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terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Tecnologia a favor da natureza: Bicicleta elétrica não emite poluentes e chega a 80 km/h


Veículo é feito sob encomenda e tem estrutura feita de aço inoxidável.
A temática da sustentabilidade vem ganhando força, assim como o apelo aos meios de transporte movidos a energia elétrica. A bicicleta da empresa sérvia Archont quer atrair os consumidores não apenas com seu potente motor elétrico que não emite poluentes, mas também por seu design inspirado em motocicletas clássicas.
A bateria fica bem no centro da bicicleta para que o peso seja distribuído igualmente Foto: Divulgação
A bateria é acomodada dentro de uma estrutura feita de fibra de carbono

A bateria fica bem no centro da bicicleta para que o peso seja distribuído igualmente Foto: Divulgação
O banco de couro tem molas para compensar o balanço ao trafegar em asfaltos irregulares


Cada unidade do veículo é feita sob encomenda, em um processo de montagem manual, e sua estrutura é feita de aço inoxidável. E, se a sua impressão é de que a bicicleta é um tanto grande, está certo. São três metros de comprimento de uma ponta a outra, e um peso total de 55 quilos.

A bateria de íons fica protegida por uma estrutura de fibra de carbono posicionada bem no centro da bicicleta, de modo a não alterar o seu equilíbrio. Sua recarga completa é atingida em 3 horas e permite percorrer 97 km – a distância pode ser maior caso a pessoa decida pedalar durante alguns trechos.

O veículo da Archont tem quatro marchas – inclusive ré – e atinge a velocidade máxima de 80 km/h. As rodas e a suspensão foram projetadas para que se possa trafegar sem problemas em ambientes urbanos, mesmo com irregularidades no asfalto.

O preço da bicicleta elétrica feita na Sérvia é alto – equivalente ao de um carro. Por enquanto, ela está em pré-venda por 6,6 mil euros – mais de 28 mil reais. Quando finalmente estiver à venda, o preço vai aumentar para 10 mil euros – ou 42 mil reais.
A bateria fica bem no centro da bicicleta para que o peso seja distribuído igualmente Foto: Divulgação
A bateria fica bem no centro da bicicleta para que o peso seja distribuído igualmente

Fonte: Portal Terra

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