Cientistas concluíram que as várias ramificações de cajueiro no Piauí, 300 m² maior que o de Pirangi, pertencem à mesma árvore.
Por Dinarte Assunção
Cientistas anunciam que Cajueiro-Rei, no Piauí, é maior que o de Pirangi. (Foto: proparnaiba.com)
O cajueiro de Pirangi poderá perder sua majestade e o título que tem no Guiness Book. Pesquisadores da Universidade Estadual (Uespi) e da Federal (UFPI) do Piauí anunciaram que um cajueiro naquele estado é 300 m² maior que o colosso abrigado no coração de Pirangi.
Desde julho do ano passado que o Piauí quer derrubar o título do Cajueiro de Pirangi, que detém o recorde desde 1994. Piauí ainda tinha dúvida, no entanto, se a copa da árvore de 8.800 m² tinha origem em um ou em dois troncos.
Para os cientistas das universidades não restam mais dúvidas. As ramificações do cajueiro podem ser consideradas como pertencentes a uma única árvore.
A dúvida principal seria porque o conhecido Cajueiro Rei seria, na verdade, duas árvores. No entanto, um mapeamento genético identificou que as ramificações da árvore pertencem a uma mesma espécie.
A Secretaria Estadual de Turismo do Piauí tem, agora, a intenção de provocar o Guiness Book para uma nova medição e destronar a árvore de Pirangi.
Portal no Ar
Nenhum comentário:
Postar um comentário