Compartilhamento:

quarta-feira, 15 de maio de 2024

MUDANÇAS: Lula demite Jean Paul Prates da Petrobras após crise na estatal

Demissão acontece após crise interna; Magda Chambriard será a nova presidente da estatal.
O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, foi demitido nesta terça-feira (14) Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
BRASÍLIA. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), demitiu nesta terça-feira (14) o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. A informação foi antecipada pela colunista Malu Gaspar de O Globo e confirmada pela estatal.

A demissão ocorreu durante uma reunião no Palácio do Planalto, em Brasília. Estavam presentes os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Rui Costa (Casa Civil).

Nos últimos meses, a tensão no comando da estatal aumentou. Uma disputa acirrada se desenvolveu entre Prates e o Ministro de Minas e Energia, que contou com o respaldo do ministro Rui Costa. Prates enfrentava uma exposição pública desfavorável e buscava a intervenção do presidente Lula em seu favor. No entanto, Lula decidiu por sua saída.

Magda Chambriard será a presidente temporária da Petrobras. Anteriormente, Chambriard foi diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP) durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff. O seu nome foi apoiado pela número 2 da Casa Civil, Miriam Belchior.

Já Aloizio Mercadante, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), é visto com bons olhos por setores do governo para assumir a presidência de forma definitiva.

Em relação a demissão de Prates, a Petrobras divulgou uma nota, afirmando que "recebeu nesta noite de seu presidente, Sr. Jean Paul Prates, solicitação de que o Conselho de Administração da Companhia se reúna para apreciar o encerramento antecipado de seu mandato como Presidente da Petrobras de forma negociada".

Fonte: O Tempo

quarta-feira, 8 de maio de 2024

Pegada encontrada na casa de psicóloga morta é de sapato que estava com suspeito do crime, diz Itep

Fabiana Veras foi encontrada morta dentro de casa, em Assu, no dia 23 de abril, com sinais de violência pelo corpo. Um servidor do Tribunal de Justiça do RN foi preso suspeito pelo crime.
Por g1 RN
A perícia realizada pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN) confirmou que uma pegada encontrada no local onde a psicóloga Fabiana Veras foi morta na cidade de Assú, no mês de abril, pertence ao sapato que estava com o principal suspeito do crime.

Fabiana Veras foi encontrada morta dentro de casa no dia 23 de abril. O corpo estava amordaçado, amarrado e com marcas de cortes de arma branca. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que um homem, apontado como principal suspeito do crime, entrou na casa da vítima e foi recebido por ela.

Este suspeito foi preso no dia seguinte ao crime, quando chegava em casa em Natal.

A equipe do Itep que realizou a perícia no local identificou pegadas com manchas de sangue no chão do imóvel. Após o registro, o material foi enviado para o detor de Perícias de Biometria e Papiloscopia Aplicada.

A pegada encontrada foi confrontada com o padrão da sola de um par de sapatos que estava na residência do suspeito quando ele foi detido pela Polícia Civil. A comparação deu positiva, confirmando que o calçado foi usado durante o crime. Além disso, a perícia encontrou sangue no solado do sapato após o uso do luminol.

Fonte: G1 RN

Maior hospital do RN atende 77 vítimas de acidentes de moto em dois dias, diz Sesap

Pasta informou que na manhã desta segunda-feira outros 11 acidentados também deram entrada na unidade. Hospital Walfredo Gurgel registrou recorde em março.
Por g1 RN
 Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, a maior unidade de saúde do Rio Grande do Norte, registrou 77 atendimentos que envolveram vítimas de acidentes com motocicletas no último fim de semana, nos dias 6 e 7 de maio.

Os números foram divulgados nesta segunda-feira (6) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Segundo a Sesap, vítimas de acidente de moto são a segunda maior demanda do Walfredo Gurgel, ficando atrás apenas de queda da própria altura.

Nas primeiras horas da manhã desta segunda, segundo a pasta, outros 11 vítimas do mesmo tipo de ocorrência já haviam dado entrada no pronto-socorro Clóvis Sarinho.

De acordo com a Sesap, em março o hospital registrou 765 vítimas de acidentes com motocicletas. Esse foi o maior número registrado em três anos, quando o levantamento começou a ser feito. Esse número representa, em média, um acidentado a cada hora dando entrada na unidade.

Entre fevereiro e abril, segundo a Secretaria de Saúde, 2.164 atendimentos no hospital foram de acidentes de moto.

Desde 2021, a média mensal de acidentes de moto cresceu na unidade, saindo de 598 naquele ano para 700 em 2023.

Pontos dos acidentes: Natal e na Região Metropolitana
O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel é a unidade de saúde referência no atendimento a acidentes de moto para Natal, a Região Metropolitana e parte do interior.

Segundo o levantamento deste ano, cerca de 37,8% dos acidentes ocorrem na capital, com destaque para os bairros de Lagoa Nova, Potengi e Alecrim.

Na Região Metropolitana, os acidentes mais frequentes foram em Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Ceará-Mirim.

Fratura na perna e traumatismo: tipos de atendimentos
A maior incidência das vítimas de acidentes de moto que recebem atendimento no hospital envolve: fratura na perna, traumatismo craniano e fraturas no antebraço, no pé, no ombro e braço. Os números de cada um não foram detalhados pela Sesap.

Neste ano, 709 vítimas, ou 32,7% do total, foram internados no hospital após o primeiro atendimento de urgência. A média de permanência foi de cinco dias na unidade, segundo a Sesap.

De acordo com a pasta, quase 60% dos pacientes atendidos no Walfredo Gurgel por acidente de moto tem entre 21 e 40 anos. Outros 10% têm entre 16 e 20 anos, enquanto 15% estão na faixa de 41 a 50 anos.

Maio amarelo para prevenção
Com o objetivo de alertar a sociedade e educar os condutores sobre o atual quadro, o programa Vida no Trânsito, coordenado pela Sesap, fez uma ação nesta segunda-feira para marcar o lançamento do movimento Maio Amarelo 2024.

Com outros órgãos envolvidos, o movimento instalou o laço amarelo na entrada do pronto-socorro e realizou um momento educativo com pacientes e acompanhantes.

"Vivemos uma verdadeira epidemia de acidentes, principalmente em motocicletas. O Walfredo e todas as outras portas de atendimento vivem sob pressão constante. Por isso, precisamos cada vez mais conscientizar e fiscalizar", disse Lyane Ramalho, secretária titular da Sesap.
Como preparativo para o Maio Amarelo, as autoridades de trânsito vem realizando blitzen integradas em várias regiões do estado. Ao longo do mês, ações educativas acontecerão em cidades que possuem emergência ortopédica, como Mossoró, Caicó, Assu e Pau dos Ferros.

Fonte: G1 RN

terça-feira, 7 de maio de 2024

Mais de 78% dos municípios gaúchos foram impactados pelas chuvas

Mortes confirmadas sobem para 90 e 132 pessoas estão desaparecidas

Por Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil - Brasília
O número de municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas fortes chuvas chega a 388, o que representa 78,13% dos 497 do estado. Os dados constam no boletim da Defesa Civil estadual atualizado às 9h desta terça-feira (7).

O balanço aponta ainda 90 mortes confirmadas decorrentes dos temporais e outros quatro óbitos em investigação para confirmar se há relação com os eventos meteorológicos recentes. 

No momento, o número de desaparecidos chega a 132. No levantamento oficial, em todo o estado há 361 feridos.

Com 10,88 milhões de habitantes, de acordo com o Censo de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já são 1,36 milhão de pessoas afetadas pelas chuvas que ocorrem desde 29 de abril, o que representa 12,55% dos habitantes do estado.

O governo contabiliza ainda 155.741 pessoas desalojadas, e 48.147 pessoas estão temporariamente em abrigos.

Edição: Fernando Fraga

segunda-feira, 6 de maio de 2024

Homem atropela suspeito de furto em avenida de Mossoró; veja vídeo

Por redação Tribuna do Norte
Um homem atropelou um suspeito de furto na Avenida João da Escóssia, em Mossoró. O vídeo que flagra o momento da ação viralizou nas redes sociais neste domingo (5).

Nas imagens, o motorista da caminhonete aparece arrastando uma moto ao longo da via. De acordo com informações da Polícia Civil, o homem que estava na moto é suspeito de furto e estava sendo abordado por um guarda municipal quando foi atropelado.

Na ocorrência, foram encontrados fios de residências e materiais do roubo com o suspeito. Também há a suspeita da moto ser roubada.

Fonte: Tribuna do Norte

quinta-feira, 2 de maio de 2024

Pescador morre afogado durante mergulho para captura de lagostas no litoral potiguar

Caso aconteceu nesta quarta-feira (1º), primeiro dia após defeso do crustáceo, em Rio do Fogo.
Por Igor Jácome, g1 RN
Um pescador de 39 anos morreu afogado após mergulhar no mar do Litoral Norte potiguar, para capturar lagostas. O caso aconteceu por volta do meio-dia desta quarta-feira (1º) em Rio do Fogo.

Pedro Nicácio da Cunha Filho era casado e deixa três filhos.

Segundo o cunhado do pescador, Bruno Lopes, Pedro tinha saído de casa para trabalhar junto com outros colegas em uma jangada, no primeiro dia de pesca de lagosta, após o período de defeso.

O grupo estava a aproximadamente 10 milhas da praia - aproximadamente 18 km - e o pescador realizou o mergulho sem oxigênio, a uma profundidade que cerca de 15 metros.

De acordo com o cunhado, Pedro era experiente e os colegas dele não souberam dizer o que houve de errado no processo.

"Desde que eu o conheço, ele realizava pesca de lagosta, de polvo. Acho que desde os 18 anos", disse Bruno.

Ainda de acordo com o cunhado, ao perceberem que o colega não estava bem, os outros pescadores o tiraram da jangada e usaram uma bandeira branca para pedir ajuda a uma embarcação que passava pelo local.

O barco contava com oxigênio e prestou os primeiros atendimentos à vítima, mas ao chegar à praia, foi constatado o óbito.

O corpo foi levado para a sede do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), em Natal, onde passou por exames periciais, e foi liberado para a família na manhã desta quinta-feira (1).

Segundo os familiares, o corpo de Pedro Nicácio será velado na colônia de pescadores da cidade e sepultado no cemitério público do município - conhecido como cemitério velho - por volta das 16h.

"Era uma pessoa muito querida, trabalhadora. Tão querido que os pecadores da cidade não saíram para pescar hoje, em luto", disse Bruno.

Fonte: G1 RN

Programa Bolsa-Atleta Potiguar oferece auxílio de até R$ 1.430; saiba como se inscrever

Edital prevê 100 vagas para o ano de 2024, em diferentes categorias. Inscrições vão até 3 de junho.
Por g1 RN
O governo do Rio Grande do Norte abriu nesta quinta-feira (2) as inscrições de atletas do estado no programa Bolsa-Atleta Potiguar. A iniciativa vai oferecer auxílios mensais que variam de R$ 440 a R$ 1.430.

Ao longo do primeiro ano, o programa vai apoiar 100 esportistas. Segundo o governo, foram disponibilizados R$ 731 mil para o incentivo.

O programa vai contemplar diversas categorias, como atleta estudantil, regional, nacional, internacional e olímpico e paralímpico. A bolsa será concedida pelo prazo de um ano e poderá ser renovada.

Criado em 2015, por meio da Lei Estadual 9.955, o programa Bolsa-Atleta Potiguar está sob responsabilidade da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEEC), por meio da Subsecretaria do Esporte e do Lazer (SEL).

Inscrições abertas
O edital com as regras do novo Bolsa-Atleta foi publicado na edição desta quarta-feira (1º) do Diário Oficial do Estado. Os interessados em participar do programa poderão realizar as inscrições até o 3 de junho de 2024.

Para isso, devem entregar os documentos necessários na recepção da Subsecretaria do Esporte e do Lazer – no Centro Administrativo do Estado, em Natal. De acordo com o edital, o responsável pelo recebimento da documentação, entregará ao responsável pela inscrição o número do protocolo de recebimento.

Segundo o subsecretário de Esporte e Lazer do RN, Júlio Cezar Nunes Júnior, serão aceitas as modalidades esportivas reconhecidas e regularizadas pelas entidades esportivas competentes, incluindo aquelas presentes nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, além de modalidades paradesportivas não olímpicas.

Valores
Bolsa-atleta estudantil (50 bolsas) – R$ 440
Bolsa-atleta regional (22 bolsas) – R$ 550
Bolsa-atleta nacional (15 bolsas) – R$ 770
Bolsa-atleta internacional (10 bolsas)– R$ 1,1 mil
Bolsa-atleta olímpica/paralímpica (3 bolsas) – R$ 1.430 mil

Segundo o edital, os candidatos deverão apresentar, na inscrição, um formulário de adesão no programa, com foto 3x4; além de cópias e originais de documentos como identidade, CPF, comprovante de residência; comprovante de filiação à federação ou associação do esporte ligado ao seu esporte, entre outros.

No caso de atletas menores de idades, também é necessário apresentar documentos dos responsáveis e autorização deles para participação no programa.

O edital e os formulários necessários para inscrição estão disponibilizados no site da SEL (aqui).

Fonte: G1 RN

RELÍQUIAS DE SANTA TERESINHA CHEGOU À ARQUIDIOCESE DE NATAL NESTA QUARTA, DIA 1º DE MAIO

Foto: Blog da Hilneth
By Hilneth Correia
A Arquidiocese de Natal vai receber a visita das relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus, no período de primeiro a 5 de maio. A urna, contendo as relíquias, chegará ao Carmelo de Nossa Senhora do Sorriso e Santa Teresinha, localizado na Rua Santo Antônio, 800, no bairro de Emaús, na próxima quarta-feira, às 10 horas, quando será recepcionada por fiéis e devotos. Às 12 horas, será celebrada missa de acolhida às relíquias da Santa, presidida pelo arcebispo Dom João Santos Cardoso, transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese de Natal. Esta será a segunda vez que o relicário contendo o fêmur e ossos do pé de Santa Teresinha do Menino Jesus visitarão a Arquidiocese de Natal.

Segundo a assessoria da Arquidiocese de Natal, a programação seguirá aberta ao público, no Carmelo, até o domingo, com a celebração de missas, momentos oracionais e atendimentos de confissões. Na sexta-feira, dia 3, às 8h, as relíquias serão conduzidas para a Catedral Metropolitana de Natal, e, às 15h, visitarão a Igreja de Santa Teresinha, no Tirol, retornando, em seguida, para o Carmelo. No domingo, dia 5, às 8 horas, no Carmelo, haverá celebração de missa, presidida por Dom João Cardoso, encerrando a programação da visita das relíquias de Santa Teresinha à Arquidiocese de Natal. Após a missa, a urna será conduzida para a cidade de Bananeiras (PB).

No Brasil, esta é a quarta peregrinação pelas dioceses e faz parte das comemorações dos 150 anos de nascimento de Santa Teresinha, celebrados em janeiro do ano passado e dos 100 de sua canonização, que serão festejados em 2025. Ao todo, o relicário, que pesa 150 quilos, vai percorrer 70 cidades brasileiras, entre fevereiro e setembro deste ano.

Santa Teresinha de Lisieux

Santa Teresinha do Menino Jesus nasceu em Alençon (França), no dia 02 de janeiro de 1873. Morreu no dia 30 de setembro de 1897, com apenas 24 anos. Com a autorização do Papa Leão XIII, ela pode entrar no Mosteiro das Carmelitas, em Lisieux, na França, com apenas 15 anos de idade.

Padroeira das missões sem nunca ter saído do Carmelo, Santa Teresinha dedicou-se a rezar pela conversão das almas e pelos sacerdotes. Ela foi beatificada, em 1923, e canonizada pelo Papa Pio XI, em 1925.