Compartilhamento:

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Presidente do Santander morre e filha assume cargo

Londres - O Banco Santander informou ontem a morte de seu presidente, Emilio Botín e anunciou a filha do banqueiro e executiva da instituição, Ana Patrícia Botín, como nova ocupante do cargo. Economista e licenciado em direito, Emílio tinha 79 anos e, segundo a imprensa espanhola, morreu após um ataque cardíaco.

Javier SorianoEmilio Botín morreu em decorrência de um ataque cardíaco

“O Banco Santander lamenta comunicar o falecimento do seu presidente, Emilio Botín”, diz o breve comunicado enviado à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV). Segundo reportagem publicada pela versão digital do jornal El País, Botín morreu na capital espanhola, onde residia, após um ataque cardíaco. No comunicado, no entanto, o Santander não confirmou a causa da morte.

A nota enviada pelo banco ao mercado espanhol informava que “de acordo com o previsto no artigo 24 do regulamento do conselho, a comissão de nomeações e remunerações e o conselho de administração se reuniria durante o dia de ontem para designar o novo presidente do banco”. E assim foi feito.

Em um comunicado enviado após ser escolhida como substituta ao pai, Ana Patricia agradece a confiança do conselho da instituição. “Neste momento tão difícil para mim e para minha família, agradeço a confiança do Conselho de Administração e assumo com total compromisso minhas novas responsabilidades. Durante anos, tenho trabalhado no grupo Santander em diversos países e com diferentes responsabilidades e pude comprovar a enorme qualidade e dedicação das nossas equipes”, disse a executiva, em nota. 

Resultados

A nova presidente do Banco foi uma das responsáveis pela expansão da instituição espanhola para a América Latina na década de 1990 e nos últimos anos fez uma gestão elogiada da filial Santander Reino Unido. Um dos êxitos da executiva foi transformar a filial britânica na maior fonte de lucro do banco espanhol, à frente do Brasil, subsidiária que teve por vários anos o título de principal geradora de dividendos para Madri.

No fim de julho, o grupo espanhol anunciou uma verdadeira reviravolta nos resultados financeiros de suas filiais. Tradicionalmente a maior fonte de lucros do grupo, o Brasil perdeu o título exatamente para a subsidiária do Reino Unido presidida por Ana Patricia Botín, nomeada nesta quarta-feira, 10, nova presidente. No primeiro semestre de 2014, o Brasil gerou 19% do lucro global e o Reino Unido, 20%. Um ano antes, o placar era diferente: brasileiros com 25% e britânicos com 13%.

A virada dos números é um dos resultados mais evidentes da gestão de Ana Patricia em Londres. Jason Napier, analista do setor bancário do Deutsche Bank, faz um balanço positivo dos quase quatro anos de administração de Ana Patricia. “O Santander UK tem divulgado ótimos números e é claro nos seus objetivos e indicadores”, resume.

Analistas costumam elogiar a energia da executiva em meio à predominância masculina na City. Ana Patricia Botín é considerada pela imprensa local a segunda ou a terceira mulher mais poderosa do Reino Unido. Críticos, porém, dizem que a executiva está sendo bem sucedida no esforço de ganhar mercado porque outros grandes concorrentes - como Royal Bank of Scotland, Barclays, Lloyds Bank e HSBC - ainda se recuperam do tombo levado na crise financeira e têm esse tema como prioridade Ou seja, querem arrumar a casa antes de uma ação mais agressiva para atrair clientes.

Brasil
O Grupo Santander entrou no mercado brasileiro em 1957 mas começou a se consolidar no País na década de 1990, quando deu início a uma série de aquisições, que começou com a compra do Banco Geral do Comércio seguido do Banco Noroeste e do Banco Meridional. Em novembro de 2000, com a aquisição do Banespa, a subsidiária brasileira se tornou uma das maiores instituições financeiras do País. Sete anos depois, comprou o holandês ABN AMRO, que controlava o Banco Real no Brasil. Hoje, o Santander é o terceiro maior banco privado do mercado brasileiro.
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário