Compartilhamento:

sábado, 6 de agosto de 2016

Sem novos ataques, ônibus de Natal voltam a circular normalmente

Segundo a Seturn, itinerário normal será retomado a partir de sábado (6).
Caso novos ataques não ocorram, itinerário será cumprido durante a semana.
Ônibus de Natal devem voltar a circular normalmente a partir deste final de semana (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Os ônibus urbanos de Natal voltarão a funcionar conforme o cronograma normal a partir deste sábado (6). É o que afirma o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do município (Seturn). De acordo com o Seturn, o itinerário normal de ônibus será mantido na próxima semana caso não ocorram novos ataques.

De acordo com uma nota emitida pela assessoria de comunicação do sindicato, os ônibus já operam com 100% da frota nesta sexta-feira (5). No entanto, os últimos ônibus sairão dos terminais para as últimas viagens às 22h. Após esse horário, os Corujões irão circular com saída dos terminais às 23h e 01h, sendo escoltados pela guarda municipal.

Os recentes ataques criminosos causaram prejuízos de R$ 2 milhões às empresas de transporte, segundo o Seturn. A frota de ônibus na capital potiguar é composta por 712 veículos, que são utilizados diariamente por mais de 700 mil pessoas.

Escolta

Durante a madrugada desta sexta, os ônibus já operaram com escolta da Guarda Municipal. A decisão foi tomada, segundo a STTU, em conjunto com o Sindicato das Empresas de Transporte (Seturn), dos Rodoviários (Sintro) e Guarda Municipal (GMN).

Ataques
A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed) registrou 106 ataques em 36 cidades do Rio Grande do Norte desde a tarde da última sexta-feira (29). Até a manhã desta quinta (4), 100 pessoas foram presas suspeitas de envolvimento nos ataques.

A instalação de bloqueadores de celular na Penitenciária de Parnamirim, na Grande Natal, é apontad

Em Natal, ônibus são alguns dos alvos dos criminosos (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Motim

Na noite de quarta (3), os detentos da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP) fizeram um motim. Os presos empilharam colchões no pé do muro e atearam fogo, segundo o secretário estadual de Justiça e Cidadania, Wallber Virgolino, pois "o objetivo era que as chamas atingissem o transformador ou a própria torre onde foram os instalados os bloqueadores de celular". O Corpo de Bombeiros apagou o fogo.
Tropas federais iniciam 'operação Potiguar' em Natal (Foto: Fabiano de Oliveira/ G1)

Exército nas ruas

Homens do Exército, Marinha e Aeronáutica chegaram ao Rio Grande do Norte na manhã de quarta (3), para se integrar às forças de segurança pública estaduais no combate aos ataques criminosos, que ocorrem no estado desde sexta (29).

Os militares - provenientes de Pernambuco, Ceará e Paraíba e do interior do RN - devem ficar em Natal e na região metropolitana da capital até o próximo dia 16. Na solenidade de lançamento, o governador Robinson Faria quebrou o protocolo e apelou para que esse prazo seja estendido.a pelo governo como motivo dos atentados.

Do G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário