Compartilhamento:

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

TANGARAENSES PARTICIPAM DE EVENTO EM NATAL SOBRE A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

Campanha Outubro Rosa levou atendimento a mulheres neste sábado (07), no Parque da Cidade em Natal.
"Alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, este é objetivo principal da campanha de conscientização denominada Outubro Rosa, promovido pela Sociedade Brasileira de Mastologia no Rio Grande do Norte (SBM/RN), que aconteceu no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte neste sábado (07).

Durante o evento, os organizadores promoveram um mutirão de atendimento, caminhada pelas trilhas pavimentadas, aulas de pilates e de zumba, além de um espaço de beleza disponível para as visitantes. No mutirão da prevenção, foram feitas 300 atendimentos a mulheres que realizaram mamografia em 2017 tendo a oportunidade de obter o parecer de um especialista.

O presidente regional da Sociedade Brasileira de Mastologia, Flávio Rocha de Medeiros fez a abertura oficial da campanha Outubro Rosa e alerta para o caráter silencioso da doença".

A caravana de Tangará marcou presença, com Marlly Oliveira, Jaira Freitas, Jacilda Oliveira, Ana Carina, Eloá, o tangaraense Dunga e Claro eu Robson Freitas que estou apoiando esta causa. 
"O parque ocupa 64 hectares, localizado entre os bairros de Candelária, Cidade Nova e Pitimbu. É a primeira Unidade de Conservação Municipal, objetivando preservar uma das principais áreas de recarga de água subterrânea da capital potiguar, constituindo uma das mais belas paisagens dunares do Rio Grande do Norte. Sua estrutura abrange dois estacionamentos (Leste-Oeste), dois pórticos de entrada, cinco trilhas pavimentadas (6,5 km), quatro unidades de descanso, quatro baterias de banheiros, biblioteca, auditório, centro de educação ambiental, um monumento com 45 metros de altura, constituindo memorial da cidade e mirante".

Fonte: Secretaria de Turismo do RN
Marlly Oliveira e a jovem Lucianne Alves

Confira o vídeo da participação de Marlly Oliveira e da jovem Lucianne Alves, ela que é especialista em Micropigmentação de Aréola, procedimento feito por muitos pacientes que fazem cirurgia de mastectomia (retirada da mama).


Confira as fotos deste evento











"A campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama é realizada em todo o mundo e surgiu há quase 20 anos nos Estados Unidos e ganhou alcance mundial nessa luta para conscientizar e mobilizar a sociedade para o combate à doença. Os especialistas observam sobre a importância de uma alimentação saudável e da prática de exercícios físicos para prevenir o surgimento da doença.

O câncer de mama é a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados mais de 57 mil novos casos no Brasil este ano. No Rio Grande do Norte, o INCA estima mais de 660 novos casos este ano, sendo um terço deles só em Natal. Desses, mais de 50% devem ser diagnosticados já em estágio avançado. Só na Liga Contra o Câncer, até o mês de julho deste ano, já foram detectados 343 novos casos de câncer de mama. Em 2016 foram diagnosticados 692 novos casos. Grande parte da população feminina ainda não se conscientizou da importância da detecção precoce do Câncer de mama.

De acordo com especialistas, a mamografia de rotina é o método mais eficaz para o diagnóstico do câncer de mama em estágio inicial, e indicado para mulheres assintomáticas, ou seja, sem anormalidades na estrutura mamária e possibilita a cura em mais de 90% dos casos. Ainda de acordo com o INCA, a mamografia periódica permite uma redução de cerca de 30% na mortalidade por câncer de mama em mulheres de 40 a 69 anos".

Fonte: natalnoticias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário