Dos 77 mil títulos, os que não foram regularizados até a tarde de hoje foram cancelados; total de cancelamentos deve ser fechado na próxima sexta
Os eleitores que não regularizaram os dados junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) até o início da tarde de hoje tiveram os títulos eleitorais cancelados e, com isso, perderão direitos políticos. Ou seja, não poderão votar no pleito de outubro desse ano.
Até ontem, mais de 77 mil títulos estavam suspensos aguardando a regularização. Como várias pessoas regularizaram de ontem até o início da tarde de hoje, o total de títulos cancelados só será fechado pela Justiça Eleitoral na próxima sexta-feira (9). Para evitar ter o título cancelado e ter a sanções eleitorais, centenas de pessoas formaram uma fila quilométrica desde o estacionamento do Fórum Eleitoral de Natal, na Avenida Rui Barbosa, até prédio da Reitoria do O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), na rua Dr. Nilo Bezerra, em frente.
Segundo Alexandra de Farias, chefe do cartório da 3ª Zona Eleitoral, todo esforço foi feito para atingir o grande número de eleitores que se dirigiram ao Fórum. “Mas infelizmente muitos deixaram para o último dia para regularizar a situação eleitoral”, afirmou.
O voto é obrigatório para todos os brasileiros alfabetizados entre 18 e 70 anos e facultativo para quem é analfabeto, tem 16 ou 17 anos e mais de 70. O eleitor que teve o título cancelado vai sofrer todas as sanções: não pode obter carteira de identidade; não pode tirar passaporte; não pode renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; fica impedido de participar de concursos públicos; e não pode obter empréstimo em instituições financeiras governamentais.

Nenhum comentário:
Postar um comentário