Compartilhamento:

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TANGARÁ ATUALIZA O BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DO MUNICÍPIO NESTA SEGUNDA-FEIRA (30)

No número de casos confirmados, estão inseridos os RECUPERADOS e ÓBITOS.
Pedimos a compreensão da população, para que sigam as orientações da OMS e da Secretaria Municipal de Saúde de Tangará/RN.

* Lavem as mãos com água e sabão ou use álcool em gel 70%;
* Idosos devem permanecer em casa;
* Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e nariz; 
* Evitem aglomerações.

Hoje os parabéns do Blog vão para o Prefeito Jorginho Bezerra

Hoje é dia de festa, é dia de celebrar a vida de Jorginho Bezerra. Lhe desejo um Feliz Aniversário, que nesta data especial tenha um dia cheio de alegria ao lado das pessoas que te ama e uma vida repleta de realizações e prosperidade.
Parabéns!

Taxa de ocupação de leitos para covid no RN nesta segunda-feira é de 51,1%; pacientes clínicos e críticos internados passam de 200

(Foto: Reprodução/Regula/Sesap)

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta segunda-feira (30). Quanto à taxa de ocupação geral das unidades de saúde, os números no fim da manhã mostram 51,1%. Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 201.

Segundo a Sesap, o Seridó registra 30.4% dos leitos ocupados, seguido da Região Metropolitana(49,1%); e a região Oeste tem (62,7%) – em destaque como o índice mais alto.
Fonte: Blog do BG

Homem morre carbonizado e cinco pessoas ficam feridas em acidente na RN-086 na região Seridó

Carros bateram de frente na tarde deste domingo (29), entre os município de Parelhas e Equador.
Por G1 RN
Uma pessoa morreu e cinco ficaram gravemente feridas em um acidente envolvendo dois carros na RN-086, na tarde desse domingo (29), entre os municípios de Parelhas e Equador, na região Seridó potiguar. Os carros bateram de frente, um deles pegou fogo e o motorista morreu carbonizado.

O acidente aconteceu por volta das 15h30. Um dos carros, o prisma, estava ocupado por 5 pessoas de uma mesma família, dois homens e três mulheres. Eles vinham da cidade de Carnaúba dos Dantas e seguiam para o município onde moravam, Junco, na Paraíba. Já o outro carro, um Golf, ocupado apenas pelo motorista, seguia da cidade de Junco para Santana do Seridó. Depois de baterem de frente, o prisma pegou fogo.

Três policiais militares que tinham acabado de sair de serviço, passavam pelo local e ajudaram a retirar os feridos de dentro do carro. Segundo um dos policiais, cabo Fernando Silva, o motorista do prisma ainda estava vivo, mas ficou preso às ferragens e morreu carbonizado.

“Ele morreu pedindo socorro na minha frente. A gente tentou tirar ele do carro, mas ele estava preso nas ferragens. A esposa dele se agarrou com ele no local e queria morrer junto. A gente arrancou ela (do carro) pra não morrer também”, afirmou o policial.

No carro ainda estavam três mulheres, uma delas grávida de 7 meses e um homem. Eles apresentavam fraturas expostas e ferimentos na cabeça. O motorista do Golf, segundo informações da PM, vinha sem cinto de segurança e foi parar dentro do porta-malas do carro, inconsciente.

“Quando o prisma pegou fogo, o fogo começou a queimar o mato seco e pegou no Golf também. E a gente não via o motorista do Golf. Foi sorte um dos policias ver o rapaz dentro do porta-malas. A gente conseguiu tirar ele”, contou o Cabo Fernando.

Todos os feridos foram encaminhados ao hospital da cidade de Campina Grande, na Paraíba. Ainda não há informações sobre o que teria motivado o acidente.

Fonte: G1 RN

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TANGARÁ ATUALIZA O BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DO MUNICÍPIO NESTE DOMINGO (29)

No número de casos confirmados, estão inseridos os RECUPERADOS e ÓBITOS.
Pedimos a compreensão da população, para que sigam as orientações da OMS e da Secretaria Municipal de Saúde de Tangará/RN.

* Lavem as mãos com água e sabão ou use álcool em gel 70%;
* Idosos devem permanecer em casa;
* Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e nariz; 
* Evitem aglomerações.

domingo, 29 de novembro de 2020

Falta de garrafas e latas tira cerveja do mercado

Foto: reprodução

O verão se aproxima e as cidades do Nordeste se tornam destinos principais para quem quer curtir a alta estação. No entanto, aqueles que gostam de uma boa e velha cervejinha, a região pode ser a menos recomendada, por ser uma, juntamente com a Norte, das que estão com maior dificuldade devido à falta de latas e garrafas para armazenamento da bebida.

Isso porque a falta de insumos como vidro e latas para a confecção das embalagens, vem prejudicando pelo menos 14 segmentos da indústria, principalmente as cervejarias. Segundo dados da Neogrid, empresa especializada na gestão da cadeia de suprimentos que atende 40 mil lojas grandes e médias no País, a ruptura de cerveja, ou seja, a taxa de ausência desse produto no mercado, chegou a 18,92% em outubro, contra os 12,4% no mesmo período do ano passado.

“Não é um desabastecimento que deve fazer o consumidor sair correndo para estocar cerveja, mas é possível que ele não encontre a marca que gostaria na embalagem de preferência. O efeito de ruptura mede que a loja tem 80 ‘apresentações’ quando, na verdade, deveria ter 100”, explicou o CCO da Neogrid, Robson Munhoz.

“Apresentação” é o termo utilizado para segmentar os tipos de produto disponíveis. Por exemplo, se um atacarejo vende tanto o pack de cerveja como as unidades soltas, então esse estabelecimento trabalha com dois tipos de apresentações. Se uma delas some do estoque, já se considera que há uma ruptura, por mais que a outra apresentação ainda esteja disponível para compra.

“Algumas indústrias estão escolhendo envasar uma ou outra cerveja em uma determinada apresentação por causa da dificuldade momentânea que o setor está tendo para conseguir lata e vidro. Não é um problema isolado, é o mercado todo. O efeito lata e vidro afeta toda a cadeia que usa esse insumo como base de envase”, disse Munhoz. “A região que a gente percebe mais dificuldade é a Norte e a Nordeste, por causa da geografia. Temos muitas fábricas no Sul e no Sudeste, então é natural que você produza e entregue aqui com um frete mais em conta.”

As cervejarias admitem dificuldades com o abastecimento de insumos, mas ressaltam que se trata de um problema pontual. A Ambev, que inaugurou em setembro uma fábrica de latinha em Minas Gerais para fazer frente ao aumento da procura durante a pandemia, disse que segue atendendo seus clientes e tem feito um esforço extra para atender à demanda crescente.

O Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) disse que a falta de insumos é um reflexo do impacto de fornecimento que vem afetando diversos segmentos em “um contexto atípico motivado pela pandemia, tanto na cadeia de insumos como na retomada acelerada dos últimos meses”.

“Especificamente no setor cervejeiro, estamos enfrentando desafios pontuais com alguns insumos inerentes ao negócio, mas buscando junto aos fornecedores soluções para a normalização e menor impacto possível ao processo”, escreveu o sindicato.

Procurado, o Grupo Heineken disse que só se posicionaria por meio do Sindicerv. O Grupo Petrópolis disse que não teve problema, “pois as empresas de latas e garrafas cumpriram com o que estava em contrato”.

FONTE: BNews

Preso tenta render policial penal para fugir de hospital em Natal, mas acaba detido

Confusão aconteceu no 4º andar do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, na tarde deste sábado (28).
Preso tenta render policial penal para fugir de hospital em Natal. — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Um homem preso por assalto e tráfico de drogas tentou render um policial penal para fugir do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior hospital público do Rio Grande do Norte. A confusão aconteceu no 4º andar da unidade, na tarde deste sábado (28).

De acordo com testemunhas, o detento foi tomar banho e entrou em luta corporal com o policial. Ele tentou tomar a arma do agente para vestir a farda dele e fugir. O policial reagiu e impediu a ação. Durante a briga, o policial penal foi mordido e atingido por um ferro de soro na cabeça. A arma de fogo foi jogada pela janela.

“Eu estava na janela e vi toda a cena. Estava uma correria grande, o povo dizendo que um presidiário rendeu o policial. Ficou aquele tumulto”, relata a dona de casa Milena Pereira Diniz, que está no Walfredo acompanhando o pai, que está internado há 3 meses.

A cuidadora de idosos Julia Nicolau também presenciou a ação, e diz que uma situação como essa não poderia acontecer.

“Foi lá no 4º andar. Teve muita correria. O policial jogou a arma lá em baixo, aí não houve tiro. Isso aqui não poderia acontecer. É uma situação perigosa, porque tem muitos pacientes em estado grave e tem a gente, acompanhantes e funcionários”, diz.

A confusão foi contida pela segurança do Hospital. Quando a Polícia Militar chegou, a arma foi apreendida. As visitas foram suspensas temporariamente até que a situação fosse controlada. O detento foi conduzido em uma ambulância de resgate do Corpo de Bombeiros Militar para a delegacia. A identificação dele não foi divulgada.

No início da noite, depois de receber socorro médico, o policial penal também foi levado para depor e prestar esclarecimentos.
Visitas foram suspensas temporariamente até que a situação fosse controlada. Acompanhantes aguardaram do lado de fora. — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Fonte: G1 RN

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TANGARÁ ATUALIZA O BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DO MUNICÍPIO NESTE SÁBADO (28)

No número de casos confirmados, estão inseridos os RECUPERADOS e ÓBITOS.
Pedimos a compreensão da população, para que sigam as orientações da OMS e da Secretaria Municipal de Saúde de Tangará/RN.

* Lavem as mãos com água e sabão ou use álcool em gel 70%;
* Idosos devem permanecer em casa;
* Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e nariz; 
* Evitem aglomerações.

MPRN recomenda que Prefeituras atentem aos riscos da realização de grandes eventos

Ilustrativa
O número de casos de Covid-19 no Estado parou de diminuir desde o final de agosto, conforme dados da Secretaria de Saúde do RN (Sesap). Em algumas cidades, os casos vêm crescendo. Por isso, visando o controle da pandemia e a garantia da assistência aos cidadãos que se contaminarem, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) encaminhou uma recomendação para os gestores municipais.

Assim, prefeitos e secretários municipais de saúde devem fortalecer as ações de prevenção e de monitoramento da Covid-19 e ficar atentos aos riscos da realização de grandes eventos. Até agora, 12 Municípios receberam a recomendação ministerial: São Gonçalo do Amarante, São José do Campestre, Serra de São Bento, Monte das Gameleiras, Caiçara do Norte, Pedra Grande, São Bento do Norte, Poço Branco, São Fernando, Timbaúba dos Batistas, Caicó e Serra Negra do Norte. 

A principal medida a ser seguida diz respeito à necessidade de os gestores avaliarem a possibilidade de não autorizar ou cancelar evento já agendado, quando as condições epidemiológicas do Município não estiverem favoráveis (aumento do número de casos e de óbitos). Ainda é desejável que não sejam realizados eventos que propiciem a aglomeração de pessoas quando a cidade estiver com classificação 3 ou 4 (amarelo) e 5 (vermelho), segundo o indicador composto criado para se ter uma visão global da epidemia no Estado do RN.

De acordo com o Comitê Científico da Sesap para o enfrentamento da pandemia, esse indicador tem nove variáveis, relativas à assistência (ocupação de leitos), à situação epidemiológica (tendência de casos e óbitos e taxas populacionais) e à testagem. Outra orientação refere-se à necessidade de autorização prévia dos eventos de massa como shows e festas com aglomerações, além da intensificação da fiscalização sobre o cumprimento das exigências referentes às normas de saúde pública que tratam sobre o coronavírus.

Esses eventos só podem ocorrer mediante uso obrigatório de máscaras, disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos trabalhadores do evento, aferição de temperatura, distanciamento mínimo, entre outras providências, assim como seguir um protocolo de biossegurança por evento. Números acendem alerta sobre controle da pandemia no EstadoDe acordo com o Comitê de Especialistas da Sesap, a partir do final de agosto os casos no RN pararam de cair e ao longo do mês de setembro ocorreu um crescimento de 0,5% ao dia.

Até 26 de outubro, o crescimento já era de 2% ao dia. O comitê classificou esse cenário de cessação do processo de queda “bastante preocupante”. Assim, para emitir as recomendações, o MPRN considerou a urgência de cada município observar a sua classificação de acordo com o indicador mencionado. Considerando dados da Sesap até 09/11/2020, grande parte dos municípios estava com classificação 1 e 2. Entretanto ainda existiam 14% deles (que representam 15% da população potiguar) na categoria 3 (amarela), portanto com indicadores que merecem atenção por parte dos gestores.

Já outros dados colhidos pela Sesap, apontam que com relação ao número de casos novos de Covid-19, em 31/10/2020 (a última data para uma estimativa confiável), o RN estava com a mesma média diária de casos de 09/05/2020 (250 casos).
Fonte: Justiça Potiguar

MPF obtém condenação de empresário que participou de desvio de recursos públicos da saúde em Senador Elói de Souza

Reprodução
O Ministério Público Federal (MPF) obteve a condenação do empresário Agostinho Nogueira da Câmara, que terá de ressarcir os recursos federais desviados que deveriam ser destinados à compra de equipamentos de saúde para a população da cidade de Senador Elói de Souza, no ano de 2002. Cheques destinados a essa aquisição foram emitidos irregularmente, um em nome de uma terceira empresa que nunca participou de qualquer licitação no município, outro foi sacado na “boca do caixa” após endosso do então prefeito, Adilson de Oliveira Pereira “Bilu”.

O ex-prefeito já foi condenado em primeira instância – em uma ação penal movida pelo MPF – por participação nesse desvio, cuja quantia equivalia a R$ 129 mil em valores corrigidos até 2013. O Ministério Público Federal ingressou então, através do procurador da República Fernando Rocha, com uma ação civil pública de ressarcimento ao erário, buscando a condenação também do empresário.

Agostinho Nogueira era o sócio de fato da Lac Med Medical e Farmacêutica Ltda., que “no papel” estava em nome de laranjas. A empresa foi a vencedora, em 2002, de uma suposta licitação aberta pela Prefeitura de Senador Elói de Souza para aquisição de equipamentos hospitalares e ambulatoriais. Um total de R$ 68 mil seriam destinados a essas compras, dos R$ 157 mil totais do convênio firmado com o Ministério da Saúde (que incluíam também verbas para construção de unidades médicas).

Comprovação – Ainda em 2003 o Ministério da saúde constatou, através de seus técnicos, que não foram adquiridos parte dos equipamentos previstos no convênio. Dentre os itens supostamente adquiridos à Lac Med, mas não encontrados, estavam cubas inox, autoclaves, tensiômetros, estetoscópios, armários, nebulizadores, ventiladores de coluna, balança pediátrica, otoscópio, laringoscópio, espéculos, detector fetal, arquivos de aço e um sistema de pias centrais, totalizando R$ 32.843 em valores da época, que atualizados até julho de 2013 já representavam R$ 129.746,04.

Além disso, os técnicos do Ministério da Saúde observaram que as mesas, cadeiras e birôs estavam com aspecto de recondicionadas, em vez de serem novos como previsto na licitação. “Desse modo, resta incontestável o dever de ressarcimento ao erário”, concluiu o autor da sentença, o juiz federal Magnus Delgado. Da decisão ainda cabem recursos e o processo tramita sob o número 0803833-07.2018.4.05.8400.
Fonte: Justiça Potiguar

Presa há 1 ano, desembargadora recebe R$ 459 mil em salários e benefícios

Presa há quase um ano, a desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, ex-presidente do TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia), continua a figurar na folha de pagamento do órgão. Ela está presa preventivamente desde o dia 29 de novembro de 2019, quando foi alvo da Operação Faroeste, sob suspeita de participação em um esquema de venda de decisões judiciais e grilagem de terras.
Divulgação TJBA

Atualmente, Maria do Socorro está custodiada no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal.

A defesa nega as acusações e diz ver na prisão uma espécie de cumprimento antecipado de pena. Com status de servidora em situação funcional ativa, Maria do Socorro já recebeu durante o período de reclusão R$ 459 mil, de acordo com dados disponíveis no site do tribunal com informações até setembro.

O valor leva em conta o recebimento de benefícios como abonos e gratificações, em valores brutos, sem os descontos da Previdência e do IR (Imposto de Renda). Apesar da prisão e do afastamento da ex-presidente do TJ-BA, os pagamentos não são ilegais.

Fonte: UOL

sábado, 28 de novembro de 2020

TRAGÉDIA: Casal morre em acidente de moto e policial chamado para ocorrência descobre que uma das vítimas é a própria filha

Foto: Arquivo da família
O portal G1-RN destaca a notícia de que um casal de namorados morreu em um acidente na BR-226, em Macaíba, na Grande Natal, no fim da tarde deste sábado (28). Ao chegar ao local para atender a ocorrência, um policial militar do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) percebeu que uma das vítimas era a filha dele.

As vítimas foram identificadas como Gabriella Nascimento de Góis, de 19 anos, e João Vitor Lima da Silva, de 21.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o casal seguia de moto pela BR-226 no sentido Natal quando bateu na lateral de uma caminhonete que iria cruzar a via. Veja a matéria completa no G1-RN.
Fonte: Blog do BG

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TANGARÁ ATUALIZA O BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DO MUNICÍPIO NESTA SEXTA-FEIRA (27)

No número de casos confirmados, estão inseridos os RECUPERADOS e ÓBITOS.
Pedimos a compreensão da população, para que sigam as orientações da OMS e da Secretaria Municipal de Saúde de Tangará/RN.

* Lavem as mãos com água e sabão ou use álcool em gel 70%;
* Idosos devem permanecer em casa;
* Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e nariz; 
* Evitem aglomerações.

Saiba como agendar atendimento presencial nas Centrais do Cidadão

O Governo do Rio Grande do Norte está ampliando o atendimento presencial nas Centrais do Cidadão de forma gradual e responsável, conforme preconiza o Plano de Ampliação da Jornada de Trabalho Presencial do Poder Executivo Estadual. Este Plano está estabelecido na Portaria Conjunta nº 03/2020, das Secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Administração (Sead), publicada na edição do dia 08 de agosto do Diário Oficial do Estado.

Em função da pandemia de coronavírus, vale ressaltar que os atendimentos somente serão realizados mediante agendamentos prévios. Os usuários poderão acessar às Centrais do Cidadão apenas se apresentarem o documento comprobatório de agendamento do serviço. Além disso, todos que adentrarem nas unidades deverão respeitar às normas de segurança interna, realizar a devida higienização, evitar contato próximo, cumprindo o distanciamento social, e utilizar máscaras de proteção.

No atual momento, estão sendo ofertados serviços prestados pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), Sistema Nacional de Emprego (Sine) e Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). Confira quais Centrais do Cidadão estão funcionando e quais são os serviços oferecidos em cada uma:

Alexandria

Endereço: R. Dom José Tomaz, 347 - Centro
Horário: 7h às 13h
Serviço oferecido: Detran (vistoria)
Agendamento: www.detran.rn.gov.br (Detran)

Apodi

Endereço: R. Dep. Dalton Cunha, S/N - Centro
Horário: 7h às 13h
Serviço oferecido: ITEP; SINE; DETRAN (clínica)
Agendamento: www.centraldocidadao.rn.gov.br (ITEP); 99469-4748 (SINE); www.detran.rn.gov.br (Detran)

Assú

Endereço: Av. Sen. João Câmara - Conj. Janduís II
Horário: 7h às 13h
Serviço oferecido: ITEP; SINE; Detran (habilitação, clínica, registro e vistoria)
Agendamento: www.centraldocidadao.rn.gov.br (ITEP); 3190-0777 (SINE); www.detran.rn.gov.br (Detran)

Caicó

Endereço: R. Maria Neves Dantas, nº 35 - Centro
Horário: 7h às 13h
Serviço oferecido: ITEP; SINE; PROCON
Agendamento: www.centraldocidadao.rn.gov.br (ITEP); agendamento presencial (SINE e PROCON)

Canguaretama

Endereço: R. Dr. Pedro Velho, 19 – Centro
Horário: 7h às 13h
Serviço oferecido: ITEP

Caraúbas

Endereço: R. Agacio Laurentino Medeiros, S/N– Centro
Horário: 7h às 13h
Serviço oferecido: ITEP

Currais Novos

Endereço: R. Tomaz do Ó, S/N - JK
Horário: 7h às 13h
Serviço oferecido: ITEP; SINE; Detran (habilitação, clínica, registro e vistoria)
Agendamento: www.centraldocidadao.rn.gov.br (ITEP); 3190-0777 (SINE); www.detran.rn.gov.br (Detran)

João Câmara

Endereço: R. Pedro Torquato, S/N - Centro
Horário: 7h às 13h
Serviço oferecido: ITEP; SINE; Detran (habilitação, clínica e vistoria)
Agendamento: www.centraldocidadao.rn.gov.br (ITEP); 3190-0777 (SINE); www.detran.rn.gov.br (Detran)

Macau

Endereço: R. Padre João Clemente, S/N - Centro
Horário: 7h às 13h
Serviço oferecido: ITEP

Mossoró - Rodoviária

Endereço: Centro Administrativo Integrado Diran Ramos do Amaral (Rodoviária), Estrada do Contorno, n° 1020, Bairro Dix-sept Rosado
Horário: 7h às 13h
Serviço oferecido: SINE
Agendamento: 3190-0777

Mossoró - Shopping Estação

Endereço: Av. Alberto Maranhão, 4089 - Centro
Horário: 8h às 14h
Serviço oferecido: ITEP

Natal - Via Direta

Endereço: Shopping Via Direta, Av. Senador Salgado Filho, 2233, B - Lagoa Nova
Horário: 12h às 18h
Serviço oferecido: ITEP; Detran (habilitação e provão)

Natal - Zona Norte

Endereço: Shopping Estação, Av. Dr. João Medeiros Filho, 1055 - B. Potengi 
Horário: 12h às 18h
Serviço oferecido: ITEP; Detran (habilitação, clínica, registro e vistoria)

Nova Cruz

Endereço: Praça Dix-Sept Rosado, 125 - Centro
Horário: 7h às 13h
Serviço oferecido: ITEP; Detran (provão)

Parelhas

Endereço: R. Isidoro Gomes Meira, S/N - Centro
Horário: 7h às 13h
Serviço oferecido: ITEP; Detran (habilitação, clínica e provão)

Parnamirim

Endereço: Av. Tenente Medeiros, S/N - Centro
Horário: 8h às 14h
Serviço oferecido: ITEP; SINE; Detran (habilitação, clínica, registro e vistoria)
Agendamento: www.centraldocidadao.rn.gov.br (ITEP); 84 - 99112-1911 (SINE); www.detran.rn.gov.br (Detran).

Pau dos Ferros

Endereço: R. Carloto Fernandes Távora, 877 - São Benedito
Horário: 7h às 13h
Serviço oferecido: ITEP; SINE; Detran (vistoria, clínica, despachante e provão)
Agendamento: www.centraldocidadao.rn.gov.br (ITEP); 3190-0777 (SINE); www.detran.rn.gov.br (Detran).

Santa Cruz

Endereço: R. São Félix, 189 - Conjunto Conêgo Monte
Horário: 7h às 13h
Serviço oferecido: ITEP; SINE; Detran (habilitação, clínica e provão)
Agendamento: www.centraldocidadao.rn.gov.br (ITEP); 3190-0777 (SINE); www.detran.rn.gov.br (Detran)

São Gonçalo do Amarante

Endereço: Av. Francis, bairro Jardins
Horário: 8h às 14h
Serviço oferecido: ITEP; Detran (habilitação, clínica, registro e vistoria)

São José de Mipibu

Endereço: Av. Moizaniel de Carvalho, 375 - Centro
Horário: 7h às 13h
Serviço oferecido: ITEP; SINE; Detran (habilitação, clínica e provão)
Agendamento: 3190-0777 (ITEP); 99112-1911 (SINE); www.detran.rn.gov.br (Detran)

São Paulo do Potengi

Endereço: R. Bernardo Pimentel, 181 - Bairro Assunção
Horário: 7h às 13h
Serviço oferecido: ITEP; Detran (habilitação, clínica e provão)

Fonte: ASCOM/SEAD

Reitora e governadora discutem realização de concurso na Uern

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) pretende realizar novo concurso público para servidores da instituição. O assunto foi discutido na manhã desta sexta-feira (27), durante reunião entre a reitora em exercício da Uern, Profa. Fátima Raquel Morais, e a governadora do Estado, Fátima Bezerra. A reitora apresentou a necessidade à governadora e pediu que a demanda seja analisada pela equipe de governo, ainda este ano. Para realização do certame, é preciso autorização do governo.

“Já temos demanda para preenchimento de vagas tanto de docentes como de técnicos. A garantia de um novo concurso é fundamental para a continuidade do fortalecimento da nossa instituição. Caminhando tudo certo, seria muito bom termos nosso concurso já no próximo ano”, disse a reitora. “Importante as informações trazidas pela Uern sobre esta necessidade. Garanto que vou tratar o assunto com toda a atenção, e discutir com nossa equipe esta possibilidade”, afirmou a governadora.

Acompanhada da Chefe de Gabinete da reitoria, Profa. Cicília Maia, a reitora em exercício tratou também sobre a necessidade do avanço na discussão sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores – assunto já discutido com o governo -, e sobre a concretização da autonomia financeira da Universidade. “Estas são pautas vitais para nossa comunidade, governadora, e temos como construir um momento importante e histórico para nossa instituição”, reforçou Fátima Raquel.

Sobre estas pautas, a governadora reafirmou o compromisso assumido anteriormente de buscar efetivá-las até o final do seu mandato. “Vamos instalar a comissão responsável pelo estudo destas pautas e avançar nestes pontos. Agora vamos oficializar a comissão”, disse a governadora.

O secretário estadual de planejamento, Aldemir Freire, também participou da reunião, que tratou também sobre as necessidades de reestruturação de infraestrutura nos campi da instituição. Ele garantiu o repasse das ordens bancárias de custeio da Universidade, medida importante para equalização das contas e encerramento do ano fiscal.

“Temos tido diálogo constante com a equipe de governo para sanar questões que exigem recursos financeiros para solução”, disse a reitora ao falar sobre necessidades mais urgentes.

Durante a reunião, a governadora falou sobre a entrega do novo prédio do Campus da UERN, em Natal. “Fizemos todo o esforço necessário, junto com a equipe da Uern, e vamos entregar esta importante obra”, afirmou.

Participaram também da reunião, o vice-governador, Antenor Roberto; a secretária adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista; a chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Educação, Ana Morais; o assessor da Secretaria de Educação, Renato Bezerra; o Pró-Reitor de Planejamento e Finanças da Uern, Iata Anderson; o Assessor de Governança da Informação e Transparência da Uern, Esdras Marchezan, e a chefe da assessoria de obras da Uern, Bruna Medeiros.
Fonte: ASSECOM-RN / Comunicação UERN

Vacina contra Covid-19 não deverá ser oferecida para toda a população em 2021, diz Ministério da Saúde

Assim que for aprovada, uma vacina contra Covid-19 não deve ser oferecida para toda a população no próximo ano, mas apenas para grupos de maior risco de exposição e complicações pela doença, informou nesta sexta-feira (27) o Ministério da Saúde.

A pasta está trabalhando na construção de um plano nacional de imunização. Um documento preliminar deve ser compartilhado com especialistas e secretários de saúde na próxima terça-feira (1).

Nas últimas semanas, o ministério já vinha falando em iniciar a vacinação por grupos prioritários, como idosos, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde, mas não estava claro se pensava em estender a oferta.

“Definimos objetivos para a vacinação, porque não temos uma vacina para vacinar toda a população brasileira. Além disso, os estudos não preveem trabalhar com todas as faixas etárias inicialmente, então não teremos mesmo como vacinar toda a população brasileira”, disse a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Francieli Fantinato. Ela afirma que entre os grupos que hoje não fazem parte de estudos clínicos estão crianças e gestantes.

Com os acordos já assinados até agora, o Brasil pode esperar uma imunização de ao menos um terço da população até o fim do primeiro semestre da população e mais da metade da população até o final de 2021 —a quantidade pode aumentar se forem fechados novos acordos.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, disse que a oferta para públicos específicos não significa que as outras pessoas não estarão protegidas.

“O fato de determinados grupos da população não serem imunizados não significa que não estarão seguros, porque outros grupos que convivem com aqueles estarão imunizados e dessa forma não vão ter a possibilidade de se contaminar”, afirmou.

Ele comparou a estratégia da vacina contra a Covid-19 com a das campanhas de vacinação contra a gripe, também voltadas a grupos de maior risco de exposição e complicações pelo vírus.

“Nossa meta é vacinar 80 milhões de brasileiros por ano, não falamos em toda a população”, afirma. Segundo ele, a mesma discussão ocorre em outros países.

“Quando falamos de vacinação, o mundo não entende que terá que ter vacina para todos. A Covax [iniciativa da Organização Mundial de Saúde que acompanha nove estudos de vacinas para oferta aos países] almeja 2 bilhões. É uma meta ambiciosa, e não se imagina que haverá vacina para todas as pessoas do planeta”, diz.

Segundo Fantinatto, a definição dos grupos deve levar em conta o cenário epidemiológico do país e as indicações das eventuais vacinas que estiverem disponíveis.

Fonte: FOLHAPRESS

Assalto a passageiro vindo do aeroporto de São Gonçalo quase acaba em tragédia

Mais uma vez o terror toma conta de quem volta para casa pelas vias que ligam a tragédia que é o Aeroporto Aluísio Alves.

Um Natalense que voltava para casa após pousar e chamar um Uber, foi alvo da ação de 3 bandidos que por muito pouco não acabou em Tragédia.

Os elementos pararam o carro por volta das 2 da manhã, invadiram o veículo e saíram pela zona norte.

Levaram tudo, carro, mala, smartphone e a paz do passageiro e do motorista, “Foram momentos de terror, uma hora depois os bandidos nos soltaram na Itapetinga”.

O que será necessário acontecer? Vamos ter que assistir o sequestro ou a morte de alguém importante ou algum político para que o governo do estado tome providência?

Esse aeroporto é um câncer para a população do RN e as vias que levam a ele são mais perigosas na madrugada do que a linha vermelha no Rio de Janeiro.
Fonte: Blog do BG

RN tem segundo maior registro de casos de Covid-19 em um dia desde o início da pandemia

Ao todo, foram 3.880 casos. Sesap diz que maioria dos confirmados é referente ao teste de sorologia e por isso os pacientes não apresentam a infecção atualmente.
teste Covid-19 — Foto: Aen/Divulgação

O Rio Grande do Norte teve nesta sexta-feira (27) o dia com o segundo maior registro de casos de Covid-19 desde o início da pandemia, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Ao todo, foram 3.880 casos confirmados no estado, subindo de 88.767 na quinta-feira (26) para 92.647.

Esse número só é superado pelo registro de 29 de junho, quando houve um aumento de 5.420 casos confirmados de um dia para o outro.
Segundo a subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Sesap, Alessandra Lucchesi, "a maioria" dos casos confirmados nesta sexta-feira foi de testes de sorologia, que indicam se o paciente já teve a Covid-19. Ou seja, de acordo com ela, esse número não representa que a infecção está ativa nos pacientes.
"A maioria desses casos confirmados que nós fizemos a liberação de ontem (quinta-feira) pra hoje (sexta-feira) compreendem casos que foram testados através da sorologia. Então, são casos de pacientes confirmados, mas não necessariamente com a infecção ativa neste momento", disse.

"Esses dados desses pacientes que foram testados e confirmados neste momento não representam casos de pacientes infectados agora".

Segundo Luchessi, o aumento se deu em decorrência de ampliação de testes. "A disponibilização de mais testes e o aumento da nossa população elegível para esses testes têm favorecido com o incremento dos dados, algo realmente desejado, visto que nós prezamos pela detecção dos casos de Covid-19 o mais precocemente possível".

De acordo com a subcoordenadora, "a liberação desses resultados não impacta nesse momento na transmissão atual".

No atual boletim, o estado também registrou 12 mortes por Covid-19, mas, segundo a Sesap, nenhuma nas últimas 24 horas.

"A maioria desses casos confirmados que nós fizemos a liberação de ontem (quinta-feira) pra hoje (sexta-feira) compreendem casos que foram testados através da sorologia. Então, são casos de pacientes confirmados, mas não necessariamente com a infecção ativa neste momento", disse.

"Esses dados desses pacientes que foram testados e confirmados neste momento não representam casos de pacientes infectados agora".

Segundo Luchessi, o aumento se deu em decorrência de ampliação de testes. "A disponibilização de mais testes e o aumento da nossa população elegível para esses testes têm favorecido com o incremento dos dados, algo realmente desejado, visto que nós prezamos pela detecção dos casos de Covid-19 o mais precocemente possível".

De acordo com a subcoordenadora, "a liberação desses resultados não impacta nesse momento na transmissão atual".

No atual boletim, o estado também registrou 12 mortes por Covid-19, mas, segundo a Sesap, nenhuma nas últimas 24 horas.
Alessandra Lucchesi, subcoordenadora de vigilância epidemiológica do RN — Foto: Governo do RN/Reprodução

Alessandra Lucchesi disse que não há atraso, nem acúmulo nos processamentos das amostras de Covid-19 e reforçou que o aumento se deu pelo crescimento das testagens, que teve um aumento no número de amostras recebidas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do RN (Lacen).

"Anteriormente nós tínhamos uma média de recebimento de 300 amostras no Lacen e ontem registramos mais de 1 mil amostras recebidas no nosso laboratório", disse.

A Sesap informou na quinta-feira (26) ao G1 que a média de amostras de testes de Covid-19 recebidas pelo Lacen aumentou de 300 para 700 nas últimas semanas".

A subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Sesap admitiu, no entanto, que há um aumento na incidência de Covid-19 no estado.

"Segundo as análises epidemiológicas, nós temos um aumento da incidência, mas não um aumento tão expressivo quando comparada com os 3 mil casos liberados no dia de hoje".

De acordo com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN, 127 municípios do RN estão nas consideradas zonas de "risco" ou "perigo", todos com taxas de transmissão acima de 1,03. Isso significa que um grupo de 100 pessoas transmite a doença para 103.

"O RN vivencia um momento da sua incidência, ou seja, ocorrência de novos casos, o que pode impactar também no resultado da taxa de transmissibilidade. Esse indicador considera tanto casos confirmados quanto óbitos", disse Luschesi.

"A influência da confirmação de novos casos, da ampliação de testagem, aumentando esse número pode sim impactar na taxa de transmissibilidade do estado".
Fonte: G1 RN

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Justiça mantém justa causa de funcionário que ficava tempo demais no celular

A Justiça do Trabalho de Minas Gerais manteve a demissão por justa causa aplicada a um trabalhador que passava muito tempo no celular durante o expediente. A decisão é da 10ª turma do TRT – Tribunal Regional do Trabalho da 3ª região.

O funcionário era empregado de uma empresa de administração e serviços e pretendia a reversão da justa causa que lhe foi aplicada pela empresa, por indisciplina e desídia no cumprimento de suas funções.
(Imagem: Unsplash)

Na sentença do juízo da 30ª vara do Trabalho de Belo Horizonte, foi reconhecida a validade da dispensa por justa causa, o que foi mantido pelos julgadores do TRT/MG. Por unanimidade de seus membros, o colegiado adotou o voto do relator, desembargador Márcio Flávio Salem Vidigal, e negou provimento ao recurso do trabalhador.

Segundo o apurado, ele teve reiterados atrasos, faltas ao trabalho sem justificativa, além de fazer uso reiterado de aparelho celular durante o expediente, ignorando várias advertências da empresa.

Ao ser ouvido em processo interno na empresa, o trabalhador não se insurgiu contra as motivações apontadas para a dispensa por justa causa. Na ocasião, limitou-se a informar que, anteriormente, havia sido dispensado por motivo de baixa produtividade, mas que conseguiu, na Justiça do Trabalho, a reintegração, dizendo que, caso se concretizasse a dispensa, novamente acionaria a Justiça.PUBLICIDADE

Testemunha, também ouvida no processo interno da empregadora, confirmou que o autor sofreu diversas advertências, tanto por atrasos frequentes para chegar ao trabalho, quanto pelo uso reiterado do celular durante o expediente. A testemunha, que trabalhava junto com ele, declarou que o problema não era ele atender ao telefone no horário de trabalho, mas mexer no celular estando no posto de trabalho e ainda ficar muito tempo focado no aparelho.

Quanto à gradação da pena, observou o relator que foi devidamente observada pela empregadora, tendo em vista que foram apresentados documentos provando que o empregado sofreu diversas advertências, verbais e escritas, além de suspensão disciplinar, pelos diversos motivos registrados no comunicado da dispensa por justa causa.

“Provado nos autos que houve desídia e indisciplina, que foram observados a gradação das penas, a motivação e os princípios do contraditório e da ampla defesa, conclui-se acertada a sentença proferida pelo Juízo a quo que manteve a dispensa por justa causa”, concluiu o relator.

O tribunal não divulgou o número do processo.

Fonte: Migalhas

Distribuição de vacina contra a Covid-19 nos EUA começará até dia 11 de dezembro

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse, nesta quinta-feira (26), que a distribuição de vacinas contra a Covid-19 no país começará entre a próxima semana e a seguinte.

“As vacinas estão sendo entregues, vai começar literalmente na próxima semana e na semana seguinte”, disse Trump. O trecho da afirmação está na conta oficial do Youtube do presidente.

Falando em uma conferência a tropas americanas no exterior, em evento para marcar o Dia de Ação de Graças, o mandatário americano afirmou que a vacina será enviada inicialmente para funcionários da linha de frente, pessoal médico e idosos.

“Algumas pessoas chamariam de um milagre médico, é realmente um milagre. Poderia ter levado quatro ou cinco anos para fazer isso e normalmente teria levado quatro ou cinco anos só para obter a aprovação da Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês). Nós nos empenhamos fortemente nisso”, acrescentou.

Trump não especificou a qual imunizante se referia, mas lembrou que “duas companhias já fizeram o anúncio, a terceira está para fazer e a quarta e a quinta farão em breve também”.

Recentemente, as farmacêuticas Moderna e Pfizer/ BioNtech anunciaram que seus imunizantes apresentaram eficácia acima de 90% em testes e é esperado que consigam aprovação das autoridades reguladoras dos Estados Unidos em breve.

Na última semana, a AstraZeneca também anunciou resultados de seus experimentos com a vacina desenvolvida em conjunto com a Universidade de Oxford. Segundo pesquisadores, o produto apresentou eficácia média de 70% (podendo chegar a 90% dependendo a dose), mas apuração da CNN americana indica que desconfianças sobre falta de transparência e inconsistências nos testes podem atrasar uma eventual aprovação para uso nos Estados Unidos.

Na última semana, o chefe do programa de vacinas contra a Covid-19 dos Estados Unidos, Moncef Slaoui, disse à CNN que os americanos podem receber as primeiras vacinas contra a Covid-19 a partir de 11 de dezembro.

O responsável do governo pelo desenvolvimento de uma vacina condicionou o início da vacinação à aprovação da Pfizer por um comitê, que se reúne no dia 10 de dezembro.

Moncef Slaoui disse que, se aprovada a vacina, a imunização pode começar no dia seguinte. O plano é distribuir as vacinas a locais de imunização dentro de 24 horas após a aprovação — o que pode ocorrer em 11 ou 12 de dezembro.

CNN BRASIL

OPORTUNIDADE: SINE-RN tem 233 vagas de emprego nesta sexta-feira para Natal e Região Metropolitana, Mossoró, João Câmara e Santa Cruz

Foto: Arte/UOL

A Subsecretaria do Trabalho da Sethas-RN, através do SINE-RN, oferece nesta sexta-feira(27) 233 vagas de emprego para Natal e Região Metropolitana.

Para concorrer às vagas, o(a) candidato(a) deve se cadastrar via Internet no Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego, através do endereço empregabrasil.mte.gov.br ou nos aplicativos Sine Fácil e Carteira de Trabalho Digital, disponíveis para Android e IOS.

Neste momento, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Sine-RN está com atendimento presencial realizado mediante agendamento.

Em Natal, os telefones para agendamento da unidade matriz, em Candelária, são: (84) 3190-0783, 3190-0788, 98106-6367 e 98107-4226.

Os agendamentos e atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Siga o Sine-RN no Instagram: @sine.rn

VEJA AS OFERTAS DE VAGAS DE EMPREGO POR OCUPAÇÃO:

ATENDENTE DE MESA 40

AUXILIAR DE COZINHA 40

AUXILIAR DE MECÂNICO DE AUTOS 02

CABELEIREIRO 03

CARPINTEIRO 01

CONFEITEIRO 01

COPEIRO 01

COORDENADOR DE RESTAURANTE 40

DIGITADOR 06

ELETRICISTA BOBINADOR 01

JARDINEIRO 01

MANICURE 08

MECÂNICO DE AR-CONDICIONADO E REFRIGERAÇÃO 01

MECÂNICO ELETRICISTA DE AUTOMÓVEIS 01

MONTADOR DE VEÍCULOS (LINHA DE MONTAGEM) 1

RECEPCIONISTA DE CONSULTÓRIO MÉDICO OU DENTÁRIO 01

TÉCNICO DE ENFERMAGEM 08

TÉCNICO DE LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS 08

TÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO (INSTALAÇÃO) 01

TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA 01

TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS 01

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO 01

VENDEDOR PRACISTA 01

VIGILANTE 64

Fonte: Blog do BG

Engavetamento com 5 carros causa congestionamento na BR-101 em Natal; VÍDEO

Acidente aconteceu no final da manhã desta sexta-feira (27), na altura de Neópolis, no sentido Parnamirim-Natal. Ninguém ficou ferido.
Um acidente envolvendo 5 carros no final da manhã desta sexta-feira (27) provocou lentidão no trânsito da BR 101, na altura do bairro Neópolis, em Natal – pouco antes da entrada do viaduto de Ponta Negra.
Engavetamento entre 5 carros provoca lentidão no trânsito na BR 101, em Neópolis. — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

O engavetamento aconteceu na pista principal sentido Parnamirim-Natal. Um dos carros envolvidos no acidente é do Exército Brasileiro. Ninguém ficou ferido.

O trânsito ficou lento tanto na pista principal quanto na marginal da BR 101. De acordo com os motoristas, o trânsito está parado desde Parnamirim.

A Polícia Rodoviária Federal está no local e realizou o teste do bafômetro nos 5 motoristas. Todos deram resultado negativo.

Um reboque foi acionado para fazer a retirada dos veículos.
A Polícia Rodoviária Federal está no local. — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi
Fonte: G1 RN

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TANGARÁ ATUALIZA O BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DO MUNICÍPIO NESTA QUINTA-FEIRA (26)

No número de casos confirmados, estão inseridos os RECUPERADOS e ÓBITOS.
Pedimos a compreensão da população, para que sigam as orientações da OMS e da Secretaria Municipal de Saúde de Tangará/RN.
* Lavem as mãos com água e sabão ou use álcool em gel 70%;
* Idosos devem permanecer em casa;
* Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e nariz; 
* Evitem aglomerações.

PREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ ATRAVÉS DO PROGRAMA MICROCRÉDITO DO EMPREENDEDOR BENEFICIA NOVOS EMPREENDEDORES NO MUNICÍPIO

A Prefeitura Municipal de Tangará, através da Secretaria Municipal de Assistência Social-(SMAS) em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN), realizou a entrega de 16 cheques para os Empreendedores tangaraenses inscritos no programa Microcrédito do Empreendedor. A cerimônia de assinatura e entrega dos cheques aconteceu nesta quarta-feira 25 de novembro na Câmara Municipal de Tangará.
Ao todo foram injetados R$ 91.000,00 na economia local para fomentar o desenvolvimento econômico no município de Tangará/RN.

Participaram deste evento a Senhora Rejane Symara de Vasconcelos, Coordenadora dos Programas de Transferência de Renda e o pessoal da equipe da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN).

O Prefeito Jorginho Bezerra desde o primeiro ano do mandato atual, incentivou os Microempreendedores do município de Tangará. Para tanto, não mediu esforços para buscar recursos junto aos órgãos competentes. Parabéns Prefeito por ter sempre valorizado os empreendedores do nosso município. 
Confira as fotos: