A Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério da Educação (MEC) lançaram, nesta quarta-feira (28), em Brasília (DF), uma parceria para expandir as ações de Educação Cidadã nas escolas públicas brasileiras. A parceria prevê a elaboração de novos conteúdos físicos e digitais para ampliar o programa “Um Por Todos, Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania”, com o alinhamento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e investimento de recursos da ordem de R$ 2,4 milhões.
O objetivo é difundir entre os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) temas ética e cidadania de forma contínua e com material didático de qualidade.
O ‘Um Por Todos, Todos Por Um!’ é uma iniciativa criada pela CGU em 2008 e conta com o apoio do Instituto Mauricio de Sousa e dos personagens da Turma da Mônica, para disseminar valores relacionados à democracia, participação social, responsabilidade cidadã e respeito à diversidade aos estudantes com idade entre 6 e 14 anos.
No Rio Grande do Norte, em 2017, foram atendidas pelo programa 63 escolas públicas. Desde o início, o programa “Um Por Todos e Todos por Um” já foi aplicado em cerca de 5 mil escolas e para mais de 700 mil estudantes em todo o país.
Para o ministro da Educação, Mendonça Filho, a linguagem da Turma da Mônica é acessível e atrativa para as crianças aprenderem, em sala de aula, a diferenciar o certo e errado em termos éticos. “A partir dessa base, da educação, se constrói o comportamento de respeitar o próximo, respeitar as diferenças, praticar o exercício de cidadania plena, não só diante da vigilância do Estado, mas também na ausência deste”, destacou.
Fonte: Anna Ruth
Nenhum comentário:
Postar um comentário