Compartilhamento:

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

RIO 2016 ACABA COM CHUVA, ALEGRIA E CARNAVAL

O Rio de Janeiro se despediu dos Jogos Olímpicos na noite deste domingo (21), em cerimônia realizada no Estádio do Maracanã. Em espetáculo pensado para ressaltar a criatividade do brasileiro e sua capacidade de criar com as próprias mãos, o tom foi de celebração e congraçamento. No Maracanã, os mais de 200 países que participaram da Olimpíada de 2016 deram adeus ao Rio de Janeiro em uma cerimônia com direito a muita música brasileira, principalmene o samba.

Fotos históricas de Santos Dumont foram mostradas no telão do Maracanã. Alguns dos cartões postais do Rio de Janeiro tiveram suas formas moldadas pelos dançarinos. O Hino Nacional brasileiro foi executado no batuque da percussão e entoado por um coro de crianças. Em seguida, teve início a parada dos atletas. O ato seguinte contou a história da arte popular brasileira, em suas diversas manifestações. No "momento lembrança", Arnaldo Antunes declamou o poema "Saudade", de sua autoria. A tradição das rendeiras foi exaltada ao som da tradicional canção "Mulher Rendeira", entoado pelas Ganhadeiras de Itapuã. O público levantou-se logo nos primeiros acordes de "Asa Branca", de Luiz Gonzaga. Em homenagem a mestre Vitalino e suas esculturas, os dançarinos foram caracterizados como bonecos de barro e mostraram passos do forró. A tradicional cerimônia de premiação da maratona masculina aconteceu no meio do encerramento. Depois, a homenagem aos voluntários da Rio 2016, em que o cantor Lenine apresentou uma versão de sua música Jack Soul Brasileiro.

Os próximos anfitriões mostraram o que vão fazer daqui a quatro anos, em Tóquio. Na apresentação, se observou uma mistura de luzes, formas geométricas, tambores tradicionais e a cultura dos videogames. Thomas Bach declarou os Jogos Olímpicos encerrados e chama olímpica foi apagada em um ato cheio de simbolismo. Por fim, o Maracanã virou carnaval com a chegada do Cordão do Bola Preta e de integrantes de escolas de samba, embalados pela marchinha “Cidade Maravilhosa”, hino da cidade do Rio de Janeiro.
Com informaçõs da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário