Compartilhamento:

domingo, 2 de março de 2014

Festa domina capital e interior

Igor Jácome - Repórter

O Carnaval 2014 já começou. Mas quem não caiu na folia ainda tem tempo de escolher um programa entre amigos e familiares e preparar a fantasia para curtir o feriadão. Entre as opções, há shows nacionais gratuitos, como Elba Ramalho, Mart’nália, Originais do Samba e a potiguar Khrystal, que ganhou o Brasil no ano passado. Também tem escolas de samba e tribos de índios,  que voltam à avenida depois de um ano sem desfiles; os blocos tradicionais, com bandas de frevo, e as troças que  prometem garantir a animação dos potiguares. A TRIBUNA DO NORTE preparou uma agenda com os maiores eventos e informações para que o leitor saiba o que vai acontecer em Natal, Caicó, Macau e Pirangi, entre os principais pólos carnavalescos do Estado. Mesmo quem não for adepto da festa de momo não tem motivos para ficar em casa. Igrejas de várias religiões aproveitam os dias de folga para  promover retiros espirituais – uma oportunidade de reforçar a fé e recobrar as forças para enfrentar o restante do ano. Também é importante atentar para os horários e o funcionamento do comércio. Tudo para não ter uma dor de cabeça, na data, marcada no calendário, para a diversão e a alegria. 
Alex RégisEm Natal, blocos e shows animam festaEm Natal, blocos e shows animam festa

Natal

De hoje (2) até a próxima terça-feira (4), Natal ainda terá programações nos cinco pólos culturais da cidade, distribuídos em Ponta Negra, Rocas, Redinha, Centro Histórico e Ribeira. A principais atrações do dia são os shows de Mart’nália, no Centro Histórico (20h) e Elba Ramalho, na Redinha (22h). O primeiro vai acontecer logo após o desfile das Kengas, que começa às 17h. Mesmo antes de Elba entrar no palco na orla da Redinha, outros shows, como o de Khrystal (20h), acontecem em outros palcos. O dia também é dos blocos Fiquei Porque Quis e Suvaco do Careca, que saem às 17h pelas ruas de Ponta Negra. Na Redinha, as Raparigas começam a diversão às 12h, e das 16h até as 17h30 saem o Sem Preconceito, Bando do Siri e a Troça do Zé Prekito.  Na segunda (3), os Originais do Samba tocam na Redinha. No Centro Cultural, a partir das 16h, várias programações vão se seguir. Em Ponta Negra, mais um show de Khrystal às 22h.
Aldair DantasHoje é dia de desfile das Kengas no Centro Histórico de NatalHoje é dia de desfile das Kengas no Centro Histórico de Natal

Originais do Samba fazem mais um show na terça-feira (4), dessa vez nas Rocas. A Banda do Carcará também vai animar os foliões. E é nesse dia que os Cão, da Redinha, comemoram 50 anos de existência. A festa tem início previsto para as 8h30.  

Para se despedir da folia, ainda tem o Bloco dos Garis e o Baiacú na vara, na manhã da quarta-feira de cinzas na Redinha. 

Caicó


Caicó reduziu os gastos públicos com o Carnaval devido à situação de emergência causada pela seca. Apesar disso, a cidade ostenta a fama de ter um dos melhores carnavais do Estado e atrai pessoas de vários lugares do país. A prefeitura decidiu não bancar shows. Mesmo assim, apoiou os tradicionais blocos do Magão (Ala Ursa) e Treme Treme, que farão o percurso na cidade todos os dias à tarde. A iniciativa privada também leva shows de grandes bandas de forró para a cidade. Hoje, se apresenta Wesley Safadão. Amanhã tem Forró Pegado e Aviões do Forró. O Magão fica na avenida até a quarta (5), quando sai por volta das 17h com o Camburão da Alegria. A perspectiva da Prefeitura é de que 60 a 70 mil pessoas participem por dia, do Carnaval da cidade. 
Ilmo GomesEm Caicó, blocos de rua e festas particulares atraem foliõesEm Caicó, blocos de rua e festas particulares atraem foliões

Pirangi


O Carnaval de Pirangi espera 30 mil pessoas para cada dia de folia, segundo a Prefeitura de Parnamirim. Quem quiser curtir o resto do carnaval por lá, vai ter dificuldade de encontrar hospedagem, mas a festa está garantida. Todos os dias, há shows no palco à beira mar a partir das 11h. Às 18h, os trios vão para a avenida. Hoje é dia de Serginho (ex Pimenta Nativa) e Deixe de Brincadeira. Às 20h, tem show de Forró Ostentação do Brasil, Cavaleiros do Forró e Desembestados do Brasil. Amanhã a Programação segue nos mesmo horários. Cavaleiros trocam o palco pelo trio e sai pela avenida arrastando os foliões. Na terça, quem puxa a multidão é Ricardo Chaves. Forró da Pegação é uma das atrações do palco da praça São Sebastião. Para fechar o Carnaval, quarta-feira é dia do Bloco dos Vassourinhas, às 13h.

Macau

O Mela Mela e a Banda Grafith são as principais atrações de hoje no tradicional carnaval de Macau, município da Costa Branca potiguar. E mesmo quem não puder se banhar de mel e farinha neste domingo (3), ainda terá mais dois dias para entrar na festa. Os trios começam a sair todo dia às 16h, da Avenida Centenário. Ricardo Chaves também é um dos shows marcados e sobe ao palco às 2h da terça-feira (4). Entre as atrações musicais ainda estão Perfume de Gardênia, Farra de Playboy e Tribala. Os blocos tradicionais também saem na terça-feira. O Bloco da Vitória começa a festa às 10h, enquanto o Bloco das Mulatas está marcado para as 16h.
Canindé SoaresMacau atrai foliões para o tradicional mela melaMacau atrai foliões para o tradicional mela mela

Opção pra quem procura tranquilidade

Longe da folia, é nos retiros espirituais que muita gente aproveita os quatro dias de folga proporcionados pelo Carnaval. Igrejas evangélicas e católicas são as que mais promovem esse tipo de evento, que hoje também abrange outras religiões. Um dos mais conhecidos hoje, é o Renascer, da Comunidade Católica Shalom. O evento, que acontece no ginásio do Colégio Maria Auxiliadora acontece todos os dias de carnaval com entrada gratuita. Segundo a coordenação, existe um espaço destinado para as crianças, que faz com que os pais possam aproveitar a programação de forma mais tranquila.

Durante a programação do retiro, que está na sua 16ª edição, há músicas, palestras, apresentações artísticas. O tema é Há mais Alegria no Renascer.  “O tema deste ano tem como objetivo levar as pessoas a aprofundarem a experiência com o amor salvífico de Deus, com foco na Sua misericórdia e como remédio para nossas debilidades”, explica o coordenador da Comunidade Shalom em Natal, Kleber Marinho A programação começa sempre às 8h e segue até as 18h. Um dos momentos mais aguardados é a missa das luzes, em que todo o ginásio fica iluminado por velas e o evangelho é proclamado. 

De porte um pouco menor, o congresso evangélico Compartilhar acontece há três anos na capital potiguar. Apesar de ser promovido por uma igreja, ele é aberto a todos as denominações. “A gente aproveita esse momento para compartilhar o amor de Deus, aprendermos mais dele”, diz Vanessa Laís Pacheco, que faz parte da organização do evento. O retiro Compartilhar acontece de forma diferente da maioria, porque é voltado para um público específico: os jovens. O tema desse ano é uma pergunta intrigadora: “E Agora?”, sobre a salvação e evangelização. As pregações serão feitas por um casal de pastores de Miami, nos Estados Unidos. Durante todos os dias, além dos cultos e estudos bíblicos, os jovens participam de competições entre equipes e momento de lazer. Os retirantes também fazem suas refeições e dormem no local. Quem tiver interesse em conhecer o retiro pode comparecer ao culto aberto que acontece hoje à noite. O local é o ginásio prédio do Colégio Bereiano, na avenida Hermes da Fonseca, Tirol.  

Várias paróquias e igrejas evangélicas promovem seus próprios eventos. Muitos evangélicos do Estado também participam de um congresso, realizado na época de Carnaval em Campina Grande, na Paraíba. Muitos seguem, inclusive em caravanas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário