Taxa de ocupação dos leitos críticos na região metropolitana de Natal chegou a 93% neste sábado (27).
Por G1 RN — Natal
A taxa de ocupação dos leitos críticos na região metropolitana de Natal chegou a 93% neste sábado (27). Entre estes, os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), destinados a pacientes graves, estão com 95,4% de sua ocupação total. Os dados são da plataforma Regula RN, da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal (LAIS/UFRN).
Ocupação, leitos, UTI, Covid-19, Regula RN — Foto: Reprodução |
Os leitos de Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), que pode ser entendido como um meio-termo entre as etapas de internação e terapia intensiva, estão 50% ocupados. Os números do Regula RN são atualizados em tempo real e a consulta do G1 foi feita às 20h deste sábado.
No comparativo com outras regiões do estado, a taxa de ocupação dos leitos críticos no Oeste é mais alta (96,4%), enquanto no Seridó é mais baixa (79,3%). Veja quadro abaixo.
Taxa de ocupação dos leitos críticos por regiões do Rio Grande do Norte — Foto: LAIS/UFRN |
Ainda de acordo com o Regula RN, o Rio Grande do Norte conta hoje com 225 leitos críticos para tratamento da Covid-19, estando 186 ocupados (82,67%), 16 disponíveis (7,11%) e 23 bloqueados (10,22%). O estado também tem 319 leitos clínicos, com 222 ocupados (69,59%), 68 disponíveis (21,32%) e 29 bloqueados (9,09%).
O bloqueio acontece por causa da falta de monitores ou respiradores, falta de profissionais para acompanhar os pacientes e, principalmente, pela desinfecção dos leitos. A desinfecção de um leito que foi ocupado por um paciente com Covid-19 é necessária para evitar a propagação do contágio. Esse processo pode demorar até uma hora.
Fonte: G1 RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário