O Hemocentro do RN está realizando Cadastro de Doador Voluntário de Medula Óssea. A ação acontece de segunda a sábado, das 7h às 18h, na Unidade da Av. Alexandrino de Alencar, no bairro do Tirol, e no Posto de Coleta da Zona Norte – localizado na Av. Itapetinga, 1430, Conjunto Santarém – de segunda à sexta, das 7h30 às 17h e no sábado, das 7h30 às 12h.
O transplante de medula óssea é uma modalidade de tratamento indicada para doenças relacionadas com a fabricação de células do sangue e com deficiências no sistema imunológico. Os principais beneficiados com o transplante são pacientes com leucemias originárias das células da medula óssea, linfomas, doenças originadas do sistema imune em geral, dos gânglios e do baço e anemias graves (adquiridas ou congênitas).
A probabilidade de encontrar um doador compatível é de 1 para 100 mil. Segundo o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), existem atualmente no RN mais de 200 pacientes na fila de espera para um transplante de medula óssea.
Como se tornar um doador:
· Ter entre 18 e 55 anos
· Estar bem de saúde
· Não ter doença infecciosa ou incapacitante
· Apresentar um documento oficial com foto
O doador deverá preencher um formulário com os dados pessoais, que precisam estar atualizados (caso haja mudança de endereço, o doador precisa acessar a página do Hemonorte, no link transplante de Medula óssea e atualizar as informações). Após o cadastro será coletada uma amostra de sangue de 4 ml para o teste de tipagem, que verifica a compatibilidade do doador.
Fonte: Márcia Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário