Compartilhamento:

sábado, 31 de julho de 2021

PREFEITO DOUTOR AIRTON PARTICIPA JUNTAMENTE COM A SECRETÁRIA DE FINANÇAS E ADMINISTRAÇÃO, ELANE VARELA DO LANÇAMENTO DO PROGRAMA NOVA ESCOLA POTIGUAR

Nesta última sexta-feira (30), o Prefeito Doutor Airton juntamente com a Secretária de Finanças e Administração, Elane Varela, estiveram com a governadora Fátima Bezerra no lançamento do Programa Nova Escola Potiguar (PNEP), na Escola de Governo, no Centro Administrativo.

O programa contempla um conjunto de ações estruturantes a fim de iniciar um novo momento da educação estadual do Rio Grande do Norte, com a construção do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte, o IERN. As unidades serão referências na educação profissional e desenvolvimento de tecnologias na rede estadual de ensino e seguirão o mesmo modelo do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do RN, agora em nível estadual.

Tangará é umas das 12 cidades contempladas com o programa e muito se deve ao trabalho desenvolvido e planejado pela equipe da Secretaria de Obras e Infraestrutura, cuja Secretária Arilane Bezerra cuidou pessoalmente de todo esse processo, sempre recebendo de seus assessores , estudos e pesquisas que foram fundamentais para Tangará ser contemplada com uma unidade desse revolucionário modelo de educação.
Na última segunda-feira (26), recebemos o Subsecretário de Educação, Professor Marcos Lael e a arquiteta Marilia Morais que vieram verificar, in loco, o terreno disponibilizado pelo município para construção da unidade do IERN, Instituto Estadual de educação profissional e tecnologia do Rio Grande do Norte e confirmaram o acerto do local que escolhemos.
Recebido pela governadora Professora Fátima Bezerra, nosso prefeito reafirmou seu compromisso: "Acreditar na força do trabalho em equipe e administrar com foco no atendimento aos anseios da população de Tangará, estará sempre em minhas ações prioritárias pois é semeando trabalho que colheremos desenvolvimento."






sexta-feira, 30 de julho de 2021

FOME: 'Misturei ração no feijão pra ter o que comer', diz morador de Igarapé

Amigo gravou vídeo mostrando as condições de vida de Jorge Nonato e situação de extrema pobreza viralizou nas redes sociais.
O saco de ração de cachorro de 15 kg está dentro da casa de Jorge Gomes Nonato, de 51 anos. É dali que, por muitas vezes, ele tirou o que comer. Desempregado há cerca de seis anos, com a geladeira vazia, o morador de Igarapé, na região metropolitana de Belo Horizonte, precisou misturar ração com feijão para almoçar e jantar. Em conversa com a reportagem de O TEMPO, na manhã desta quinta-feira (29), ele contou as dificuldades que passa.

Nessa quarta-feira (28), a história de Jorge viralizou nas redes sociais depois que um amigo gravou as condições em que ele vive.

Após a repercussão das imagens, Jorge ganhou alguns alimentos. "Aqui estava faltando tudo: alimento, uma vida melhor, emprego. Muitas vezes não tinha nada aqui e, por isso, comi a ração. Ficar com fome não pode. A ração tem nutrientes, carne, osso. Misturei a ração no feijão para ter o que comer", desabafou.

O último dia que Jorge comeu ração foi na última segunda-feira (26). "Eu não desejo isso para ninguém. Isso é muito triste. Minha geladeira só tinha água e gelo. Eu podia ter corrido atrás das pessoas, mas eu fiquei sem graça de ficar pedindo porque eu sou homem. Já pedi muitas vezes, mas as pessoas falavam que se eu tivesse "mulher e filho para sustentar ajudariam", mas, como eu moro sozinho, não precisava", contou.

O homem mora com cinco cachorros em uma casa de três cômodos, sem banheiro. A fiação elétrica está exposta e com risco de curto-circuito. As necessidades fisiológicas são feitas do lado de fora do imóvel.

Jorge, sem entrar em detalhes, diz que tem duas filhas que moram em Belo Horizonte. A renda dele se resume a R$ 150 que ganha de auxílio. No imóvel é possível visualizar uma um acúmulo de objetos sem utilidade. Jorge diz que tem problemas na clavícula e sofre de depressão.

"A depressão é o que mais me machuca. A depressão vem e a gente fica muito derrotado, sem reação. Agora estão aparecendo anjos e estou começando a ficar feliz", afirmou enquanto chorava.

"Comi arroz, feijão e macarrão. Foi o melhor cardápio", diz Jorge

Após receber alimentos, Jorge preparou a comida e fez questão de contar qual foi o cardápio. "Fiquei feliz demais da conta, fiz arroz, feijão, macarrão, coloquei umas batatinhas que a dona me deu. Meu Deus do céu, foi o melhor cardápio. Que comida gostosa, comi umas três vezes e comecei a suar. Tive que parar para não passar mal", contou.

Amor pelo Galo:
Jorge torce para o Atlético, e o vídeo já chegou ao conhecimento do clube. Na parede da cozinha, ele tem o relógio com o escudo do Atlético. "Acompanho os jogos, ontem mesmo vi a vitória, sou Galo até morrer. O time é muito bom, tem o Hulk. Homem bom, joga por amor, não precisa de dinheiro. Se eu pudesse gostaria de conhecê-lo e os outros jogadores também", disse.

Jorge, que deseja arrumar um emprego, se emociou ao saber que a história dele chegou ao conhecimento de várias pessoas e uma onda de solidariedade foi formada.

"Que Deus abençoe todas as pessoas que estão me ajudando, que dê em dobro para eles. Que essas pessoas tenham muita fartura e saúde. Muito obrigada", finalizou.

Vídeo gravado por amigo
O vídeo de Jorge foi gravado pelo amigo dele, Cleison Borges Souza. Há alguns anos, os dois trabalharam juntos. "Eu já faço um trabalho social na cidade. Na segunda soube que ele estava precisando de ajuda. Vim na terça-feira e trouxe uma cesta básica. Fiz o vídeo para divulgar entre amigos para outras pessoas ajudarem. E foi parar na internet. Meu coração explodiu de alegria", explicou.

Quem quiser e puder ajudar o Jorge pode entrar em contato com o Cleison pelo telefone (31) 9 9328-3193.

Auxílio:
Após a repercussão do caso, a Prefeitura de Igarapé afirmou que a assistência social e a Secretaria Municipal de Saúde vão dar suporte a Jorge. "Ofereceremos algumas vagas de emprego disponíveis no site", diz a assessoria de imprensa em comunicado. Uma equipe de capina e poda também vai à casa dele para uma limpeza, e a equipe de zoonose dará suporte aos cachorros.

Fonte: O Tempo

Uniformes sociais usados por atletas brasileiros nas Olimpíadas de Tóquio foram produzidos no RN

Peças foram fabricados na fábrica da Riachuelo na região metropolitana de Natal.
Ginasta Flávia Saraiva posa com uniforme do COB produzido no RN — Foto: Divulgação
Por G1 RN
Os 320 atletas brasileiros que participam das Olimpíadas de Tóquio usam uniformes que foram fabricados no Rio Grande do Norte.

Ao todo, cerca de 4 mil peças foram produzidas na fábrica da Riachuelo, localizada na região metropolitana de Natal.

Segundo a empresa, que patrocinou o Comitê Olímpico Brasileiro, 100% das peças foram criadas e produzidas na unidade.

Os modelos em questão são os casuais - chamados uniformes sociais - usados pelos atletas fora das arenas esportivas.

Fonte: G1 RN

Anvisa alerta sobre casos raros de Guillain-Barré após vacinação contra covid-19

Até o momento, foram efetuados 34 registros, diz agência
Casos raros de síndrome de Guillain-Barré (SGB) após a vacinação contra covid-19 têm sido relatados em diversos países, inclusive no Brasil, alertou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em um comunicado divulgado nessa quarta-feira (28), a Anvisa informa que, até o momento, recebeu 27 notificações de casos suspeitos de SGB após a imunização com a vacina da AstraZeneca, além de três casos com a vacina da Janssen e outros quatro com a CoronaVac, totalizando 34 registros.

A Anvisa explica que a SGB é um distúrbio neurológico autoimune raro, no qual o sistema imunológico danifica as células nervosas. Os episódios pós-vacinação (eventos adversos) também são raros, mas já conhecidos e relacionados a outras vacinas, como a da influenza (gripe).

De acordo com a agência, a maioria das pessoas se recupera totalmente do distúrbio. “O principal risco provocado pela síndrome é quando ocorre o acometimento dos músculos respiratórios. Nesse último caso, a SGB pode levar à morte, caso não sejam adotadas as medidas adequadas”, alertou a agência.

“É importante destacar que a Anvisa mantém a recomendação pela continuidade da vacinação com todas as vacinas contra covid-19 aprovadas pela Agência, dentro das indicações descritas em bula, uma vez que, até o momento, os benefícios das vacinas superam os riscos”, ressaltou a agência.

Diante dos relatos de eventos adversos raros pós-vacinação, a agência solicitou que as empresas responsáveis pela regularização das vacinas AstraZeneca, Janssen e CoronaVac incluam nas bulas dos respectivos produtos informações sobre o possível risco de SGB.

Sinais e sintomas
Segundo a Anvisa, a maior parte dos pacientes percebe inicialmente a SGB pela sensação de dormência ou queimação nas extremidades dos membros inferiores (pés e pernas) e, em seguida, superiores (mãos e braços).

Outra característica, acrescenta a agência, percebida em pelo menos 50% dos casos, é a presença de dor neuropática (provocada por lesão no sistema nervoso) lombar ou nas pernas. Fraqueza progressiva é o sinal mais perceptível, ocorrendo geralmente nesta ordem: membros inferiores, braços, tronco, cabeça e pescoço.

A Anvisa destaca que pessoas vacinadas devem procurar atendimento médico imediato se desenvolverem sinais e sintomas sugestivos de SGB, que incluem, ainda, visão dupla ou dificuldade em mover os olhos, dificuldade de engolir, falar ou mastigar. “Também devem ficar atentas a problemas de coordenação e instabilidade, dificuldade em caminhar, sensações de formigamento nas mãos e pés, fraqueza nos membros, tórax ou rosto, além de problemas com o controle da bexiga e função intestinal”, acrescentou a agência.

Notificação
A ocorrência de SGB pós-vacinação contra covid-19 deverá ser relatada à Anvisa. “É imprescindível o cuidado na identificação do tipo de vacina suspeita de provocar o evento adverso, como número de lote e fabricante”, ressaltou a agência.

Profissionais de saúde e cidadãos podem notificar eventos adversos pelo e-SUS Notifica e pelo formulário web do VigiMed.

A Anvisa lembra que se o caso for de queixa técnica ou de desvios de qualidade observados em vacinas, seringas, agulhas e outros produtos para saúde utilizados no processo de vacinação, as notificações devem ser feitas pelo Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/

PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE TANGARÁ PROMOVE ENCONTRO COM OS RESPONSÁVEIS POR AUTISTAS "CUIDANDO DE QUEM CUIDA"

A Prefeitura Municipal de Tangará juntamente à Secretária Municipal de Saúde, por meio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica - NASF-AB, promoveu nesta quarta-feira (28), na Escola Estadual Prefeito João Ataíde de Melo, o segundo encontro do Grupo "Cuidando de quem Cuida" - Grupo de apoio aos responsáveis por Autistas", com a participação da psicóloga Fernanda Felix, a fonoaudióloga Isabela Costa e a nutricionista Adeilma Alves. 
Na ocasião foi abordado a questão da sensibilidade no espectro autista com enfoque na seletividade alimentar, também foi explanado sobre o objetivo do grupo e o seu funcionamento visto que os encontros terão continuidade nos próximos meses abordando outros temas relevantes para essas famílias que são acompanhadas pelo NASF-AB. Foi perceptível o quanto o espaço de escuta e acolhimento foi importante para que as mães tirassem suas dúvidas e compartilhassem um pouco das suas experiências, fazendo assim um grupo não só com finalidade de obter conhecimentos, mas também de ser um apoio mútuo. Por fim, a coordenadora do NASF-AB, Juliana Câmara, enfatiza que os grupos representam espaços de fortalecimento mútuo e de construção de significados aos processos de vida no território para os participantes e é de suma importância a formação deles para entender a real demanda dos indivíduos. Ela ainda menciona que o NASF-AB está com muitas propostas de grupos com as mais diversas temáticas para pôr em prática e assim contribuir ainda mais para melhorar a saúde e a qualidade de vida da população tangaraense.





TANGARÁ FOI CONTEMPLADA COM O PROGRAMA 'NOVA ESCOLA POTIGUAR' COM A CONSTRUÇÃO DE UMA UNIDADE DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - IERN

IERN faz parte do Programa Nova Escola Potiguar, lançado nesta sexta (30) e que prevê, ainda, a construção de novas escolas estaduais. Investimento é de R$ 400 milhões.
Por G1 RN
O governo do Rio Grande do Norte vai criar o Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN).

O projeto faz parte do Programa Nova Escola Potiguar, que foi anunciado nesta sexta-feira (30) e prevê a construção de 10 novas escolas, a reforma de pelo menos 60 e a recuperação de outras 100 em todo o estado até o final de 2022.

O programa terá um recurso de aproximadamente R$ 400 milhões. Deste valor, R$ 280 milhões são em precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundef). Os outros R$ 120 milhões são recursos próprios do Governo do Estado.

O Programa Nova Escola Potiguar possui cinco eixos, sendo o primeiro deles o IERN, que terá o mesmo modelo dos Institutos Federais (IFs), segundo o Executivo. Os novos campi serão construídos e mantidos pelo Estado.

Os primeiros municípios a receberem unidades do IERN serão: Natal, Touros, São José de Mipibu, Tangará, Santana do Matos, Jardim de Piranhas, Campo Grande, Umarizal, Alexandria, São Miguel, Mossoró e Areia Branca.

"A educação é o maior e mais importante passaporte para a conquista da cidadania. É ela que possibilita a compreensão das questões sociais, que nos ensina e nos prepara para o exercício dos direitos civis e políticos. É ela que nos prepara para a vida, para o mundo. Cabe ao poder público garantir essa educação como um direito. Esses R$ 400 milhões são pra serem aplicados agora em 2021 e 2022, e 'ai' do secretariado que não der conta", disse a governadora Fátima Bezerra.

"Isso que estamos chamando de revolução é um novo conceito de educação no RN. Um conceito construído a muitas mãos, com novas concepções", acredita o secretário de Educação do RN, Getúlio Marques.
Governo do RN anuncia criação de Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação — Foto: Reprodução
Etapas do projetos
O segundo eixo do programa é a construção de 10 novas escolas-padrão.

Já o terceiro eixo é chamado de "Geração Conectada", um programa pedagógico com foco na inovação. A promessa é disponibilizar novos laboratórios de informática nas escolas, internet banda larga em todas as unidades e equipamentos, como tablets, para os estudantes.

O quarto eixo é a modernização da gestão escolar, visando a valorização e a capacitação dos profissionais em educação, com programas de formação inicial e continuada com foco na aprendizagem e na melhoria dos recursos para esses profissionais.

"Estou muito feliz, porque sei a importância dessas escolas para os municípios onde elas serão instaladas. Eu sei, principalmente, da importância dela para um estudante pobre, que não pode se deslocar para outros locais em virtude da sua situação financeira. Há 50 anos eu tive que me deslocar da minha cidade, Campo Grande, para estudar na Ufersa. Então, eu quero expressar a minha alegria, satisfação e gratidão pela implantação desse Projeto que, com certeza, irá transformar a educação desse estado", falou Bibi de Nenca, prefeito do município de Campo Grande, uma das cidades beneficiadas.

Fonte: G1 RN

PRÊMIOS E PROMOÇÕES: Vem aí a Liquida Natal – com expectativa de aquecimento do comércio e recuperação da economia

Prêmios, promoção, oportunidade, vendas, aquecimento do comércio e recuperação da economia, esse é o desejo de todos que trabalham no comércio, e nós da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal vamos dar uma mãozinha para que os desejos sejam realizados.

Vem aí a 20ª edição da Liquida Natal e os lojistas já podem fazer adesão para participar da maior campanha promocional da cidade. Lembrando que o sócio da CDL Natal tem desconto de 50%, o kit fica por 150 reais.

Para fazer a adesão basta acessar o link https://www.lojistaliquidanatal.com.br/ e se cadastrar na plataforma desenvolvida pela da HC +, empresa responsável pela comercialização da Liquida Natal desse ano. Nesta edição a promoção vai sortear entre os consumidores 01 carro 0km, 05 TVs 40”, e 01 caminhão de prêmios. Os vendedores concorrerão a 07 vales compras no valor de 1mil reais cada.

Faltando pouco mais de dois meses para liquida, a diretoria da CDL Natal está firmando parcerias com os veículos de comunicação para dar ampla visibilidade a promoção e consequentemente às empresas participantes da campanha. “A Liquida Natal é uma data muito importante para o comércio, ela tem o papel de movimentar e aquecer as vendas. Começamos há 20 anos com esse propósito, e alcançamos nosso objetivo, a data hoje é o segundo melhor período em vendas, ficando atrás somente do Natal”, afirmou o presidente da CDL Natal José Lucena.

O empresário destacou que em 2020 a campanha contribuiu para iniciar a recuperação do comércio que sofreu muito por ter passado meses com as atividades suspensas devido a covid-19. “Ano passado tivermos um ano difícil para o setor de comércio e serviços, a Liquida ajudou muitos lojistas a diminuírem os impactado da pandemia nos negócios deles, esse ano não será diferente. Ainda precisamos de atrativos para despertar o interesse do consumidor, levar ele até as lojas físicas, sempre cumprindo todos os protocolos de segurança ou virtuais para comprar. Campanhas promocionais como a Liquida Natal são perfeitas para esse tipo de ação, pois movimenta o comércio, atrai o consumidor e aquece as vendas. A retomada da economia e do comércio que tanto buscamos ”, enfatizou Lucena.

Fonte: Blog do BG

Megavazamento compromete 13 mil documentos de 227 milhões de brasileiros

Um novo estrondoso vazamento de dados que afeta o público brasileiro pode ter comprometido 13 mil documentos, como RGs, CPFs e carteiras de habilitação de um total de 227 milhões de usuários nacionais. Dois cibercriminosos, identificados como “YZK” e “Sr_Siriguejo”, colocaram os dados à venda em um fórum, junto a uma amostra com informações de 2,5 milhões de pessoas.

As informações foram divulgadas pela empresa de cibersegurança Syhunt, em um relatório enviado ao site TecMundo. Os criminosos responsáveis estão vendendo dois pacotes de dados vazamentos: o primeiro traz 13 mil fotos e documentos (incluindo números de cartão de crédito) e o segundo traz os nomes das mães de 227 milhões de brasileiros — a amostra grátis oferecida traz 2,5 milhões de nomes.

Segundo a investigação conduzida pela Syhunt, o mesmo pacote com as 13 mil fotos, com tamanho total de 1,2 GB, foi posto à venda por dois cibercriminosos que parecem agir de maneira independente. “A origem e o ano das fotos dos documentos não é revelada pelos hackers. Uma foto fornecida como amostra mostra uma mulher segurando sua carteira de identidade que teria sido emitida em 2011 no Estado de São Paulo”, afirma a empresa.
Imagem: Divulgação/Syhunt

As informações pessoais dos 227 milhões de brasileiros foram postas à venda no domingo (26) e supostamente foram obtidas a partir do DETRAN/DF em 2019 — ainda não há confirmação do órgão ou mais detalhes sobre como isso poderia ter acontecido. Além dos nomes das mães, o pacote de 37,7 GB inclui nome completo, data de nascimento, gênero, a condição se a pessoa está viva ou não, e o endereço residencial completo.

Conforme o Syhunt explica, muitas dessas informações já estavam presentes em vazamentos de dados anteriores, com a exceção dos nomes das mães. O conteúdo é valioso, especialmente por ser usado como uma solução para as etapas de validação de serviços online, também podendo ser aplicado em golpes de engenharia social.

Como se proteger?

Assim como aconteceu com os grandes vazamentos registrados em janeiro e em fevereiro deste ano, os dados postos à venda têm grande chances de já estarem circulando pela internet. Assim como nas situações anteriores, o mais provável é que essas informações vão ser usadas em golpes de phishing. Veja como se proteger:
Não clique em links suspeitos que chegam à caixa de e-mail, mesmo que eles usem alguns dados familiares;

Desconfiar de contatos por WhatsApp ou por redes sociais de pessoas que você desconhece;

Ative a autenticação em dois fatores de todas as contas e serviços que os oferecem;

Caso algum contato solicite um pagamento usando um número desconhecido, ligue para a pessoa para confirmar a situação. Há grandes chances de mensagens de texto usando identidade de conhecidos revelarem-se como golpes;

Tenha sempre um software de proteção instalado em seu computador ou celular, e certifique-se de mantê-lo atualizado.

Fonte: Canaltech

Concurso Banco do Brasil: inscrições para 4.480 vagas são prorrogadas

O Banco do Brasil prorrogou as inscrições do concurso público para o total de 4.480 vagas até o dia 7 de agosto. São 2.240 imediatas e 2.240 para formação de cadastro de reserva, para todos os estados e o Distrito Federal. A seleção é para o cargo de escriturário, com os nomes de relacionamento de agente comercial e agente de tecnologia.

As inscrições, previstas para encerrar nesta quarta, agora podem ser feitas pelo site da Cesgranrio(AQUI) até as 23h59 de 7 de agosto, e têm valor de R$ 38,00.

A divisão das vagas é a seguinte:

2 mil vagas para Escriturário – Agente Comercial, mais 2 mil de cadastro reserva, para atuação nas unidades de negócios em todos os estados e no Distrito Federal;

240 vagas de Escriturário – Agente de Tecnologia, e outras 240 para cadastro de reserva, com foco em Conhecimentos de TI, para vagas somente no Distrito Federal.

O cargo de escriturário possui nomenclaturas específicas para uso no relacionamento com o mercado, que variam de acordo com a unidade em que o funcionário está lotado. Para este concurso, os candidatos podem concorrer para agente comercial, que trabalha na rede de agências do BB, em todo o país, ou para agente de tecnologia, que assume na área de Tecnologia, em Brasília.

Para participar da seleção, é preciso ter certificado de conclusão ou diploma de curso de nível médio, e idade mínima de 18 anos completos, até a data da contratação.

A remuneração inicial é de R$ 3.022,37, para jornada de 30 horas semanais. O banco oferece ainda ajuda alimentação/refeição de R$ 831,16 por mês e, cumulativamente, concede cesta alimentação no valor mensal de R$ 654,87.

Há possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional; participação nos lucros ou resultados; vale-transporte; auxílio-creche; auxílio a filho com deficiência e previdência complementar. Os funcionários do BB possuem ainda acesso à Universidade Corporativa Banco do Brasil (UniBB).

Do total, 5% das vagas são reservados para pessoas com deficiência e 20% para candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos.

O concurso terá provas objetivas e redação, previstas para o dia 26 de setembro, e seguirá os protocolos de prevenção à Covid-19.

As provas objetivas terão questões de Conhecimentos Básicos (25 questões): Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Atualidades do Mercado Financeiro; e Conhecimentos Específicos (45 questões), de acordo com a vaga pretendida:

Agente de Tecnologia:

Probabilidade e Estatística, Conhecimentos Bancários e Tecnologia da Informação.

Agente Comercial

Matemática Financeira, Conhecimentos Bancários, Negociação e Vendas e Conhecimentos de Informática.

Serão ofertadas vagas em dependências situadas em todos os estados e no Distrito Federal. No momento da inscrição, o candidato deverá escolher a UF/Macrorregião/Microrregião e a cidade de realização das provas.

Ou seja, ao optar por concorrer à determinada UF/Macrorregião/Microrregião, o candidato estará automaticamente vinculado a ela para fins de realização de provas, de classificação e de contratação.

A seleção tem validade de um ano, a contar da data de publicação do edital de homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogada, uma única vez, por igual período. Ou seja, é nesse período que o banco pode chamar os candidatos aprovados.

No caso das dentro do cadastro de reserva, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

Concurso ocorre após banco lançar PDVs

O concurso é lançado após o Banco do Brasil anunciar em janeiro a abertura de dois Programas de Demissão Voluntária com a previsão de adesão de cerca de 5 mil funcionários.

Em fevereiro, o BB informou que haviam sido validadas 5.533 adesões aos dois programas de desligamentos voluntários anunciados em janeiro.

Em julho de 2019, o banco anunciou outro plano de desligamento incentivado. Aderiram ao PDV 2.367 funcionários.

Fonte: G1

OMS ALERTA QUE VARIANTE DELTA PODE DOMINAR O PAÍS; VEJA OS CUIDADOS

© manaemedia/istock – Microscopic virus corona virus disease 3d illustration.

Apesar da falsa sensação entre os brasileiros de que a pandemia já está sob controle, a propagação da variante Delta no país preocupa a comunidade científica. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a cepa que surgiu na Índia pode ser dominante no Brasil.

O alerta foi feito por Jairo Mendez Rico, assessor regional em Enfermidades Virais da Organização Pan-americana de Saúde (Opas) e da OMS, em entrevista ao jornal Valor Econômico.


“A variante Delta mostrou ter uma capacidade de transmissão maior em comparação com outras variantes preocupantes, como a alpha ou a gama; mas até o momento não existem evidências que permitam inferir um comportamento mais agressivo ou severo dessa variante. Claro que, se o número de casos aumenta, também aumenta a proporção daqueles que podem ser graves ou exigir internação hospitalar”, afirmou Rico.

Segundo um documento do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA, a infecção causada por essa cepa produz uma quantidade de coronavírus nas vias aéreas dez vezes maior do que a observada em pessoas infectadas com a variante Alfa, que também é altamente contagiosa.

A quantidade de vírus em uma pessoa infectada com Delta chega a ser mil vezes maior do que a observada em pessoas infectadas com a versão original do coronavírus, descoberta no início da pandemia na China.

Quais cuidados tomar contra a variante Delta?

A vacinação é uma arma poderosa contra essa e todas as outras variantes do vírus. Todos os imunizantes aprovados no Brasil fornecem proteção contra a variante Delta. Eles são capazes de reduzir o risco de doenças graves que podem levar à hospitalização e à morte.


Apesar de conferirem uma boa proteção contra a cepa, nenhuma das vacinas oferece 100% de proteção contra a infecção por coronavírus. Por isso, os demais cuidados que já existiam antes do surgimento das vacinas devem permanecer. Além do uso de máscaras de boa qualidade, como as PFF2, e da higiene das mãos, é preciso evitar aglomerações.

Essas recomendações valem mesmo para aquelas pessoas que estão totalmente vacinadas contra a covid-19.

Sintomas comuns da variante Delta

Os sintomas mais comuns apresentados por uma pessoa infectada com a variante Delta são parecidos com os de um resfriado leve. Isso pode fazer com que as pessoas não deem a devida importância e continuem circulando, levando o vírus para outros lugares.

Fonte: Catraca Livre

ÍTALO FERREIRA MAL CHEGA A BAÍA FORMOSA E JÁ CAI NA ÁGUA PARA SURFAR COM AMIGOS

Foto: Sarah Porto/ge

Ítalo Ferreira estava com saudades do mar de Baía Formosa. Depois de uma maratona de viagens de avião de Tóquio a Natal, o medalhista de ouro nas Olimpíadas de Tóquio chegou à cidade natal na madrugada desta sexta-feira e poucas horas depois já estava na água surfando com outros amigos.
Foto: Reprodução/TV Globo

O potiguar aproveitará os próximos dias em Baía Formosa para ficar com a família, mas também para treinar. Sem muito tempo para descansar após a vitória em Tóquio, Italo tem viagem marcada para o México nos próximos dias. Mas enquanto os treinos não começam, ele se diverte com os amigos.

– É um momento para ficar ali com os moleques surfando, pegando onda o dia inteiro, e se divertindo, que é fora de campeonato, não tem aquela competitividade, é mais para se divertir.

Entre 10 e 19 de agosto, o brasileiro vai a Barra de La Cruz para disputar a sétima etapa do campeonato mundial. O surfista ocupa a segunda colocação no ranking com 33.555 pontos, apenas atrás do líder Gabriel Medina, que soma 46.720 e surge como favorito a levar o título em 2021.

Italo enfrentou uma maratona de viagens de avião de Tóquio a Natal e ainda dirigiu 95km do aeroporto da capital potiguar até Baía Formosa, onde chegou por volta das 3h (de Brasília), já na madrugada desta sexta-feira.

O brasileiro se sobressaiu em Tóquio e conquistou o ouro ao bater o japonês Kanoa Igarashi. Na decisão, Italo superou o rival por 15.14 contra 6.60. O bronze ficou com o australiano Owen Wright, que venceu Gabriel Medina na disputa.

Fonte: Globo Esporte

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Cinemateca pega fogo em SP; local guarda acervo audiovisual brasileiro

O Corpo de Bombeiros recebeu chamado para o incêndio da Cinemateca por volta das 18 horas. Acervo é o maior da América Latina.
O galpão que contém o acervo da Cinemateca foi atingido por um incêndio em São Paulo nesta quinta-feira, 29.

O local fica na Vila Leopoldina, zona oeste da capital paulista. O Corpo de Bombeiros afirma que recebeu um chamado por volta das 18 horas. Imagens divulgadas pelas emissoras de televisão ao vivo mostram o galpão ainda em chamas por volta das 19h10, uma hora após o chamado.

O galpão principal tem 1.000 metros quadrados, segundo o Corpo de Bombeiros. O objetivo no momento é evitar a propagação do fogo para uma área maior, segundo informou porta-voz da corporação à TV Globo. Não há registro de vítimas ou feridos no local.

O acervo da Cinemateca representa o maior museu audiovisual do Brasil e da América Latina, e guarda documentos que datam desde o século 19. Há mais de 200.000 rolos de filme no local, muitos originais e sem cópia por serem muito antigos.

A Cinemateca voltou a ser controlada pela União, via Ministério do Turismo (sob o qual está a Secretaria de Cultura) em agosto de 2020.

Um contrato com a Fundação Roquette Pinto para cuidados com o acervo terminou sem que fosse renovado e sem que um novo responsável fosse escolhido, e o local ficou sem gestão desde meados do ano passado.

No fim de junho deste ano, a Secretaria de Cultura anunciou que começaria o processo para escolher uma nova entidade para a gestão do acervo. A Prefeitura de São Paulo vinha sendo pressionada por artistas e a comunidade do cinema a assumir a gestão do local.

O fato de a Cinemateca ficar sem gestão direta e sem cuidados específicos tem sido criticado pela comunidade artística. O Ministério Público Federal entrou com ação na Justiça contra a União por abandono.

Os riscos do local já vinham sendo apontados há anos. Os filmes antigos contêm material altamente inflamável, podendo sofrer combustão espontânea. Ainda está confirmada se esta foi a causa do incêndio.

O local sofria com gerador de energia com problemas, segundo a imprensa e ex-funcionários do local já vinham relatando. Em abril deste ano, ex-funcionários divulgaram uma carta denunciando as más condições e os riscos para o acervo.

No festival de Cannes, que aconteceu no começo de julho, o diretor Kleber Mendonça Filho, que dirigiu "Bacurau" e foi um dos jurados do festival neste ano, pediu especial atenção ao caso da Cinemateca.

"A Cinemateca Brasileira está fechada há mais de um ano. 90 mil títulos, 230 mil rolos de filmes e fitas televisivas, todos os técnicos e especialistas foram demitidos e essa é uma clara demonstração do desprezo pela cultura e pelo cinema. E eu acho que devo mencionar isso porque estamos no Festival de Cannes e todos amamos o cinema aqui", disse, em discurso que rodou o mundo e tem sido mencionado nas redes sociais nesta quinta-feira após o incêndio.

Fonte: https://exame.com/b

Ações de encerramento do Julho Branco oferece diversos serviços à pessoa idosa

O encerramento do Julho Branco será realizado neste sabado (31), das 9h às 13h, na Praça Augusto Leite, no bairro Tirol, Zona Leste da capital potiguar (esquina da Avenida Rodrigues Alves com a Rua Joaquim Fabrício). Será um dia com várias ações em prol da saúde e qualidade de vida da pessoa idosa.
Esta ação é uma iniciativa do Conselho Municipal da Pessoa Idosa do Natal e da Prefeitura Municipal de Natal, em parceria com UFRN, Rede de Proteção e Valorização da Pessoa Idosa do Rio Grande do Norte, vereador Herberth Sena e OAB. Serão ofertados às pessoas idosas diversos serviços como: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, imunização contra a influenza (vacina da gripe), testagem da hepatite viral, orientações ao pé diabético, distribuição de cadernetas de saúde, distribuição de cartilhas contra a violência dos idosos, orientações à saúde bucal, atendimento médico, orientações jurídicas, dança, incentivo à pratica de exercício físicos e funcionais, distribuição de máscaras, distribuição de kit de higiene bucal, jogos e atividades de estimulação cognitivas, psicoeducação sobre o envelhecimento saudável, psicoeducação sobre o sono no envelhecimento, orientações sobre higiene do sono e lanches.

➡️ Todos os serviços serão gratuitos e voltados, especialmente, às pessoas idosas.

PREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ AGRADECE AO SEBRAE/RN E SESI PELOS EPIs DOADOS PARA O PROJETO DE BIO PREVENÇÃO NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO

O Prefeito Municipal de Tangará, Doutor Airton, juntamente com a Secretária de Educação do município, Adriana Clementino e parte da equipe da secretaria, acompanharam e registraram a entrega de EPIs do projeto de Bio Prevenção em desenvolvimento nas escolas da rede municipal, resultante da parceria estabelecida com o SEBRAE-RN e o SESI.

Deixamos registrados aqui os agradecimentos da Prefeitura Municipal de Tangará e da sua Secretaria de Educação à essas instituições, que hoje colaboram para o retorno seguro das crianças tangaraenses aos ambientes escolares.

As escolas contempladas com os EPI’s de bio prevenção fornecidos pelo SEBRAE-RN e o SESI foram: Escola Municipal Professora Elita Barbosa da Fonseca; CMEI- Creche Zilah de Carvalho Bezerra; Escola Municipal Major Theodorico Bezerra; Escola Municipal professora Amélia Teodolino de Melo; Escola Municipal Vll de Setembro e Escola Municipal Açude Público Trairi.

TANGARÁ ULTRAPASSA A MARCA DE CINCO MIL E SEICENTAS PESSOAS VACINADAS

Já ultrapassamos a marca de 5 mil e seiscentas pessoas vacinadas em Tangará! A Prefeitura Municipal através da sua Secretaria de Saúde, vem desempenhando um intenso trabalho para proteger a nossa população da Covid-19. A vacina atualmente é a única forma de combate ao vírus comprovada cientificamente e, portanto, a principal saída para a imunização da população.

Acompanhem nossas redes sociais e fiquem informados sobre as etapas de vacinação contra a covid-19 em Tangará.

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Ministro Rogério Marinho libera mais R$ 3,4 milhões para Santa Cruz concluir teleférico

Em reunião na tarde dessa terça-feira (27), o prefeito Ivanildinho esteve na superintendência estadual da Caixa Econômica Federal, em Natal, para assinar o contrato de liberação dos recursos para a obra.
O gestor municipal esteve ao lado do deputado estadual Tomba Farias, que, segundo Ivanildinho, foi essencial para que o processo avançasse no Governo Federal.

Os recursos estão sendo liberados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, que tem como ministro o potiguar Rogério Marinho, e são da ordem de R$ 3.349.137,00. A Prefeitura de Santa Cruz colocará como contrapartida cerca de R$ 150 mil, totalizando R$ 3,5 milhões, valor da última etapa da obra.

A etapa final da construção do Teleférico de Santa Cruz consiste na aquisição e instalação das torres metálicas de sustentação, que serão instaladas ao longo do percurso entre a estação da Matriz e a estação do Santuário de Santa Rita de Cássia.

Ao todo, serão instaladas 8 torres de sustentação, sendo 6 ao longo do percurso e uma em cada extremidade, próximas as estações. Essas torres vão conduzir todo cabeamento e os bondinhos entre as duas estações, constituindo a última etapa para conclusão da obra.

O prefeito Ivanildinho agradeceu ao empenho do ministro Rogério Marinho e do deputado estadual Tomba Farias para liberação dos recursos, decisivos para conclusão da obra do teleférico de Santa Cruz.

Com a assinatura do contrato, a Prefeitura de Santa Cruz espera começar a obra o mais rápido possível para que o Teleférico entre em funcionamento, garantindo mais turistas para visitar o principal destino do turismo religioso do Rio Grande do Norte, gerando emprego e renda para a população de Santa Cruz.

Fonte: Portal Grande Ponto

Potiguares buscam cidadania portuguesa a partir de descendência judaica

Já pensou em viver em Portugal, um dos países com a melhor qualidade de vida do mundo e um dos menores custos de vida da Europa? E ainda por cima como cidadão naturalizado, podendo ter os mesmos direitos que os nascidos em Portugal?

Esse sonho de muitos vem se tornando realidade para vários potiguares, pelo fato de o Rio Grande do Norte ser um dos estados brasileiros que possui um grande número de descendentes de judeus sefarditas, população que tem direito à cidadania portuguesa, amparada pela Lei de Nacionalidade atualmente vigente no país.

Tal dispositivo legal privilegia os descendentes de judeus expulsos de Portugal, sob a Inquisição, ou por ela perseguidos e executados, promovendo seu direito de retorno ao país de seus ancestrais. Aprovada em 2015, já beneficiou mais de 30 mil requerentes que conseguiram provar sua ascendência sefardita.

A naturalização, como português, a partir da “Lei dos Sefarditas”, como é vulgarmente conhecida, exige uma complexa documentação e demanda uma assessoria especializada. É justamente esse o serviço oferecido pela Ancestralis, que promove uma pesquisa na árvore genealógica do interessado, nas linhagens paterna e materna, para comprovar se há realmente a descendência de antigas famílias judaicas portuguesas.
Após a identificação, a equipe cuida da montagem do relatório de provas documentais, geração a geração, assim como da preparação de toda a documentação necessária, com assessoramento em todas as fases junto aos órgãos portugueses, até o pedido da cidadania ser deferido pelas autoridades do país.

Seridó reúne famílias de origem judaica

A chance de naturalização é ainda mais provável, se o potiguar fizer parte das famílias Dantas, Azevedo, Araújo, Medeiros, Lucena, Cirne, Gurgel, Santos, dentre outras. Curiosamente, o Seridó é também um grande “celeiro” de antigas comunidades sefarditas, sendo os patriarcas de Caicó, Jardim do Seridó, Carnaúba dos Dantas e Timbaúba dos Batistas, por exemplo, delas diretamente descendentes. Já são quase 250 clientes acompanhados, em aproximadamente dois anos de operação da Ancestralis, com muitos casos de sucesso.

Os benefícios de se ter a cidadania portuguesa são inúmeros. Além de ter acesso direto a toda a infraestrutura de Portugal, em momentos de fechamento de fronteiras para estrangeiros, como no caso da pandemia, o cidadão não tem qualquer dificuldade de acesso, trabalho, moradia ou estudo em qualquer país da União Européia.

A equipe é dirigida por Alexandre Santos, genealogista, ex-Controlador Geral do Estado, engenheiro civil pela UFRN, com MBA em gestão financeira, controladoria e auditoria e mestrando em análise financeira pela Universidade de Coimbra. "Oferecemos assessoria completa para o pedido de cidadania, desde o estudo genealógico até o recebimento do sonhado passaporte português", diz Alexandre Santos.

Serviço

É possível obter mais informações sobre o serviço de assessoria da Ancestralis pelo Whatsapp 84.99131.7667, pelo e-mail contato.ancestralis@gmail.com, no Instagram @ancestralisgenealogia e ainda no Facebook @ancestralisgenealogia.

WhatsApp agora permite arquivar chats de maneira definitiva no Android e no iOS

Aqueles chatos grupos que insistem em bagunçar a sua tela principal do WhatsApp vão finalmente parar incomodar você. O novo arquivamento de mensagens, que até agora estava disponível somente na versão web/desktop do mensageiro, está a caminho dos apps para Android e iOS desde ontem (27).

Com ela ativada, se você colocar uma conversa (grupo ou contato) no arquivo, ela não voltará para a sua tela inicial nem com marcações — melhor ainda: seu celular também não recebe notificações, já que os papos são silenciados automaticamente.

Esse é um recurso pedido pela comunidade há tempos, afinal, mesmo que você coloque um chat no arquivo, ele insiste em voltar a poluir (e aparecer entre as primeiras opções) da sua tela principal quando recebe uma nova mensagem. Notificações, se não forem desabilitadas previamente, também eram um problema, já que o arquivamento antigo não impedia que grupos voltassem a fazer seu celular apitar.
Se houver alguma conversa guardada, o arquivo tomará o topo da lista de conversas na tela principal. Nessa faixa, um pequeno número mostrará se alguma conversa mencionou você. Assim, são menores as chances de ignorar pessoas que esperam sua interação — mas interagir com o grupo também não tira o diálogo da gaveta.

Guarde para sempre ou continue como está

As opções foram encaixadas no menu de configurações. Lá, você pode escolher entre o novo modelo ou continuar com o antigo. Assim, aqueles que gostavam de encontrar as conversas guardadas na tela principal continuarão satisfeitos.

Mais uma vez, sim, este é um recurso presente no Telegram. Assim como outras funções que estão a caminho do “Zap”, o arquivamento definitivo de mensagens não é uma novidade no setor de mensageiros. No concorrente, porém, em vez estar posicionado sempre ao topo, o arquivo pode ser ocultado da lista principal de chats.

O WhatsApp deu a entender que o recurso está sendo liberado, contudo deve ser encaminhado gradativamente entre usuários. É bom garantir que seu aplicativo esteja atualizado para deixar o celular preparado para receber a novidade.

Fonte: WhatsApp, via Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/apps/whatsapp-agora-permite-arquivar-chats-de-maneira-definitiva-no-android-e-no-ios-190972/

Ferreira Costa abre 400 vagas de emprego para nova loja em Natal

O Home Center Ferreira Costa, que está sendo construído na zona sul de Natal, está com várias oportunidades de emprego. São 400 vagas em aberto, com prioridade para as áreas fiscal, manutenção e vendas. Os interessados poderão se inscrever através do site específico de contratação da empresa (https://carreiras.ferreiracosta.com/)

As obras da unidade potiguar na esquina da Avenida Senador Salgado Filho (BR-101) com a Avenida Engenheiro Roberto Freire, em Ponta Negra, já foram iniciadas e a previsão de abertura está para o mês de outubro.

Fonte: Blog do BG

Uso ilegal de gerador de Município por candidato a prefeito gera condenação por improbidade

O Núcleo de Apoio ao Cumprimento das Metas 2, 4, 6 e 8 do CNJ, grupo de julgamentos formado por juízes estaduais, condenou um ex-candidato a prefeito de Parnamirim, bem como um ex-secretário municipal de Serviços Urbanos e o ex-gerente de drenagem daquele Município pelo cometimento de Ato de Improbidade Administrativa. Os agentes públicos permitiram a utilização de um bem público da prefeitura – um gerador de energia elétrica – pelo então candidato no ano de 2008.

Assim, o então candidato a prefeito foi condenado a pena de pagamento de multa civil no valor de R$ 50 mil – dentro do espectro legal de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente, bem como, a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.

O então secretário municipal de Serviços Urbanos e o ex-gerente de drenagem, que era responsável pela guarda e manutenção e por operar os geradores, foram condenados às penas de pagamento de multa civil no valor de R$ 30 mil para cada um, considerado, para tanto, o espectro de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelos agentes, valores a serem corrigidos monetariamente e acrescidos de juros.

O Ministério Público narrou nos autos que, por meio de inquérito civil, abriu investigação envolvendo os acusados, que, em comunhão de esforços, supostamente utilizaram de um gerador da prefeitura de Parnamirim na campanha eleitoral para prefeito, no ano de 2008, em favor de um candidato réu na ação judicial, o que ensejaria na prática de atos de improbidade.

Ao analisar a demanda, o Núcleo destacou que, dos fatos alegados no processo e as provas documentais e testemunhais juntadas no ajuizamento da ação e no decorrer da instrução processual, constatou-se que o secretário de Serviços Urbanos permitiu que o gerador da prefeitura fosse utilizado para fins particulares, qual seja, campanha eleitoral de réu que era candidato ao cargo de prefeito.

Julgamento

Ao apreciar o processo, o Núcleo constatou também que o ex-gerente de drenagem era responsável pela guarda e manutenção e por operar os geradores do Município, subordinado ao secretário de Serviços Urbanos. Por sua vez, o candidato ao cargo de prefeito usufruiu do bem público em seus eventos eleitorais com a permissibilidade dos demais acusados.

"Assim, ficou constatado que as condutas particularizadas e promovidas pelos réus estão permeadas de dolo, nos casos dos dois agentes públicos, ao permitirem o uso do equipamento de propriedade do Município em evento de interesse particular. E no caso do candidato, constatou o dolo direto, visto a sua má-intenção de obter o resultado proibido pela lei, ou seja, usufruir do bem público (gerador de energia) com a finalidade de não pagar pelo aluguel ou compra do equipamento", destaca a sentença condenatória.

(Processo nº 0007111-73.2010.8.20.0124)

Fonte: Portal do Judiciário

Justiça suspende concurso do ITEP para Perito Criminal – Área Geral

Reprodução

A 6ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal acolheu, em parte, pedido formulado pela Associação Brasileira de Criminalística em Ação Civil Pública, e suspendeu o Concurso Público do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP/RN) apenas em relação ao provimento de vagas para o cargo de Perito Criminal – Área Geral, permitindo na decisão a continuidade do certame quanto ao restante dos cargos.

A decisão liminar destaca que há indícios de ilegalidade no Edital ao prever o provimento do cargo de Perito Criminal em dissonância com a Lei Complementar Estadual nº 571/2016 e com a Lei nº 12.030/2009.

No pronunciamento do juiz Francisco Seráphico da Nóbrega, constou que tanto as legislações nacional e estadual exigem formação superior específica para o exercício do cargo de Perito Criminal. O Edital, no entanto, quanto ao cargo de Perito Criminal – Área Geral, não inseriu qualquer exigência no que se refere à especialidade dos candidatos, o que seria contrário a própria natureza do cargo que possui atribuições que exigem conhecimento especializado.

Bacharelado

Também consta da decisão que há provável ilegalidade no Edital ao não exigir curso de bacharelado dos candidatos a esse cargo. Segundo o art. 25, da LCE nº 571/2016, o ITEP/RN pode prever o preenchimento de vagas por perito com especialidades das mencionadas no rol exemplificativo do dispositivo, mas isso deve ocorrer por portadores de diploma de “outros cursos de bacharelado previstos no edital”, o que não ocorreu.

A associação, autora da ação, requereu a suspensão da realização do concurso público em relação a todos os cargos de Perito Criminal. O magistrado considerou essa medida desproporcional, “pois estar-se-á suspendendo o concurso quanto às vagas de outros cargos que, neste feito, não houve indicação de qualquer evidência de ilegalidade”.

(Processo nº 0834980-08.2021.8.20.5001)

Fonte: Justiça Potiguar

A PREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ E A SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PESCA HOMENAGEIAM A TODOS OS AGRICULTORES

O agricultor usa a sua sabedoria pois sabe que nenhuma planta cresce e dá frutos da noite para o dia. É preciso cuidado, dedicação e esperança na plantação, deste a semeadura até a colheita, para no tempo certo tudo virar alegria.

Neste dia especial para os nossos trabalhadores rurais, a Prefeitura Municipal de Tangará e a Secretaria de Agricultura e Pesca, desejam felicitações aos/às agricultores/as.

LEI MUNICIPAL Nº 738/2021, DECLARA A ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO TRAIRI COMO UTILIDADE PÚBLICA

A Prefeitura Municipal de Tangará, através da iniciativa do prefeito José Airton Bezerra, declara de utilidade pública municipal a Associação dos Moradores do Trairi - (ACMT). A Associação foi fundada em 18/08/2005 e se mantêm em plena atividade ajudando a comunidade em parceria com o poder público municipal.

A sede da Associação está localizada no Distrito Açude Público Trairi, na Zona Rural do nosso município e tem como Presidente o Senhor Elias Nascimento de Albuquerque, mais conhecido por todos como Sargento Elias.

Foi inaugurada em 2017 na gestão do atual presidente,  a  sede da associação, que em parceria do poder público municipal e estadual ajudou a levar água para as comunidades de Várzea do Milho, Irapuru e as vilas de Beleza, Mauro Til, no assentamento Ronda.
Alguns ajustes visando o melhor aproveitamento e distribuição da água estão sendo providenciados, visando amenizar os problemas no abastecimento local. "A equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras da Prefeitura Municipal de Tangará está realizando um estudo técnico visando a construção de um reservatório de água com capacidade para armazenar 200.000 mil litros de água, com isso será possível bombear a água até a vila de Zé Rato". Relatou o Presidente da Associação Elias Albuquerque.