Exposição ao sol e à chuva exigem procedimentos para preservar o maior órgão do corpo humano.
Dermatologista potiguar explica cuidados necessário para cuidar da pele durante o carnaval — Foto: Cedida
Bloquinhos, desfiles e shows musicais embalam este carnaval nos diferentes lugares do país. Em Natal, a programação de estende pelos quatro cantos da cidade e há ainda festa em vários municípios do interior. Além de preparar a fantasia para cair na festa, o folião dever ficar atento aos cuidados com a pele.
O maior órgão do corpo humano tende a sofrer com exposição ao sol e à chuva deste período do ano, quando as pessoas passam mais tempo na rua. De acordo com o médico dermatologista da Clínica Emagrecer, Gabriel Sampaio, há cuidados com a pele que devem ser realizados antes, durante e depois da folia.
“Antes de sair para a festa é preciso lavar de forma adequada a pele e aplicar o protetor solar, com FPS 30 no mínimo. O ideal é que se reaplique a cada quatro horas, mas, em caso de excesso de suor, chuva, ou banho de piscina ou praia, é recomendado que se reaplique a cada duas horas”, orienta o dermatologista.
Os cuidados não param por aí. “É importante ingerir bastante líquido e, antes de colocar maquiagem, utilizar hidratantes leves, como primer. Vale evitar o uso de fantasias com tinta e óleos muito oclusivos ou alergênicos”, completa.
Para quem vai passar o dia de bloco em bloco, Gabriel Sampaio lista o que não pode faltar na pochete. “Água thermal para hidratar e refrescar a pele, protetor, hidratante labial em creme ou balm, em vez de bastão ou stick para lábios. Para corpo, protetor solar em spray para facilitar a reaplicação”.
Com a previsão de sol e pancadas de chuvas para os dias de carnaval na capital potiguar, o momento requer produtos de proteção solar que tenham resistência à água. “Há alguns tipos específicos para rosto e corpo na forma de Stick, bastão ou em spray”, sugere. Sobre a proteção da cabeça, também tem orientação. “Homens calvos vistam boné ou chapéu com filtro solar, e as mulheres, principalmente aquelas com processos químicos no cabelo, usem leave-in, ou creme para pentear, sem enxague, que possua filtro solar e reduza os danos ao fio do cabelo”, reforça.
Após passar um dia inteiro de folia, a limpeza é “imprescindível”, de acordo com Gabriel Sampaio. “Tem que lavar a pele do rosto com sabonetes adequados, diferente do usado para o restante do corpo, pois possuem PH diferentes. Retirar todo o excesso de maquiagem com um bom demaquilante, preferencialmente os que possuem componentes calmantes e hidratantes, como água micelar, por exemplo”, explica o médico.
“Para quem quiser finalizar o cuidado da pele pós festa, com um detalhe a mais, podemos aconselhar o uso de máscaras calmantes e detoxificantes por 20 a 30 minutos. Exemplo para isso são as máscaras de argila, de preferência as de cor verde, branca ou lilás; ou com óleos essenciais, como gerânio, lavanda, laranja doce, palmarosa e Ylang-Ylang”, afirma.
Fonte: G1 RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário