O Enem está aí e, agora, você que vai fazer as provas tem que ficar atento a um detalhe importante: a alimentação, item importante para quem quer ter bons resultados e também faz parte da preparação. Portanto, leia abaixo sugestões importantes de especialistas de como se alimentar antes e durante as provas.
Nesse planejamento, as refeições podem ter um papel importante para a manutenção da concentração do candidato. Além disso, consumir alimentos saudáveis e livres de gorduras, ao longo de toda a prova, também é uma medida importante para alcançar um bom resultado.
Segundo afirmou o nutricionista André Heibel em entrevista concedida ao NOVO, a alimentação tem efeito crônico no organismo. O especialista explica que isso depende de como o candidato se alimentou na semana, até mesmo no mês do exame: pode ter um efeito positivo ou negativo.
Quem consome muita comida industrializada, por exemplo, pode ter prejuízo no rendimento. Heibel recomenda cortar todo tipo de corante, adoçante e edulcorante.
Por outro lado, de acordo com ele, o suco de uva, por exemplo, é rico em resveratrol, que auxilia na memória. O chá verde tem bastante catequina, ajuda na concentração e no foco.
Outra dica é usar temperos como açafrão e pimenta do reino nos alimentos, que são antioxidantes e, segundo o nutricionista, protegem o cérebro de lesões por estresse.
No dia da prova, a recomendação do nutricionista para o almoço é pegar leve. André Heibel sugere consumir uma quantidade menor de carboidratos, comer mais tubérculos, arroz integral e uma boa fonte de proteína, como o salmão, que é rico em Ômega 3.
Para o lanche, embora muitos prefiram refrigerantes e salgados processados, a sugestão é levar um chá gelado, castanhas e chocolate 60%. Para quem não dispensa um sabor adocicado, é melhor levar frutas.
A recomendação para os estudantes sabatistas, que começam a prova às 18h do sábado, é associar a alimentação saudável com uma dose de café com leite para disfarçar o amargor.
Não faltam controvérsias a respeito da prática de atividades físicas nos dias do Enem. Para o nutricionista André Heibel, o exercício não deve ser cortado, desde que feito em ritmo razoável.
Além da alimentação, a dica do coordenador do CDF, Handerson Leão, é para que os candidatos durmam bem na noite anterior à prova. “Dormir bem, dormir cedo, sem atividades estressantes durante a noite. Quem dormir bem vai acordar bem e concentrado para a prova”, frisa.
Fonte: Novo Jornal
Nenhum comentário:
Postar um comentário