Compartilhamento:

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

FOTOS: II CAMINHADA "TANGARÁ OUTUBRO ROSA"

MULHERES TANGARAENSES MOSTRAM SUA FORÇA E REALIZAM A II CAMINHADA "TANGARÁ OUTUBRO ROSA" PELAS RUAS DE NOSSA CIDADE 
Quero iniciar esta matéria dando os meus parabéns a querida amiga Marlly Oliveira, esta mulher guerreira, determinada que vem demonstrando a todos nós tangaraenses que podemos aprender a cuidar melhor da saúde, através da prevenção e com isso ajudar a outras pessoas que passam por um problema de saúde relacionado ao câncer de mama, esta doença que vem sendo o segundo tipo mais frequente no mundo, atualmente o câncer de mama responde por 25% dos novos casos a cada ano.

Aqui fica os meus sinceros agradecimentos a querida amiga Marlly, por me convidar para assim registrar todos os momentos desta bonita caminhada pelas ruas de nossa cidade, que Deus te ilumine sempre.

Mais uma caminhada do "Outubro Rosa", mês dedicado a conscientização e prevenção, ao combate ao câncer de mama. A caminhada foi realizada aqui na cidade de Tangará, na tarde deste domingo (30), uma bonita demonstração de cidadania e acima de tudo uma ação que visa o bem estar da mulher.

Claro que o Blog do Robson Freitas não poderia deixar de apoiar esta bonita causa, que teve início a dois anos atrás, após a querida tangaraense Marlly Oliveira ter vivenciado uma batalha contra o câncer de mama, depois que a jovem passou por tratamentos na capital potiguar, ela iniciou este projeto da "Caminhada Outubro Rosa" aqui na cidade e com isso visa conscientizar todas as mulheres tangaraenses a se prevenir cada vez mais contra este tipo de câncer que atinge em sua maioria as mulheres.

O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta frequência. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.

O início da caminhada se deu na Praça Jabuti, localizada no Bairro da Baixada, depois percorreu as ruas de nossa cidade e terminou em frente a igreja Matriz de Santa Teresinha, com a palestra da enfermeira Mônica, esposa de Carlos Theodorico que gentilmente atendeu o convite de Marlly para ministrar uma palestra sobre o câncer de mama. A II Caminhada Outubro Rosa contou com a presença de várias pessoas da nossa cidade, principalmente as mulheres que vieram marcar presença em mais esta edição da caminhada Outubro Rosa em Tangará. Vale ressaltar que a caminhada também tem outros objetivos que são arrecadação de alguns alimentos e a venda de camisetas com o logotipo da campanha, aonde todo o dinheiro arrecadado com a venda é doado ao Hospital da Liga Contra o Câncer, localizado em Natal. 

Conhecendo melhor a Liga
A Liga contra o Câncer é o único Centro de Alta Complexidade em Oncologia do RN é reflexo da amplitude e qualificação da assistência oncológica da instituição que, além de uma equipe especializada, oferece uma variada gama de recursos terapêuticos, equipamentos e exames.

Confira agora tudo o que rolou nesta bonita caminhada do Outubro Rosa em nossa cidade.







O amigo João Paraíba também participou da caminhada, ele que é proprietário de um Quiosque na praça Jabuti e na oportunidade participou com os demais tangaraenses que ali estavam.


A caminhada do Outubro Rosa também contou com a participação do querido amigo Dedé, ele que fez questão de percorrer todo o trajeto do percusso até a igreja Matriz de Santa Teresinha.





Quem também prestigiou esta caminhada foi as queridas professoras Jaira Freitas, Nova Silva e Ilma, juntas com as demais amigas elas pousaram para as lentes do nosso Blog.

A família Nelo também veio prestigiar este evento, a querida Kaká Nelo acompanhada de sua mãe e demais familiares se fizeram presente. Vale ressaltar que a loja "Nelo Bike" foi um dos pontos de venda das camisetas desta campanha.  























Registramos nesta foto, a presença de Miguel Rocha, Carlos Theodorico e Mônica (sua esposa). 





Nesta foto está as queridas amigas Marlly Oliveira e Monica Bezerra, ambas tiveram câncer de mama, mais graça a DEUS e aos tratamentos adequados elas estão firmes e fortes, levando sempre uma mensagem de otimismo e acima de tudo fé a todas as mulheres que passam por problemas assim. Juntas elas caminharam pelas ruas de nossa cidade chamando a atenção das pessoas sobre a importância de se prevenir contra este mal.








Registramos a presença do esposo de Marlly, vestindo a camisa do Outubro Rosa, ao lado de sua irmã e com eles está o querido tangaraense Ilton Guilherme, ele que gentilmente foi um dos apoiadores desta causa, sendo o doador do carro de som para animar todos os participantes desta bonita caminhada, valeu amigo Ilton obrigado a você e a todos que contribuiram direta ou indiretamente para que acontecesse mais esta caminhada do Outubro Rosa.





A caminhada também contou com a presença da gloriosa polícia Militar de nossa cidade, aqui no detalhe o soldado Geovani Costa, ele e os demais integrantes da equipe fez a escolta da caminhada durante todo o percusso.






Quem se fez presente acompanhando a sua esposa Mônica, foi o querido tangaraense Carlos Theodorico, irmão do prefeito eleito Jorginho Bezerra, na ocasião também se fez presente o empresário tangaraense Miguel Rocha, ele que fez questão de comparecer a esta bonita caminhada realizada aqui em nossa cidade e idealizada pela querida Marlly, juntos eles pousaram para as lentes do nosso Blog.



















































































A caminhada terminou em frente a Igreja Matriz de Santa Teresinha com todos reunidos e formando o laço do outubro rosa, realmente todos estão de parabéns.
Confira a história como surgiu o movimento Outubro Rosa
"O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. 

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). 

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org)".


Nenhum comentário:

Postar um comentário