Compartilhamento:

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Governo institui comissão para elaborar Plano Estadual de Segurança Pública

A portaria com os detalhes do evento estão no Diário Oficial do Estado.

Governo espera reforçar segurança com plano e metas (Foto: PM/ASSECOM)

A Secretaria de Segurança Pública do Estado instituiu neste sábado (20) uma comissão especial para compor o Plano Estadual de Segurança Pública. A portaria com os detalhes do evento estão no Diário Oficial do Estado.

De acordo com o texto da portaria, as ações serão integradas entre os órgãos que compõem a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, quais sejam, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Técnico e Científico de Polícia – ITEP, devendo os trabalhos serem concluídos no prazo de até 30 dias.

O texto ainda informa que são os seguintes os membros da comissão: Josiel Pereira da Silva (delegado da Polícia Civil), Zacarias Figueredo e Sócrates Vieira, ambos tenentes coronéis da Polícia Militar, Adson Kepler, também delegado da Polícia Civil, e Marcos José Brandão, perito do Itep.

Está sendo levado em consideração para a elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública o Diagnóstico da Situação da Segurança Pública do Rio Grande do Norte” apresentado pelo Professor José Luiz Ratton e equipe NEPS/UFPE.

Segundo o documento, Os crimes violentos letais intencionais (CVLI) aumentaram de forma significativa no Rio Grande do Norte, no período de 2011 a 2014, deixando a taxa estadual quase cinco vezes mais alta do que aquela considerada aceitável pela ONU.

No início da década de 2000, desta o diagnóstico, as taxas de homicídios estavam dentro do padrão aceitável pela ONU, mas ao longo dos anos seguintes e, especialmente a partir de 2008, o Estado apresentou uma escalada de violência que elevou as taxas para
patamares muito altos.

Além de Natal, é muito preocupante, destaca o levantamento, a situação em Mossoró, Extremoz, São José do Mipibu, Ceará-Mirim, Baraúna, Macaíba e São Gonçalo do Amarante.
Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário