Compartilhamento:

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

PESQUISA DO INSTITUTO DO CÉREBRO DA UFRN É DESTAQUE NO FANTÁSTICO

O físico e neurocientista Dráulio Araújo, chefe do Laboratório Neuroimagem Funcional do Instituto do Cérebro da UFRN (ICe/UFRN), foi referência em reportagem especial do jornalista Ernesto Paglia para o Fantástico, programa da Rede Globo de televisão, no último domingo (03/01). Sua pesquisa sobre ayahuasca foi citada como uma das ações da ciência na retomada do estudo com psicodélicos, dentro do movimento chamado de “renascença psicodélica” iniciado a partir dos anos 2000.

Segundo Paglia, aqui no Brasil, nossos pesquisadores estavam no primeiro pelotão desse resgate científico, graças à ayahuasca, chá presente em rituais religiosos utilizado há milênios por povos originários. Dráulio usa ressonância magnética para estudar os efeitos do DMT (Dimetiltriptamina), cujo objetivo é entender como os psicodélicos podem se somar ao processo psicoterapêutico. Numa primeira fase da pesquisa, seis pacientes com casos graves de depressão, e que já tomavam o chá nos rituais, mostraram redução nos sintomas quando usaram a dosagem habitual, mas com acompanhamento médico.

No ano passado, Dráulio foi um dos cientistas convidados para falar sobre a ayahuasca na série “A indústria da cura”, da Netflix. A reportagem para o fantástico sobre o assunto começa às 2:26:56 do vídeo abaixo.
Fonte: Agora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário