Compartilhamento:

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Curso de medicina da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais é o único com nota máxima no Conceito Preliminar de Cursos (CPC)

Na avaliação de instituições de ensino superior, Minas Gerais tem três das 12 universidades que tiraram a nota máxima no IGC
Universidade Federal de Viçosa (UFV) tem 20.970 estudantes
Dos 177 cursos de medicina avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) apenas um obteve nota máxima no Conceito Preliminar de Cursos (CPC), divulgado nessa segunda-feira (27). O curso oferecido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, foi o único a tirar nota 5 no CPC. Outros 17 tiveram conceito 2, que é considerado uma nota abaixo da média.

Aproximadamente 52,5% dos cursos de medicina avaliados pelo MEC tiraram no 3. Outros 36,7% dos cursos de graduação na área tiraram nota 4. Nenhum curso tirou nota 1, que é a mais baixa do CPC.

Na avaliação de instituições de ensino superior, Minas Gerais tem três das 12 universidades que tiraram a nota máxima no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Fazem parte dessa lista as universidades federais de Viçosa (UFV), de Minas Gerais (UFMG) e de Lavras (Ufla). As três receberam IGC 5, pontuação máxima numa escala que começa em 1.

As 12 universidades com a melhor nota são públicas, sendo dez federais e duas estaduais: a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Instituições estaduais não são obrigadas a se submeter à avaliação do governo, que engloba, obrigatoriamente, as mantidas pela União e as da iniciativa privada. A Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, não participou.

No total, 230 universidades e institutos federais de educação e tecnologia (Ifets) foram avaliados. Os dados gerais apontam a seguinte distribuição de IGC em 2016: conceito 1 (0,4% das instituições), conceito 2 (14%), conceito 3 (66,7%), conceito 4 (17,4%) e conceito 5 (1,5%).

Índices
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) avalia os cursos de graduação.

O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior. O cálculo é feito com base no CPC obtido pelas formações ofertadas nos últimos três anos; na média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu a partir de dados da Capes; e na distribuição dos estudantes entre diferentes níveis de ensino (graduação ou pós-graduação stricto sensu).

Fonte: O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário