Compartilhamento:

domingo, 27 de abril de 2014

A cada dois minutos morre alguém do coração, afirma Fátima Azevedo

Cardiologista destaca que a hipertensão é responsável por quase 50% dessas mortes por infarto e 80% por AVC.
d10
Os números da hipertensão são alarmantes. De acordo com a cardiologista Fátima Azevedo, a cada 2 minutos morre alguém do coração. A hipertensão é responsável por quase 50% das mortes por infarto e 80% por AVC.

O Brasil poderá ter 80% a mais de hipertensos até 2025. Esse foi o resultado de uma pesquisa realizada pela Escola de Economia de Londres, do Instituto Karolinska (Suécia) e pela Universidade do Estado de Nova York.

Ontem, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, a Sociedade Brasileira de Cardiologia – RN promoveu a Campanha Eu sou 12 por 8– 2014. Objetivo foi levar a informação para que a população conheça a sua pressão.

Pesquisa do Ministério da Saúde que aponta dados de hipertensão arterial por capital – VIGITEL 2012, mostra que em Natal 24,8% da população são hipertensos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, essa doença silenciosa é responsável por 45% dos ataques cardíacos e 51% dos acidentes vasculares cerebrais.

Diógenes Dantas: Por que as pessoas têm de preocupar com a hipertensão?

Fátima Azevedo: Os números da hipertensão são alarmantes. Existem no mundo quase 7 milhões de pessoas com hipertensão. No Brasil tínhamos quase 30 milhões de hipertensos. A cada 2 minutos morre alguém do coração. A hipertensão é responsável por quase 50% dessas mortes por infarto e 80% por AVC.

DD: Estudo do Ministério da Saúde faz uma projeção de um década e estima que 80% da população brasileira podem ter problemas de hipertensão...

FA: Pelos dados da Pesquisa do Ministério da Saúde que aponta dados de hipertensão arterial por capital – VIGITEL – temos 25% da população brasileira hipertensa. Em Natal temos em torno de 23%.

DD: Não é alarmante partir de 25% para 80% em uma década?

FA: O que é assustador é que nos ultimo trabalhos que temos visto, em 2012, o Nordeste tem apontado crescimento índice de hipertensão e mortalidade por infarto e AVC. A nossa preocupação está com foto na criança e na mulher. Mudou o perfil dessas duas faixas.

DD: As crianças já apresentam problemas cardíacos com pouca idade...

FA: Por conta da alimentação. A criança come muito produtos industrializados.

DD: Quais são os maiores vilões?

FA: A hipertensão é multifatorial, mas a obesidade por diabetes, sedentarismo, cigarro, bebida, colesterol, comida gordurosa são fatores de risco para hipertensão.Existem outros que não mudamos, como idade, sexo, história familiar, mas os outros dá para mudar.

DD: Por que o sexo?

FA: Porque o homem tem mais tendência a hipertensão. Até os 60 anos ele tem mais hipertensão que as mulheres. As mulheres tem a proteção estrogênica, nesse período em que ela é reprodutora. No período em que entra no processo da menopausa ela passa a ser mais hipertensa. O sedentarismo passa a ser outro fator.

DD: Segundo a OMS, a doença é silenciosa e responsável por 45% dos ataques cardíacos e 51% dos AVC. A campanha é Eu sou 12 por 8. Essa é a pressão normal?

FA: Temos que considerar a faixa etária. Mas 10 X 6, 11 x 7...também é normal. Dependendo da idade o que não desejamos é que passe de 14 X 9.

DD: O que é mais perigoso, pressão alta ou baixa?

FA: A pressão alta nos nossos vasos termina desorganizando todo o Sistema circulatório. Assim os órgãos nobres, como coração, rim e cérebro sofrem demais com uma pressão maior. Uma pressão baixa também causa danos por hipofluxo, tem pouco sangue chegando nos locais.

DD: Quais as 5 coisas para se cuidar e a saúde ficar normal?

FA: Manter a pressão controlada; manter peso controlado – esse é fundamental; os lipídes, que chamamos de colesterol e triglicerídeos (manter controlado, no Nordeste temos dificuldades com a alimentação); o açúcar tem que está controlado e exercício. Mantendo isso sob controle tem a saúde em suas mãos.

DD: Os adoçantes resolvem para substituir o açúcar?

FA: É uma opção e são eficazes quando usado moderadamente. Recomendo que procure diminuir o açúcar da alimentação. Tome os sucos sem precisar de açúcar e use o adoçante o menos possível.
nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário