Compartilhamento:

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Sessão da Câmara Municipal de Santa Cruz nesta terça(23) foi marcada por gritos de protestos de agricultores

Tudo começou quando a gestão municipal da prefeita Fernanda Costa conseguiu junto ao deputado estadual, representante do Trairi, Tomba Farias recursos para aquisição de uma máquina perfuratriz e um compressor para perfuração de poços tubulares na zona rural de Santa Cruz, visando minimizar a sede do rebanho do homem do campo. Mas, isso ainda não é o suficiente para realizar as perfurações... será necessário um caminhão para que esses equipamentos sejam transportados até as comunidades, local onde serão perfurados os poços.

Foi com o intuito de levantar recursos para adquirir esse caminhão, que a prefeita Fernanda Costa enviou à câmara municipal, há quase um ano, um Projeto de Lei para aprovação da Casa que trata da autorização de leilão de algumas máquinas e/ou veículos que encontram-se fora de uso, e assim adquirir os recursos para aquisição do caminhão. Mas, a presidência da Casa não colocou em pauta para apreciação da plenária.

Sabendo dessa realidade e aterrorizados com a seca que assola a região, foi que os agricultores do município de Santa Cruz decidiram ir até à câmara municipal na noite desta terça(23) para exigir que o projeto entre em pauta o mais rápido possível para que a zona rural não seja prejudicada ainda mais.

Os 5 vereadores da situação defenderam a aprovação do projeto, enquanto os vereadores da oposição 'bateram o martelo' e disseram que esse projeto não entrará em pauta agora.

Pelo que entendemos, os vereadores da oposição cobram da gestão maiores esclarecimentos acerca de onde será aplicado os recursos adquiridos com o leilão. Se for essa a discussão, como é que a gestão pode prevê a aplicação de um recurso se não se sabe quando será adquirido com o leilão? Será que não tá acontecendo 'picuinhas' políticas? Se for, os agricultores estão ficando em segundo plano e muito prejudicados.

Vale salientar que há algum tempo, na gestão anterior, foi aprovado um projeto igual a esse(leilão) em horas, e vereador(es) que naquela oportunidade foi favorável hoje se coloca contrário. Mudança de interesses? O povo tá atento!!

Em protesto por o projeto não ter entrado em pauta, todos os vereadores da situação se retiraram da sessão, foram até a praça Ezequiel Mergelino e, acompanhados do Secretário municipal de Agricultura, Maurício Anísio, e dos agricultores presentes, fizeram discursos de repúdio ao comportamento da presidência e Mesa Diretora da câmara de Santa Cruz. 

Revoltados com a situação, vários agricultores também fizeram uso da palavra e disseram que na próxima terça estarão de novo na sessão cobrando a aprovação do projeto. Projeto esse que, após aprovação, culminará na compra do caminhão que servirá para conduzir a máquina perfuratriz de poços tubulares, fundamental para amenizar a sede de quem trabalha no campo.

Informações e fotos: Blog do Erivan Justino/Heriberto Rocha


Nenhum comentário:

Postar um comentário