Compartilhamento:

sábado, 2 de janeiro de 2021

RESTAURANTE VENEZA EM ATIVIDADE DESTE 1969, UM DOS PRIMEIROS ESTABELECIMENTOS A VENDER O LEGÍTIMO PASTEL DE TANGARÁ

Neste final de ano de 2020 apesar das dificuldades enfrentadas em decorrência da pandemia do novo coronavírus a cidade de Tangará continua sendo ponto de parada obrigatória para quem tem como destino turístico a cidade Santuário e a região do Seridó. 

O avanço no setor turístico na região do Trairi se deu principalmente em decorrência dos turistas de várias parte do Brasil que vem a Santa Cruz conhecer o Santuário de Santa Rita de Cássia, onde está localizada a maior estátua católica do mundo.
A imagem tem um resplendor de 8 metros, com o corpo da Santa em concreto de 42 metros, sobre um pedestal de 6 metros, totalizando 56 metros de altura. Também já está em fase de instalação um novo atrativo turístico, o teleférico, que ligará o centro da cidade ao Santuário de Santa Rita por meio de bondinhos.

Com toda essa movimentação de pessoas trafegando pela BR-226 que liga a cidade de Tangará/RN à Santa Cruz/RN, muitas pessoas param em nosso município para degustar o Pastel de Tangará, O Melhor Pastel do Estado do Rio Grande do Norte (Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Norte).
Nesta foto da para ver em detalhe o restaurante Veneza 
O que muita gente não sabe é que um dos primeiros estabelecimentos a oferecer esta iguaria para os viajantes e turistas que param em nossa cidade foi o tradicional Restaurante Veneza, o mesmo iniciou suas atividades em 1969, tendo a frente do estabelecimento por muitos anos o casal Raimundo soares de Medeiros e Maria Alzenes Balbino de Medeiros. Atualmente o restaurante vem sendo administrado por uma de suas filhas, a jovem empresária Katerinne, que vem mantendo a tradição em vender o legítimo Pastel de Tangará.

Segundo a criadora da receita do Pastel de Tangará, a Senhora Josefa Maria de Lima, mais conhecida por todos como Finha de Chico Lima, ela produziu uma pequena quantidade de pastéis e fez a sua primeira entrega na Lanchonete de Sassá Mutema, logo depois com três dias da sua primeira entrega ela deixou uma nova remessa de pastéis, desta vez no Restaurante Veneza de propriedade de seu Raimundo e Dona Alzene e foi um sucesso. Ainda segundo Finha, o segredo de todo esse sucesso se deu por conta do recheio e da massa do pastel. "Os Pastéis eram cheios de carne e a massa era muito bem feita, com ingredientes selecionados." Afirmou Finha.
Finha criadora da receita do pastel de Tangará/RN
Após todos esses anos, o Pastel de Tangará se tornou um verdadeiro sucesso de vendas e hoje vários estabelecimentos vendem o pastel, produzido em várias pastelarias da cidade.
Ao visitar Katerinne recentemente, acompanhado do professor Bidú fui presenteado com alguns dos pastéis dos mais diferentes sabores produzido no restaurante atualmente.

Katerinne também relata que o restaurante mantém um cardápio variado e que a novidade está sendo o Pastel Vegano, pastel delicioso que deixa todos com água na boca e querendo mais um. "A diferença está na massa onde substituímos alguns ingredientes, como por exemplo, substituímos o leite de gado por leite de coco, ao invés de ovos vai a poupa de Jerimum, no lugar da manteiga substituímos por óleo. Hoje o restaurante conta com mais de 20 sabores de pastéis". Afirmou Katerinne.

Recentemente foi gravado uma matéria sobre o Pastel de Tangará no restaurante Veneza para o Programa Band Verão que irá ao ar neste mês de janeiro. Na oportunidade Finha de Chico Lima foi entrevistada já que ela foi a precursora do legítimo Pastel de Tangará.
Para quem deseja conhecer o restaurante Veneza e saborear o Pastel de Tangará, ele fica localizado na Rua João Ataíde de Melo, no centro da cidade, as margens da BR-226, qualquer dúvida ligar para o Fone: (84) 99811-6509.

Nenhum comentário:

Postar um comentário