Compartilhamento:

domingo, 29 de dezembro de 2013

Reformulado e “econômico, ABC quer voltar a levantar a taça de campeão estadual

Com folha salarial próxima dos R$ 250 mil para o elenco, clube aposta na força da equipe para chegar a mais um título


Por Bruno Araújo (Editor)
Sem conquistar um título estadual desde 2011, o ABC entrará em campo na temporada com um único objetivo no primeiro semestre. Por fim ao incômodo jejum de dois anos sem conquistar a taça de campeão potiguar. Com uma, até aqui, considerável reformulação do elenco que terminou a temporada 2013, o Alvinegro aposta na manutenção, especialmente do seu comandante e da filosofia aplicada em campo para alcançar o objetivo em campo.
Elenco alvinegro. (Foto: Wellington Rocha)
ABC ainda luta para manter pouco mais da metade da base que “salvou” time do rebaixamento (Foto: Wellington Rocha)
No grupo A da Copa FNF, fase preliminar do Campeonato Potiguar, o clube enfrentará Globo, de Ceará-Mirim, Alecrim e o Palmeira de Goiaininha, este último, seu primeiro adversário na competição. Com 15 dias de trabalho na pré-temporada pela frente, os Alvinegros ainda correm atrás para completar o elenco. O clube ainda tenta a renovação do centroavante Rodrigo Silva e dos zagueiros Flávio Boaventura e Lino, além da permanência do volante Bileu.
Entre os destaques, dos 11 reforços apresentados até aqui, estão o meia Elvis, ex-Salgueiro-PE, e o meia Diego Rosa, que ainda não se apresentou junto com o elenco na última quinta-feira (26). Ao todo, 23 atletas participaram da reapresentação abecedista, entre eles, jogadores que já possuíam vínculo, atletas contratados para a temporada e jogadores que tiveram seus contratos renovados. Clube ainda busca mais três reforços, especialmente para o ataque.
A montagem do elenco privilegiou a manutenção do técnico Roberto Fernandes e de alguns dos principais jogadores que foram destaque na reação abecedista que livrou o time do rebaixamento para a Série C na Segundona deste ano de 2013.
Meia Elvis está entre os novos reforços do ABC para a temporada 2014 (Foto: Cláudio Abdon)
Meia Elvis está entre os novos reforços do ABC (Foto: Cláudio Abdon)
Entre eles estão o atacante Gilmar, ainda se recuperando de uma lesão no tornozelo, mas que deve estar à disposição para estreia do time na temporada. Em situação um pouco mais complicada está o meia Junior Timbó. O jogador se recupera de uma cirurgia no joelho e só deve voltar aos gramados próximo da Série B do ano que vem.
Além da dupla, já à disposição estão o volante Somália e Daniel Paulista. Do time reserva, permanecem o zagueiro Gilson e os volantes Michel Schmoller e Rodrigo Santos. Erivélton e Alvinho, das categorias de base, também continuam na equipe. “Eu acho que a gente fez o possível, mantivemos uma base importante do time da Série B. No papel o time é bom, dentro de campo é que precisa ser testado, mas acreditamos que vamos conseguir bons resultados”, disse o executivo de futebol do clube, Ferdinando Teixeira.
O elenco deste campeonato estadual está entre os maiores, ao lado do arquirrival América. O time abecedista tem uma folha, apenas com o elenco, próxima de R$ 250 mil mensais. A redução é de quase quatro vezes menor do que o total gasto nos meses finais da Série B, quando o time foi remontado para deixar a zona de rebaixamento.
Preparação curta
O atacante Gilmar, um dos destaques da equipe na campanha de recuperação, destaca a boa equipe formada pelo ABC e reforça a importância de uma boa pré-temporada, apesar do tempo curto que terá pela frente até lá, para deixar o time em condições de brigar com outras equipes que chegarão à competição com quase dois meses de preparação.
“Se pudesse ter tempo maior era o ideal, mas vamos ter que aproveitar todo o tempo que tivermos. Temos que nos preparar bem para jogar bem não apenas o Estadual, mas o ano inteiro”, afirmou o jogador.
O volante Daniel Amora, reforço vindo do rival América, também destacou a importância da preparação e acredita num ABC forte. “Vamos aproveitar cada dia aqui até a nossa estreia. Estou muito feliz em estar aqui, o ABC montou um time competitivo e vamos disputar o título”, afirmou o jogador que foi titular durante a campanha que levou o Alvirrubro as finais do Estadual do ano passado.
A renovação de Roberto Fernandes, Daniel Paulista (foto) e Gilmar foram anunciada no Twitter oficial do clube. (Foto: Wellington Rocha)
Permanência de Daniel Paulista e Roberto Fernandes foram tratadas como prioridade (Foto: Wellington Rocha)
Equipe necessária
Na apresentação do elenco, o técnico Roberto Fernandes destacou a importância da manutenção da base da Série B e acredita que, caso a direção consiga êxito, o time entrará mais forte, principalmente pela facilidade que o grupo irá encontrar no quesito entrosamento. Quanto à idade baixa da maior parte dos jogadores contratados recentemente, ele garante que os atletas são “experimentados” e que chegam para suprir a necessidade que a competição em vias de começar exige.
“Ninguém acerta 100% e o ideal é um número de 26 jogadores, incluindo atletas da base. Daí veremos quais as carências que ainda irão se manter e ver a real necessidade de mais contratações. É muito difícil chegar na primeira escalação e ter o time perfeito, porque muitas vezes time perfeito no papel, não funciona em campo. Mas formamos um time que está dentro da realidade do clube, dentro da necessidade da competição”, garantiu.
O comandante reforçou ainda a questão de não ter em campo o rendimento ideal nas primeiras partidas. Para ele, a preparação abecedista será feita durante a competição para que o time possa atuar de forma competitiva durante toda a temporada.
“Não posso pensar como prioridade o primeiro jogo da temporada, vai ser o primeiro de mais de 60 jogos. Para a maioria dos adversários do estadual será o primeiro de 15, 14, talvez oito jogos. Temos que tentar buscar nesses primeiros jogos as vitórias, mas sabendo que o time não vai estrear na condição ideal”, disse o treinador que ainda assim, fez questão de mostrar o objetivo do time no campeonato. “Foco é buscar o título estadual que há dois anos o ABC não conquista.”
Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário