliesportivo do SESC, em Natal. A primeira experiência presbiteral foi na Paróquia São João Batista, na cidade de Pendências-RN, onde permaneceu por 12 anos.

Em 01 de fevereiro de 1987 assumiu a reitoria do Seminário de São Pedro, onde permaneceu por 8 anos. Nesse tempo, também desenvolveu as missões de vigário episcopal para as Pastorais Sociais, coordenador diocesano de Vocações e Ministérios e Diretor Espiritual do Encontro de Casais com Cristo (ECC). No propósito de uma melhor formação participou da atualização para formadores de Seminários em Roma, Itália.

Foi nomeado Bispo para a Diocese de Caicó-RN, no dia 29 de novembro de 1995. A ordenação episcopal aconteceu no dia 06 de janeiro de 1996, na Basílica de São Pedro, em Roma-Itália, pelo então Papa João Paulo II.

De 2005 a 2011 foi bispo de Campina Grande-PB. Nas terras da Borborema inscreveu-se na tradição dos bispos do Nordeste preocupados com o desenvolvimento da Região e, juntamente com representantes das Universidades e outras instituições da sociedade civil, criou e preside até os dias atuais o Observatório Social do Nordeste (OBSERNE). De 2007 a 2008, acumulou o cargo de Administrador Apostólico de Guarabira-PB.

A nomeação para arcebispo de Natal aconteceu em 21 de dezembro de 2011 e a posse, em Natal, se deu em 26 de fevereiro de 2012. Atualmente, além da função de arcebispo metropolitano de Natal, é o bispo referencial de Comunicação do Regional Nordeste 2 da CNBB e também é o Presidente da Comissão Especial para a “Causa dos Santos” da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário