Compartilhamento:

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

ONGs são o caminho para milhares de cães e gatos encontrarem um lar

É desesperadora a situação de muitos cães e gatos que são abandonados diariamente nas ruas. São mais de 30 milhões, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde. Sendo eles 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Esses animais são largados por seus donos que depositaram expectativas e juram amar para sempre seus bichinhos. Donos esse que muitas vezes levam um pet para casa sem ter conhecimento do que de fato significa cuidar de um animal.

São muitos os motivos que alegam para abandonar um animal, dos mais variados possíveis, entre eles estão: mudança de cidade ou viagens, sem ter algum responsável para cuidar do bichinho; aparecimento de alguma deficiência física ou doença e problemas; o trabalho e as despesas geradas pelo animal; casos em que o animal foi comprado de um criador sem certificação e não são da raça esperada; e problemas de comportamento.

Não só atos de abandonos são cometidos contra animais, maus tratos infelizmente também são frequentes. Dentre os mais comuns estão: agressões físicas como mutilar e envenenar; manter o animal preso por corrente ou corda; manter o animal em local impróprio sem condições sanitárias; não alimentar; não levar ao veterinário; submeter o animal a atividades exaustivas; utilizar animais em espetáculos sem condições adequadas; capturar animais silvestres, entre muitos outros.

Mas não só de crueldade são feitas as pessoas. Amantes desses bichinhos e pessoas engajadas com a causa animal, com a finalidade de acolher e cuidar desses seres indefesos até que eles possam ter um lar definitivo, fundam ONGs para recolhe-los das ruas. Essas ONGs realizam resgate de animas em situação de vulnerabilidade, muitos com fraturas expostas, desnutridos, abandonados em locais de perigo, entre muitas outras situações. Eles são levados para centros veterinários, onde recebem todo tratamento necessário, são castrados, vermifugados, reabilitados e depois de todo esse processo eles são postos para a adoção e entram para a espera de um dono.

A ONG Amor Sem Raça Definida (Amor SRD) faz parte desse grupo de organizações que buscam amenizar o sofrimento de cães e gatos que vivem em situação de risco. Desde 2014 o Amor SRD realiza trabalhos de resgate, reabilitação e abrigo a cães e gatos, enquanto os ajuda a encontrar um lar e um dono disposto a ama-los incondicionalmente. 

Conheça um pouco sobre a o Amor SRD:
Fundada em 2014 pela protetora Ana Carolina Santos, a ONG Amor Sem Raça Definida tem como objetivo resgatar animais de rua, trata-los e por fim inseri-los de volta em um ambiente doméstico. A ONG não conta com abrigo, a Amor SRD possui uma rede de protetores que cedem suas casas como lar temporário para esses animais. Atualmente existem menos de 15 animais em processo de resgate/adoção diretamente pelo Amor SRD

Nenhum comentário:

Postar um comentário