Deu no Portal Meio e Mensagem:
Embora seja uma plataforma de mídia e não uma empresa que produz conteúdo, o Facebook entende a importância das notícias para que sua ferramenta continue relevante para as pessoas. Nos últimos tempos, a rede social tem desenvolvido diversos esforços para, de alguma maneira, auxiliar os veículos que ainda enxergam no canal um meio importante de compartilhar suas matérias. A mais recente iniciativa, divulgada nesta terça-feira, 15, tem o objetivo de apoiar reportagens locais nos Estados Unidos.
O plano da companhia criada por Mark Zuckerberg é investir, nos próximos três anos, um total de US$ 300 milhões em programas de notícias, parcerias e conteúdo. Diferentemente de outras oportunidades, em que o Facebook trabalhou para manter os veículos e qualificar seus conteúdos dentro da própria plataforma, o aporte desta vez visa qualificar a produção de conteúdo antes mesmo que ele chegue até as redes sociais.
As principais iniciativas envolvem o apoio financeiro para reportagens multimídia, colocar mil jornalistas em redações locais em todo os EUA nos próximos cinco anos, ajudar 2 mil redações a entender e implementar fluxos de receita por meio de conteúdo patrocinado, criar um programa piloto de aceleração para ajudar redações locais com modelos de assinatura e investir em um centro de inovação para potencializar o desenvolvimento de conteúdo.
Há 2 anos a rede social tem implementado ações para fomentar a distribuição de notícias
Em janeiro de 2017 aconteceu o lançamento do projeto Facebook para Jornalismo, em junho do mesmo ano a inclusão do logotipo de empresas de mídia ao lado dos artigos em destaque nas seções Trending e Pesquisa e em 2018, os links compartilhados na plataforma passaram a acompanhar o botão "contexto", que funciona como ferramenta para combater notícias falsas.
Fonte: Portal Meio e Mensagem, disponível em: http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2019/01/15/facebook-investe-us-300-milhoes-para-fomentar-jornalismo-local.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário