Compartilhamento:

sábado, 11 de outubro de 2014

Natal RN: Feriado da padroeira muda o horário dos shoppings

Neste domingo (12), o feriado nacional em alusão à Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil, altera os horários nos shoppings de Natal. De acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), os shoppings abrem em horários diferentes e as grandes redes de supermercados abrem normalmente. Já o comércio de rua no Alecrim e Zona Norte, como de costume, não abre.
Adriano AbreuPadre Nunes, pároco de Neópolis, convida fiéis a participar da missa e procissão neste domingoPadre Nunes, pároco de Neópolis, convida fiéis a participar da missa e procissão neste domingo
Na comunidade católica de Neópolis a rotina já está diferente desde o início do mês. Os festejos em comemoração ao dia da padroeira do Brasil estão ocorrendo desde o dia 2 de outubro na Paróquia dedicada à Santa. O encerramento será amanhã, com uma missa presidida pelo arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha e uma procissão.

A missa de encerramento, será às 16h30, após a celebração, uma procissão percorrerá as ruas do bairro de Neópolis. “As expectativas para o encerramento são as melhores possíveis, por ser um domingo, pelo horário que está marcado e pelos número de fiéis nas novenas, dá para ver que a comunidade está motivada”, explica Padre Antônio Nunes de Araújo, pároco responsável pela igreja.
Sob o tema “Com a Mãe Aparecida, ser solidário na dor”, os fiéis puderam vivenciar nos últimos dias experiências de pregações, Novenas, Ofícios Marianos, Adorações ao Santíssimo e batismos. Um casamento comunitário também será celebrado na manhã de hoje. 

“É uma festa apenas religiosa, o momento é de celebrar em oração a padroeira nacional”, afirma o pároco, destacando o envolvimento da comunidade nos festejos. “Dá para perceber que estão todos alegres com as comemorações”, conta. A igreja é a única de Natal dedicada à Nossa Senhora de Aparecida.

Na última quarta-feira (8), a tradicional missa de Cura e Libertação foi ministrada pelo Padre Nunes em três horários diferentes, de acordo com ele, juntando os três momentos, cerca de 8 mil fiéis estiveram presentes. A paróquia tem estrutura para comportar em média mil pessoas.

O arcebispo de Natal, Dom Jaime ressaltou a tradição dos Festejos de Nossa Senhora aparecida. “É um feriado nacional religioso importante. Temos no Brasil o maior santuário Mariano do Mundo, que atrai milhões de fiéis todos os anos”, afirmou o arcebispo, referindo-se à Basílica Nacional de Aparecida, que está localizada em São Paulo.

Festejos religiosos que não são considerados feriados nacionais, mas atraem peregrinos e fortalecem a fé também foram lembrados pelo arcebispo. “Não podemos nos esquecer do Círio de Nazaré, que é também uma grande festa realizada em Belém, milhares de peregrinos participam, estas são apenas algumas das formas que Maria se apresenta para nós”, comentou Dom Jaime.

Em 2017 fazem 300 anos que a imagem da Santa foi encontrada por pescadores no rio Paraíba, no interior de São Paulo. Para comemorar o aniversário, a partir do próximo ano, uma réplica da imagem de Nossa Senhora de Aparecida passará por todas as arquidioceses do Brasil.
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário