Compartilhamento:

sábado, 30 de abril de 2022

CONFIRA AS FOTOS E VÍDEO DE COMO FOI O DIA "D" DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE (INFLUENZA) E SARAMPO EM TANGARÁ

Secretaria Municipal de Saúde de Tangará realizou neste sábado 30 de abril o dia "D" de vacinação contra a gripe (influenza) e sarampo em várias unidades de saúde do nosso município. Confira no vídeo a seguir!
Confira algumas fotos de como foi o “Dia D” de vacinação no município de Tangará contra o Sarampo e a Influenza!




















quinta-feira, 28 de abril de 2022

WhatsApp fora do ar? Usuários relatam instabilidade nesta quinta-feira

Problemas parecem ocorrer tanto na versão para smartphones, quanto no WhatsApp Web e nos aplicativos para desktop; empresa diz que trabalha para reaver normalidade do serviço.
WhatsApp fora do ar? Usuários relatam instabilidade nesta quinta-feira - Foto: Allan White/Fotos Públicas
Por O TEMPO
O WhatsApp sofre com instabilidades no fim da tarde desta quinta-feira (28). Problema foi relatado por, ao menos, 6,2 mil usuários ao portal “Downdetector”.

Quedas no serviço parecem ocorrer tanto na versão para smartphones, quanto no WhatsApp Web e nos aplicativos para desktop.

Pelo Twitter, o WhatsApp confirmou as instabilidades e informou que "trabalha para que tudo volte a funcionar tranquilamente" o quanto antes.
Fonte: O Tempo

Natal ganhará primeiro hospital veterinário público

Foto: Francisco de Assis | CMN
"Ele se comprometeu a começar a obra do primeiro hospital veterinário público da nossa cidade em breve”, declarou o vereador Robson Carvalho (União Brasil)

Durante a retomada dos trabalhos da Frente Parlamentar e Defesa dos Animais da Câmara Municipal de Natal, nesta quarta-feira (27), os vereadores abordaram diferentes pautas da causa animal, entre elas, o projeto de lei 307/2021 que dispõe sobre a criação da Unidade Básica de Saúde Veterinária e a  lei municipal nº 6.677/2017 que institui a Política Municipal de Retirada dos Veículos de Tração Animal.

O vereador Robson Carvalho (União Brasil), presidente da Frente Parlamentar, falou sobre a importância da retomada e especialmente da notícia bastante aguardada pelos natalenses que possuem bichos de estimação, que é a criação do primeiro hospital veterinário com atendimento gratuito na capital.

“Esse retorno é um momento histórico, um dia que marcará a nossa cidade e a Câmara Municipal. Ontem tivemos também uma reunião com o prefeito que foi muito entusiasmante, e ele se comprometeu a começar a obra do primeiro hospital veterinário público da nossa cidade em breve”, declarou o vereador.

Também estiveram presentes representantes de ONGs de luta pela causa animal do município, como a Associação de Proteção aos Animais (ASPAN), Lar temporário Amora Brayan e Instituto Hope (RN). 

Para Rose Guerra, presidente da ASPAN, o retorno da Frente deve ser celebrado: “Essa Frente Parlamentar é algo absolutamente fundamental para a causa animal. Hoje toda a sociedade demanda por esse trabalho e precisa estar mais informada. É muito bom estarmos aqui com vereadores dispostos a trabalhar pela causa animal, colocando seu tempo, disponibilizando recursos e mostrando para a sociedade a importância de todo esse trabalho que realizamos”, afirmou.

A vereadora Nina Souza (PDT) reforçou a existência de leis municipais, que, segundo ela, precisam de mais atenção. “Estamos aqui também falando de leis que já existem, mas infelizmente não estão sendo operacionalizadas. Um exemplo disso é a lei que retira das ruas os animais de tração; a Câmara está lutando para que esses animais sejam retirados, mas, para isso, precisamos de alternativas viáveis e que o Poder Executivo realize algumas ações”.

Fonte: https://98fmnatal.com.br/

Estudo mostra que professores brasileiros têm orgulho da profissão

Categoria pede apoio para desenvolver habilidades socioemocionais.
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Respeito e justiça são as competências mais relevantes para o exercício da profissão de professor, revelou monitoramento inédito feito pelo Instituto Ayrton Senna com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) sobre competências socioemocionais com professores.

O mapeamento foi realizado com profissionais da rede estadual paulista em maio e junho do ano passado. A participação foi aberta a todos os educadores da rede, com preenchimento voluntário em formato online.

O monitoramento mostrou que 96% dos professores têm orgulho da profissão e que mais de 90% sentem-se animados por trabalhar com estudantes e felizes quando se conectam com eles. O levantamento também revelou que os educadores querem ajudar os estudantes a lidar com suas emoções e que gostariam de ter apoio para seu desenvolvimento socioemocional, especialmente no autocontrole emocional e na colaboração entre pares.

Para o vice-presidente de Expansão e Relações Institucionais do Instituto Ayrton Senna, Roberto Campos de Lima, a educação já tinha desafios muito importantes do ponto de vista da qualidade, quando veio o fechamento das escolas por causa da pandemia de covid-19.

“Com o período de escolas fechadas, obviamente, o impacto ficou maior, e uma das coisas que começaram a aparecer foi o desenvolvimento socioemocional do estudante. Mas, como discutir o desenvolvimento socioemocional do estudante sem discutir o desenvolvimento do próprio professor? Falamos com quase 43 mil professores e tivemos alguns achados megaimportantes. Por exemplo, a ideia de grande maioria sente orgulho da profissão, que é importante, já que o senso comum tem um entendimento distinto desse.”

A iniciativa traz um duplo ineditismo: é a primeira focada no entendimento do desenvolvimento socioemocional dos educadores brasileiros. E a coleta de dados foi feita a partir de um instrumento fundamentado em uma matriz específica das competências mais para a atuação dos professores, desenvolvida pelo Instituto Ayrton Senna.

Objetivo:
O mapeamento revelou como os professores identificam suas próprias competências socioemocionais no âmbito escolar, com o objetivo de fortalecer o autoconhecimento e apoiar o desenvolvimento pleno dos profissionais da educação.

Mais de 95% concordaram que as 18 competências apresentadas pelo estudo são importantes ou extremamente importantes para as práticas do professor, e mais de 90% dos participantes disseram fazer o seu melhor para ajudar os estudantes a lidar com emoções, reconhecendo a relevância dessa dimensão no ambiente escolar, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Aplicado com base em uma metodologia de autorrelato e com participação voluntária, o mapeamento deu aos professores oportunidade de expressar suas necessidades enquanto profissionais. Quando questionados sobre quais competências em que mais gostariam de ter apoio da rede para desenvolver, quase 60% indicaram o autocontrole emocional (que ajuda a manter o equilíbrio para lidar com emoções negativas e desafios da rotina escolar).

Em segundo lugar, quase 50% dos educadores apontaram a colaboração entre pares (definida como habilidade para formar rede de apoio entre os próprios professores, disposição para interagir e aprender com as abordagens pedagógicas dos outros, por meio da troca de experiências). Em terceiro lugar, com quase 44%, o gerenciamento de estresse.

“O panorama para nós é importante, já que, ao longo desses quase 27 anos, o Instituto Ayrton Senna sempre atuou enxergando o professor como parte fundamental da equação para transformar a educação brasileira. Mas, para isso, é preciso trabalhar entendendo esse sonho e quais são seus desafios”, disse o vice-presidente da instituição.

Diante dos dados, o instituto vai apoiar o professor no desenvolvimento de tais habilidades. “Trabalhamos para que o professor consiga fazer um plano de desenvolvimento profissional específico dele, nada em atacado, absolutamente personalizado para o seu autodesenvolvimento. O instituto, cada vez mais, deve trabalhar no que fazemos ao longo de quase 27 anos. A partir dos territórios, por exemplo, passaremos a fazer agora intermediado por tecnologia, para acessar cada vez mais professores. Esse movimento de competências do professor, passará a ser feito conosco a partir da plataforma Humane (Centro de Formação de Educadores).

Formação de Educadores:
Nesta quinta-feira (28), às 17h, o Instituto lança o Centro de Formação de Educadores. É uma plataforma gratuita com experiências digitais de desenvolvimento da organização, resultado de diversas frentes de trabalho para promover o fortalecimento de educadores de todo o país, que englobam pesquisas, estudos, implementações em políticas públicas, jornadas formativas e, agora, oferece também novos insumos de maneira aberta e gratuita.

De acordo com o Instituto, o foco é apoiar os educadores que querem se conectar com o a educação do século 21 por meio de experiências de desenvolvimento na sala de aula ou nos demais âmbitos de atuação. O objetivo é ser um elo entre profissionais da educação interessados em aprender, ensinar, compartilhar e cocriar experiências de desenvolvimento para fortalecer práticas, carreiras e, consequentemente, a educação brasileira.

Além da plataforma, debates serão intensificados para auxiliar o professor na criação de seu próprio plano de desenvolvimento. “Vamos intensificar os debates, como esse que nós vamos fazer hoje, trazendo nomes como Maria Helena Guimarães, Mozart Neves e Raquel Teixeira, para debater a centralidade do desenvolvimento do professor, para que ele tenha boas referências. Mas, o professor como protagonista de uma maneira personalizada”, completou Roberto Campos de Lima.

No evento gratuito desta quinta-feira à tarde, a partir das 17h, o foco é no desenvolvimento do educador. Sob a mediação da socióloga Maria Helena Guimarães, a mesa Fortalecimento do professor e educação continuada traz um diálogo sobre os desafios e caminhos possíveis para ações que conduzam efetivamente ao desenvolvimento integral do professor. Entre os debatedores, o educador Mozart Neves Ramos, a especialista em educação Claudia Costin e a educadora Raquel Teixeira.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/

Deputada Federal Carla Dickson confirma emenda de 400 mil reais para construção da Praça do Pastel em Tangará

Nesta quarta-feira, 27 de abril, a Deputada Federal Carla Dickson confirmou ao Prefeito Doutor Airton, em seu gabinete em Brasília, o envio de uma emenda parlamentar no valor de 400 mil reais, para construção da Praça do Pastel, no município de Tangará.

A emenda será fruto de uma das solicitações do Prefeito Doutor a Deputada Federal, em uma recepção feita em sua residência em Tangará, no dia 09 de abril e confirmada nesta quarta, após reunião em seu Gabinete na Câmara dos Deputados.

A Deputada tem sido uma parceira de nosso município, na qual já destinou uma emenda para reforma de 3 Unidades Básicas de Saúde.

O Prefeito Doutor Airton, está em Brasília, participando da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e tem visitado também Ministérios e Gabinetes Federais, na busca recursos para diversos projetos.

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Secretaria Municipal de Saúde de Tangará avisa que neste sábado 30 de abril é dia "D" de vacinação contra a gripe (influenza) e sarampo

A Prefeitura de Tangará, através da Secretaria de Saúde, informa a população a realização do DIA "D" DE VACINAÇÃO Contra Influenza e Sarampo.

- Neste sábado, 30 de abril de 2022, em todas Unidades Básicas de Saúde.
HORÁRIOS:
- Das 08 às 15 horas, nas UBS da Zona Urbana.
- Das 08 às 13 horas, nas UBS da Zona Rural.

PÚBLICO ALVO VACINA CONTRA INFLUENZA:
- Idosos acima de 60 anos.
- Trabalhadores da saúde.
- Gestantes.
- Puérperas
- Professores.
- Comodidades.
- Pessoas com deficiência permanente.
- Caminhoneiros.
- Forças Armadas e de Segurança.
- Crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses e 29 dias.

PÚBLICO ALVO VACINA CONTRA O SARAMPO:
- Profissionais da saúde.
- Crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses e 29 dias.

Natal é a segunda capital do Nordeste com maior número de adultos com depressão, aponta Ministério da Saúde

A capital potiguar contabiliza 11,8% de registros nessa parcela da população, atrás somente de Recife, com 12,5%
Natal é a segunda capital do Nordeste com maior número de adultos com depressão, aponta Ministério da Saúde — Foto: G1
Por g1 RN
Um levantamento inédito publicado pelo Ministério da Saúde neste mês coloca Natal como a segunda capital do Nordeste com o maior número de pessoas com 18 anos ou mais que relataram um diagnóstico médico por depressão. A capital potiguar contabiliza 11,8% de registros nessa parcela da população, atrás somente de Recife, com 12,5%, conforme dados tabulados pelo órgão ministerial através da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) - ano base 2021.

Em todo o País, em média 11,3% dos brasileiros relatam um diagnóstico médico de depressão. É um número bem acima da média apontada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o Brasil, de 5,3%. A pesquisa Vigitel é aplicada todos os anos, e tem como objetivo coletar informações que dizem respeito à saúde nas capitais brasileiras. Essa é a primeira vez que a pesquisa traz números relacionados à depressão. Entre os sintomas da condição, estão: tristeza persistente, desânimo, baixa autoestima, sentimento de inutilidade, alterações no apetite, ganho ou perda de peso súbita, insônia, excesso de sono e fadiga acentuada.

“A pandemia em si, as questões econômicas, o aumento elevado de desemprego… Todos esses fatores contribuem de forma significativa para o elevado número de diagnósticos na capital potiguar”, avalia o preceptor psicólogo do Instituto Santos Dumont, Robson Rates.

Ele destaca, ainda, que com o teleatendimento em saúde, um número maior de pessoas conseguiu ter acesso direto às equipes médicas. “Temos um aumento significativo desses dados. Mas, com certeza, esses números ainda não demonstram a realidade dos consultórios, pois estão subnotificados. O número real é, provavelmente, muito maior”, reforça.

De acordo com o levantamento, a frequência de adultos que referiram diagnóstico médico de depressão variou entre 7,2% em Belém e 17,5% em Porto Alegre. No sexo masculino, as maiores frequências foram observadas em Porto Alegre (15,7%), Florianópolis (12,9%) e no Rio de Janeiro (11,7%), e as menores em Salvador (4,2%), Rio Branco (4,3%) e Palmas (4,4%). Entre mulheres, o diagnóstico de depressão foi mais frequente em Belo Horizonte (23,0%), Campo Grande (21,3%) e Curitiba (20,9%), e menos frequente em Belém (8,0%), São Luís (9,6%) e Macapá (10,9%).

No conjunto das 27 cidades, a frequência do diagnóstico médico de depressão foi de 11,3%, sendo maior entre as mulheres (14,7%) do que entre os homens (7,3%). Entre os homens, a frequência dessa condição tende a crescer com o aumento da escolaridade. Em Natal, a depressão afeta mais mulheres com 18 anos ou mais (14,6%) do que homens na mesma faixa etária (8,4%).

“As mulheres sofrem mais preconceito social, a sociedade é machista, o índice de desemprego é muito maior entre as mulheres, as grávidas são desligadas do ambiente de trabalho na maioria dos casos. Esses fatores fazem com que as mulheres adoeçam mais”, comenta Robson Rates. A alteração do comportamento e o consequente isolamento são sinais primários de que alguém está desenvolvendo um quadro depressivo. “Se alguém é introspectivo, pode demonstrar uma alegria repentina que não tinha, por exemplo. Depois, vem a apatia, o isolamento, a desesperança. Nos casos mais graves, leva ao suicídio. A depressão é uma doença sem cura. Apesar disso, tem tratamento. Ele precisa ser psicológico e psiquiátrico, além de outras intervenções como atividades físicas”, adverte o psicólogo.

Autocuidado:
Conforme a preceptora Miliana Galvão Prestes, mestre em Psicologia do ISD, a depressão apresenta características instaladas, com histórico em adolescentes e adultos.

“A depressão se tornou algo tão generalizado que se apresenta hoje em pessoas que conseguem manter uma rotina de trabalho, de atividade física. Os sinais são sutis e, às vezes, as pessoas não percebem que estão deprimidas".

"A depressão é uma doença crônica que precisa de acompanhamento com psicólogo e psiquiatra, além de tratamentos alternativos como mudança de estilo de vida, redução de estresse, formas de autocuidado como atividade física, que é um ótimo “remédio” para a depressão”, lista.

Além do autocuidado, a psicóloga aponta que a pessoa com depressão precisa buscar outros tipos de tratamento, como as práticas de cuidado coletivas. “São terapias integrativas, convivência comunitária, se integrar a alguma associação. Situações que essa pessoa tenha alguma convivência social que traga a sensação de pertencimento, de utilidade, valorização”, destaca.

Vigitel
Conforme a publicação, pelo menos 27 mil brasileiros responderam aos questionários por telefone, configurando o maior inquérito de saúde do país, entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022. Os entrevistados responderam, entre outros, ao seguinte questionamento: “Algum médico já lhe disse que o(a) Sr.(a) tem depressão?”. A Vigitel tem como objetivo monitorar a frequência e a distribuição dos principais fatores de risco e de proteção das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), um dos principais problemas de saúde pública no Brasil. Estabeleceu-se um tamanho amostral mínimo de 2 mil indivíduos em cada cidade para estimar, com nível de confiança de 95% e erro máximo de dois pontos percentuais, a frequência de qualquer indicador na população adulta. Além dos dados relativos à depressão, a pesquisa Vigitel aborda aspectos da obesidade, realização de atividade física e consumo de tabaco, por exemplo.

Ranking:
Percentual de adultos com 18 anos ou mais que referiram diagnóstico médico de depressão, por sexo, nas capitais do Nordeste.

- Recife: 12,5%
- Natal: 11,8%
- Fortaleza: 11,4%
- Maceió: 11,3%
- João Pessoa: 11,0%
- Aracaju: 10,9%
- Teresina: 10,8%
- Salvador: 8,0%
- São Luís: 8,0%
Fonte: Vigitel 2021

Sobre o ISD:
O Instituto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Fonte: G1RN

PREFEITO DE TANGARÁ CUMPRE AGENDA NO MINISTÉRIO DA SAÚDE EM BRASÍLIA

Na tarde desta terça-feira 26 de abril de 2022, o Prefeito Doutor Airton também esteve cumprindo agenda no Ministério da Saúde.
Dentre as pautas, foi analisado os índices do município e pleiteado a liberação de recursos, custeio, reformas e adesão a novos programas voltados a melhoria da saúde em nosso município.

Junto ao prefeito estiveram a Secretaria de Saúde, Elane Varela, a Secretária de Obras, Arilane Bezerra e o Secretário de Administração, Vagner, na qual foram atendidos pelos senhores Henrique Coelho, Cristiano e Paulo Thiago.

NATAL É A SEGUNDA CAPITAL DO NORDESTE COM MAIOR NÚMERO DE ADULTOS COM DEPRESSÃO

Um levantamento inédito publicado pelo Ministério da Saúde neste mês coloca Natal como a segunda capital do Nordeste com o maior número de pessoas com 18 anos ou mais que relataram um diagnóstico médico por depressão.

A capital potiguar contabiliza 11,8% de registros nessa parcela da população, através somente de Recife, com 12,5%, conforme dados tabulados pelo órgão ministerial através da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) – ano base 2021. A depressão, quando não tratada adequadamente, pode levar ao suicídio. Os números foram analisados por psicólogos do Instituto Santos Dumont (ISD), em Macaíba(RN).

Em todo o País, em média 11,3% dos brasileiros relatam um diagnóstico médico de depressão. É um número bem acima da média apontada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o Brasil, de 5,3%. A pesquisa Vigitel é aplicada todos os anos, e tem como objetivo coletar informações que dizem respeito à saúde nas capitais brasileiras. Essa é a primeira vez que a pesquisa traz números relacionados à depressão. Entre os sintomas da condição, estão: tristeza persistente, desânimo, baixa autoestima, sentimento de inutilidade, alterações no apetite, ganho ou perda de peso súbita, insônia, excesso de sono e fadiga acentuada.

Percentual de adultos com 18 anos ou mais que referiram diagnóstico médico de depressão, por sexo, nas capitais do Nordeste.
Recife: 12,5%
Natal: 11,8%
Fortaleza: 11,4%
Maceió: 11,3%
João Pessoa: 11,0%
Aracaju: 10,9%
Teresina: 10,8%
Salvador: 8,0%
São Luís: 8,0%

Fonte: Hilneth Correia

Câmara aprova retomada da gratuidade no despacho de bagagens

MUDANÇA FAZ PARTE DE MEDIDA PROVISÓRIA QUE REFORMULA LEGISLAÇÃO AÉREA. FOTO: MARCELO CAMARGO
A Câmara dos Deputados aprovou nessa terça-feira (26), por 273 votos a favor e 148 contrários, a retomada do despacho gratuito de bagagem de até 23 quilos em voos nacionais e de até 30 quilos em voos internacionais. A mudança faz parte de medida provisória que reformula a legislação do setor aéreo. A matéria segue para análise do Senado.

Os deputados aprovaram emenda da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) que inclui um dispositivo no Código de Defesa do Consumidor proibindo as companhias aéreas de cobrarem qualquer tipo de taxa, em voos nacionais, pelo despacho de bagagens de até 23 kg; e em voos internacionais, pelo despacho de bagagens de até 30 kg.

“As empresas não foram verdadeiras quando afirmaram que iam baixar o preço da passagem se nós permitíssemos aqui a cobrança da bagagem. A maioria desta Casa permitiu, com o protesto de um número expressivo de Parlamentares, e agora todos viram que foram enganados”, destacou a deputada. “Então, é hora de cobrarmos das empresas a parte delas. Se elas estão cobrando tão caro pela passagem, então que deem ao cidadão o direito de ter pelo menos uma mala despachada de forma gratuita”, acrescentou.

Enganados

Diversos deputados se disseram “enganados” pelas empresas aéreas, que defendiam que a cobrança pelo despacho de bagagem iria diminuir o preço das passagens. A medida foi aprovada pelo Congresso em 2017, mas não assegurou a redução dos preços das passagens aéreas.

“Todos os parlamentares do mandato anterior que já deliberaram sobre essa matéria sabem que foram enganados. Nós já votamos pela cobrança das malas para o barateamento das tarifas das passagens. Isso não aconteceu. As passagens ficaram mais caras, a população ainda tem que pagar pela mala, e não há o serviço adequado até hoje pelas companhias. Nós estamos fazendo justiça nesta noite, na Câmara dos Deputados, para não haver a cobrança da bagagem da população brasileira, que já paga uma tarifa exorbitante e abusiva”, afirmou o deputado Sandro Alex (PSD-PR).

Mudanças

A proposta aprovada define o serviço aéreo como uma atividade de interesse público que, mesmo que submetida à regulação, pode ser livremente explorada pelos entes privados. O texto do relator, deputado General Peternelli (União-SP), prevê que qualquer pessoa física ou jurídica poderá explorar serviços aéreos, observadas as normas do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) e da autoridade de aviação civil. A proposta também muda valores e tipos de ações sujeitas a taxas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

“Desafios ainda persistem no setor, a exemplo do custo crescente com combustíveis e desarranjo das cadeias de produção mundiais, de forma que a busca por eficiência e simplificação é crucial para melhor saúde financeira das empresas de aviação e para a prestação adequada dos serviços”, justificou o relator.

Segundo o texto, tanto as companhias aéreas quanto os que prestam serviços de intermediação de compra de passagem devem fornecer as informações pessoais do passageiro às autoridades federais competentes.

Mesmo favoráveis à medida, deputados da base governista argumentaram que ainda há mais modificações a serem feitas para desburocratizar o setor aéreo no país.

“Nós temos ainda muitos entraves, muitos problemas, mas eu tenho certeza de que este é um bom começo para se destravar a aviação brasileira, principalmente na sua origem, nos aeroclubes, nas escolas de aviação e no transporte aéreo de menor potencial, de menor grandeza. Por isso, há incentivos claros à aviação geral nesta medida provisória, que trarão, com certeza, muitos frutos daqui a alguns anos”, afirmou o deputado Coronel Tadeu (PL-SP).

Editada pelo governo federal em dezembro do ano passado, a MP já está em vigor e foi regulamentada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) com as novas condições do processo de certificação a que devem se submeter as companhias interessadas em explorar o transporte aéreo no país.

Indisciplinados

O texto de Peternelli inclui dispositivo para punir passageiros indisciplinados. A proposta permite que companhias aéreas deixem de vender, por até 12 meses, bilhete ao passageiro que tenha praticado ato de indisciplina considerado gravíssimo. A restrição de venda não poderá ser aplicada a passageiros em “cumprimento de missão de Estado”, como policiais ou militares.

O tema ainda será regulamentado e o texto deverá prever também o tratamento dispensado a esse passageiro no momento do ocorrido. Essa regulamentação também incluirá a forma para que os dados de identificação do passageiro que tenha praticado ato gravíssimo de indisciplina sejam compartilhados pela companhia com outras prestadoras de serviços aéreos.

Oposição

Parlamentares de partidos de oposição tentaram adiar a análise da medida ao obstruir a votação. Para o deputado Afonso Florence (PT-BA) a medida provisória “é perigosa para a vida de brasileiras e brasileiros” ao retirar a competência da Agência Nacional de Aviação Civil para avaliar a proposta de construção de aeródromos.

“Imaginem que ela retira a competência da Anac de avaliar a proposta de construção de aeródromos. Um investidor vai construir uma pista de pouso, de decolagem, sem a aprovação da Anac, para só depois pedir a autorização da agência. Imaginem se, após um investimento de milhões, aquele aeródromo não fosse credenciado? Provavelmente será! E se ele tiver que ser submetido a uma apreciação posterior à construção, por que não é submetido à apreciação antes da construção?”, questionou.

Na avaliação da deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP), a medida vai, “na prática, aumentar o valor das passagens.”

“Estamos falando de um país de dimensões continentais. Não é possível que o controle, consequentemente, a concessão sobre a circulação neste território seja feita sem nenhum tipo de regulamentação e de acompanhamento do Estado. Isso significa principalmente que os rincões do país, para você poder acessá-los, ou para você se deslocar, as passagens vão ser ainda mais caras do que acontece hoje, sem contar que isso pode aumentar o risco muito grande no trânsito aéreo”, disse.

Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 26 de abril de 2022

PREFEITO DE TANGARÁ PARTICIPA DA XXIII MARCHA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS EM BRASÍLIA

O Prefeito Doutor Airton, de Tangará/RN, está participando nesta semana da XXIII Marcha em Defesa dos Municípios, em Brasília-DF, evento que reuni mais de 6.000 prefeitos, vereadores e secretários, abordando importantes temas de impacto municipalista.
A Marcha dos Prefeitos, considerado o maior evento municipalista da América Latina, ocorre de 25 a 28 de abril em Brasília, sob realização da Confederação Nacional de Municípios (CNM) com o objetivo de apresentar a pauta prioritária dos gestores locais aos Poderes Legislativo e Executivo, bem como aos órgãos de controle.
Os debates vão abordar assuntos como a reforma tributária, saneamento, reformas tributária, administrativa e federativa, além de outros projetos em tramitação na Câmara e no Senado, com impactos significativos para os municípios.

Além da participação na Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, o Prefeito Doutor Airton tem visitado Ministérios e Gabinetes em busca da liberação de recursos para ações e obras em nosso município.



Além do Prefeito, o acompanha a Secretaria de Saúde, Elane Varela, a Secretária de Obras, Arilane e o Secretário de Administração Vagner.

Polícias Civil e Militar prendem suspeito por maus-tratos a animal em Natal

Policiais civis da Delegacia Especializada em Meio Ambiente e Assistência ao Turista (DEMAATUR) e a Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) prenderam em flagrante, nesta terça-feira (26), Josafá Domiciano Marques, 34 anos. Ele, que é investigado pela suspeita da prática do crime de maus-tratos a animais, que resultou na morte de um cachorro, foi detido no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, zona norte de Natal.

Segundo a denúncia acolhida pela DEMAATUR, ele teria executado um cachorro; além disso, foram apontados indícios de que, possivelmente, ele venderia a carne do animal em uma feira livre. Em seu depoimento, o suspeito afirmou que o animal já estava morto quando foi empalado, tendo a intenção de utilizar a carne do animal para um ritual em sua residência.

Josafá Domiciano foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN - SECOMS

Avião Solidário da LATAM leva mais 10 ton de comida desidratada do Brasil para a Ucrânia

Imagem: LATAM
Quase dois meses após o início dos ataques russos em território ucraniano, o país segue em situação de emergência e o número de refugiados aumenta gradativamente, chegando a mais de 11 milhões de pessoas que deixaram suas casas.

Reforçando o objetivo de ajudar no combate à fome no mundo e trazendo dignidade às vítimas da guerra, a Simple Nutri, empresa de alimentação desidratada com foco social, lidera um novo envio de ajuda humanitária com destino a Ucrânia a pedido da CARE, umas das maiores organizações de ajuda humanitária do mundo e com atuação em 104 países. O envio conta com o transporte gratuito da LATAM, por meio do seu programa Avião Solidário.

Essa será a terceira carga saindo do Brasil com destino a Europa e, dessa vez, serão enviadas 10 toneladas de alimentos desidratados, entre sopas e risotos, o equivalente a aproximadamente 250 mil refeições, que foram encomendados pela CARE.

A Simple Nutri junto com parceiros como Movimento União BR e LATAM, via projeto Avião Solidário, articulou toda a logística pró-bono para que esse pedido chegue até a fazenda da brasileira Maria Thereza Cunha Bueno, na fronteira da Romênia com a Ucrânia, de onde saem as ajudas humanitárias através da CARE e da Cruz Vermelha. O último envio das refeições, realizado no final de março, teve Odessa e Mykolaiv, na Ucrânia, como destinos finais.

A empresa já vem se especializando nesse tipo de envio rápido e eficiente. O primeiro envio foi para as Nações Unidas e Agência Brasileira de Cooperação, através do avião da FAB, levando mais de 10 toneladas de alimentos numa articulação logística que também aconteceu em tempo recorde e durante o feriado de Carnaval no mês passado.

Já a segunda foi uma força-tarefa através da campanha Juntos pela Vida, envolvendo entidades, empresas privadas e sociedade civil, liderada pelo Movimento União BR, LATAM, Agência Brasileira de Cooperação (ABC), da empresária Maria Thereza Cunha Bueno e seu marido Hubertus von Nesselrode, da Vitamedic Indústria Farmacêutica, que pertence ao grupo José Alves, do apresentador e empresário Luciano Huck, e de cidadãos brasileiros. Além disso, contou também com o apoio do GRU Airport, Instituto da Criança – ONG gestora da campanha, Fermac, Ftrade, Manchester AG, Real Cestas e Luna Express.

O novo envio saiu nessa semana com destino a Europa. Chegando lá, os alimentos seguirão até Siret, cidade na fronteira entre a Ucrânia e a Romênia, na qual a fazenda da brasileira Maria Thereza Cunha Bueno funciona como ponto consular oficial do Brasil e centro de acolhimento aos refugiados.
Imagem: LATAM
Outros parceiros logísticos cuidarão do transporte terrestre na Europa para que os alimentos cheguem até a fazenda. Chegando lá, a CARE e a Cruz Vermelha irão fazer a distribuição dentro do território ucraniano. O principal objetivo desse novo envio é chegar na Ucrânia e nas cidades mais afetadas pelos ataques russos, com a missão de alimentar pessoas que estão sem acesso a comida, levando dignidade.

Informações da LATAM

Hospital Pediátrico Maria Alice, em Natal, realiza primeira cirurgia de enxerto ósseo em paciente fissurado

Criança de 10 anos passou pelo procedimento na última quarta (20).Cirurgia possibilita o crescimento e posicionamento correto dos dentes para que o paciente tenha uma dentição normal no futuro.
Hospital Pediátrico Maria Alice, em Natal, realiza primeira cirurgia de enxerto ósseo em paciente fissurado — Foto: Sesap/Cedida
Por g1 RN
O Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, em parceria com o Centro de Reabilitação Infantil e Adulto (CRI/CRA), realizou sua primeira cirurgia de enxerto ósseo alveolar em criança portadora de fissura labiopalatina.

O procedimento possibilita o crescimento e posicionamento correto dos dentes para que o paciente tenha uma dentição normal no futuro.

A criança que recebeu a cirurgia na última quarta-feira (20) tem 10 anos de idade e está em tratamento multidisciplinar CRI/CRA, por meio do Núcleo de Atendimento Interdisciplinar aos Fissurados (NAIF). O NAIF realiza o acolhimento do paciente desde recém-nascido até a fase adulta e de seus familiares, e cuida da parte ambulatorial do tratamento, por meio de uma equipe composta por fonoaudiólogo, geneticista, enfermeiro, otorrinolaringologista, psicólogo, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta, psicopedagogo, ortodontista e as demais especialidades de reabilitação.

“O benefício dessa cirurgia é a reconstrução de um alvéolo dentário, com a finalidade de corrigir a fissura, para posteriormente o paciente conseguir reabilitar por meio de prótese ou implante dentário. Outro benefício desse procedimento é fechar a comunicação bucosinusal, causada pela fissura, o que pode acarretar quadros de sinusite”, explica Diogo Luiz, cirurgião dentista especialista em cirurgia bucomaxilofacial, que integra a equipe de profissionais do CRI/CRA.

Nem todo paciente fissurado requer a cirurgia de enxerto ósseo alveolar, necessária apenas quando a fissura atinge a arcada dentária e o palato. A idade mais indicada para o procedimento é por volta dos sete anos de idade. “O procedimento permite o benefício da arcada dentária completa, possibilitando a reabilitação tanto funcional, quanto estética do paciente, com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida”, explica o cirurgião plástico Alexandre Dantas, da equipe do CRI/CRA.

Segundo o cirurgião Diogo Luiz, “a demanda no RN é extensa, temos recebido vários casos novos, tanto de recém-nascidos, que são a maioria, quanto de pacientes adultos, que desconheciam o serviço”.

Fissura labiopalatina
A fissura labiopalatina é mais comumente diagnosticada na região da face em recém-nascidos, caracterizando-se por uma abertura no lábio superior de um ou de dois lados e no céu da boca. Sua causa não está comprovada, mas estudos indicam que envolve uma combinação de fatores genéticos e ambientais associados (doenças, uso de medicamentos, dependência química, etc.).

Acolhimento dos pacientes
A recomendação é de que o recém-nascido com fissura labiopalatina já deixe a maternidade com atendimento agendado no NAIF, que realiza o acolhimento do paciente e seus familiares, proporcionando uma reabilitação multiprofissional.

A pessoa que possui um familiar com fissura labiopalatina, popularmente conhecido como lábio leporino, e que ainda não recebe cuidados médicos deve procurar a Atenção Básica de seu território, para que seja agendado um atendimento no NAIF. Além disso, a Atenção Básica dos municípios deve realizar a busca ativa de casos em seu território.

A fissura labiopalatal interfere no desenvolvimento psicológico, fisiológico e na adaptação social da maioria das pessoas com essa alteração congênita, na medida em que costuma envolver processos de estigmatização. Por isso, é tão importante que o paciente com fissura e seus familiares sejam acolhidos e recebam o tratamento e cuidados específicos.

Fonte: G1 RN

A Polícia Federal deflagrou operação para colher novas provas em investigação sobre desvios na compra de respiradores pelo consórcio Nordeste

Foto Reprodução - Tribuna do Norte
A Polícia Federal deflagrou operação para colher novas provas em investigação sobre desvios na compra de respiradores pelo consórcio Nordeste. Mandados de busca e apreensão são cumpridos nesta terça-feira (26) contra empresários, laranjas e lobistas envolvidos no suposto esquema.

O caso é investigado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e apura o contrato de cerca de R$ 45 milhões, para compra de 300 respiradores que seriam usados no enfrentamento à pandemia da covid-19 e nunca foram entregues.

Não há mandados contra governadores. O caso está no STJ porque o governador da Bahia, Rui Costa, presidente do consórcio à época dos fatos, é investigado por ter dado autorização à aquisição dos aparelhos.

O caso 

Os governadores do Nordeste decidiram comprar os equipamentos no início de abril, após terem sido frustrados com a apreensão de uma carga com 600 equipamentos em Miami, durante translado da China. Nessa operação, onde não houve pagamento antecipado, a importação competiria à empresa Ocean-26, sediada em Los Angeles. O valor empregado seria mais de R$ 56 milhões.

Com a apreensão, os governadores buscaram outra alternativa. A demanda global por respiradores, no entanto, levou empresas a exigirem pagamento antecipado, além da elevação no preço da mercadoria. Uma compra realizada pelo Estado do Maranhão ainda no início de abril, com pagamento antecipado, levou o Consórcio Nordeste a confiar na transação.

Para a nova aquisição, a empresa escolhida foi a Hempcare Pharma. Em 8 de abril, o Governo da Bahia publicou o contrato que firmou com a empresa para a compra dos respiradores. 

Cada Estado da região teria direito a 30 equipamentos, por R$ 4.947.535,90, exceto a Bahia, que despendeu o dobro do valor para 60 respiradores. De acordo com a empresa Hempcare Pharma, a compra na China se mostrou inviabilizada quando ela verificou, ainda em território chinês, que os equipamentos adquiridos tinham defeito de fábrica nas válvulas pneumáticas, indispensável para o funcionamento das máquinas.

Também conforme a Hempcare Pharma, ela ofereceu aos governadores do Nordeste a opção de comprar equipamentos dentro do Brasil, mas recebeu negativa dos mandatários, que exigiram o dinheiro de volta.

A negativa dos governadores foi dada alegando que os equipamentos apontados pela Hempcare, na indústria nacional, dependem ainda de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

É a partir desse ponto que o impasse entre os Estados do Nordeste e a Hempcare desaguou na Justiça Federal da Bahia e também a partir da qual as versões sobre o caso se conflitam. Enquanto a empresa alegava que há acordo para devolução dos recursos até 10 de junho, o Consórcio Nordeste buscava medidas judiciais que atropelam qualquer tipo de relação amistosa.

O paradeiro da quantia antecipada é uma questão que foi explicada pela própria Hempcare,à época. Segundo a empresa, o dinheiro foi utilizado para a compra de 480 respiradores que dependiam da aprovação da Anvisa para liberação.

Fonte: Tribuna do Norte

PREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ ANUNCIA A 40ª EDIÇÃO DO TORNEIO DO TRABALHADOR

TORNEIO DO TRABALHADOR 2022
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, anuncia a 40ª Edição do Torneio do Trabalhador.

O Torneio do Trabalhador é a competição de Futebol mais antiga em nosso município, estando esse ano na sua 40ª edição, a ideia é homenagear os trabalhadores e desportistas do nosso município.

DATA:
- 22 de maio de 2022
- No Estádio Municipal Aprígio Fernandes.

INSCRIÇÃO:
- 02 a 15 de maio.
- Na Secretaria Municipal de Turismo Esporte e Lazer.

REUNIÃO E SORTEIO DOS TIMES:
- 16 de maio.

- 09 horas.
- Na Câmara Municipal de Tangará.

PREMIAÇÃO DA COMPETIÇÃO:
- Campeão: Troféu, medalhas e R$ 800,00 reais.
- Vice-Campeão: Troféu, medalhas e R$ 500,00 reais.
- Artilheiro do Campeonato: R$ 100,00 reais.
- Goleiro Menos Vazado: R$ 100,00 reais.

OBSERVAÇÃO:
- No caso de haver mais de 26 inscrições, o torneio se realizará nos dias 21 e 22 de maio de 2022.