Pensando na futura candidatura pela prefeitura de Natal, o vereador licenciado e atual secretário estadual de Esportes, George Câmara (PCdoB), retorma seu mandato na Câmara Municipal a partir do próximo dia 2 de fevereiro. O retorno de George acontece antes da casa legislativa retornar suas atividades após o recesso legislativo. No dia 11 todos os vereadores estão convocados extraordinariamente para votar o Plano Municipal de Educação.
O ato solene para a posse de George está previsto na Câmara Municipal para às 11h e com isso, o vereador Jeoás Nascimento, que está ocupando há um ano o posto, deixará a vaga. Já para a Secretaria de Esporte e Lazer do estado ainda não ficou definido quem vai assumir.
O PCdoB, partido do vice-governador Fábio Dantas, quer manter o espaço conquistado na secretaria, por isso, ainda está dialogando com o governador para saber quem vai ocupar a vaga que George Câmara está deixando. “Ainda estamos analisando com o governador. Tudo vai acontecer dentro do período legalmente permitido pela justiça eleitoral, que é o início de abril”, diz George.
Ele explicou que não pode permanecer na pasta porque precisaria se afastar para disputar as eleições. Contudo, volta para a Câmara porque lá não se trata de cargo do Executivo, ordenador de despesas. “A lei permite que sendo vereador ou deputado, eu posso concorrer sem me afastar”, ressalta. Com isso, o correligionário, cabo Jeoás Nascimento, que está ocupando a cadeira na câmara será destituído.
A estratégia é parte do projeto eleitoral do PCdoB, afirma George Câmara, que também é presidente do diretório municipal da sigla. A ideia é dialogar preferencialmente com o Partido dos Trabalhadores (PT) e com o Partido Socialista Brasileiro (PSB) para compor chapa nas eleições de Natal, conforme orientação da Executiva nacional, que tem esses dois partidos como aliados. Na impossibilidade disso acontecer no primeiro turno, a aliança deverá vir no segundo turno, contudo, George Câmara diz que a pretensão é lançar candidato próprio, sendo ele o nome da sigla.
O PT também tem um pré-candidato, o deputado Fernando Mineiro, fato que inviabiliza a aliança para o primeiro turno. Já o PSB ainda está indefinido quanto a posicão que adotará no pleito. “Nós partimos de um leque de alianças que está no leque nacional. Estamos em processo de conversa com o PT e o PSB e já conversamos com PT do B, que tem o deputado Carlos Augusto Maia, como pré-candidato em Parnamirim e Geraldo Veríssimo em São Gonçalo”, diz George Câmara. Em meio a esse cenário é claro o rompimento do PCdoB com o prefeito Carlos Eduardo (PDT).
Os comunistas apostam no crescimento do partido para sairem fortalecidos das eleições de outubro. “Nossa pretensão de concorrer ao Executivo decorre do crescimento do partido. Já governa o estado do Maranhão, a cidade de Olinda/PE, governou Aracaju/SE. Está presente no parlamento e no executivo. É reforçar essa postura do PC do B de se colocar a serviço da população”, diz George Câmara.
Embora lance candidatura em Natal, a prioridade da legenda está na reeleição em dois municípios. “Também estamos com o diálogo avançado com o PSB em Ceará-Mirim, que tem o pré-candidato Júlio Cesar, em Caicó com João Braz e conversando em Parelhas com o PT. Vamos priorizar a reeleição do prefeito Arlindo Dantas em São José de Mipibu e Flaviano Monteiro em Apodi”.
Arlindo Dantas, mesmo pertencendo aos quadros do PMDB, arriscou o cargo e ficou contra o próprio partido para apoiar o filho vice-governador Fábio Dantas nas eleições de 2014. Há cerca de dois meses mudou para o PC do B e vai disputar a reeleição. Em Apodi, Flaviano Monteiro tem o desafio de enfrentar uma oposição que está se movimentando para vencê-lo e pelo menos sete nomes já estão sendo cogitados.
Câmara retoma atividades dia 11
No dia 11 de fevereiro, após as festividades do carnaval, a Câmara Municipal de Natal retorna extraordinariamente às suas atividades legislativas para apreciar o projeto do Plano Municipal de Educação.
O plano será votado e sancionado com atraso. Ao final de suas atividades no ano passado, a comissão de Educação da Câmara justificou que houve um retardo do Município em enviar o Plano Municipal de Educação para a Câmara. O projeto chegou à Casa com quatro meses de atraso no dia 7 de outubro de 2015. O Ministério da Educação estabeleceu que os planos municipais e estaduais de fossem criados dentro do prazo de um ano, após a aprovação do Plano Nacional de Educação - que aconteceu no dia 24 de junho de 2014.
Além do Plano de Educação, a Câmara também terá a revisão do plano diretor para apreciar neste semestre. O projeto está previsto para ser enviado à casa pela prefeitura no próximo mês de março.
Fonte: Novo Jornal
Nenhum comentário:
Postar um comentário