Compartilhamento:

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Condições climáticas e pluviométricas para o RN

Mês tradicionalmente marcado pelo início do período seco no semiárido do Nordeste, junho também é um dos meses mais chuvosos no setor leste.

Segundo análises do setor de meterologia da Emparn, o “deslocamento para o norte da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), influenciada pela chegada do período frio no hemisfério sul, com consequente aumento dos ventos alísios de Sudeste, traz o fim da estação chuvosa na região norte do Nordeste e aumento das chuvas no setor leste”.

Para o período até 13 de junho, mesmo tendo acabado o período chuvoso no interior, são esperadas chuvas nas regiões Oeste e Central, que poderão variar entre 10 e 40 mm. Para a faixa litorânea Leste, as chuvas esperadas deverão ficar entre 10 e 100 mm.

As condições termodinâmicas dos oceanos na primeira semana de junho continuam evidenciando a presença do fenômeno El Niño em toda a extensão do Oceano Pacífico, com anomalias de até +4°C próximas à costa da América do Sul. Essas águas mais aquecidas influenciaram de forma direta na diminuição das chuvas sobre o RN durante os meses de abril e maio, resultando em chuvas abaixo do normal nos dois meses.

Em solo potiguar, é esperado que para o setor leste e agreste as chuvas durante os próximos meses se concentrem mais sobre as regiões Metropolitana de Natal, Litoral Sul, Microrregiões do Agreste e na Borborema, enquanto que para o Litoral Nordeste (região de Touros), e Baixa Verde (Região de João Câmara). As chuvas devem ter um comportamento mais irregular.
Por abelhinha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário