Compartilhamento:

sábado, 26 de outubro de 2013

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) encerrou ontem a Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec) com público estimado de 120 mil pessoas durante os quatro dias do evento.

Cientec levou 120 mil pessoas à UFRN

Publicação: 26 de Outubro de 2013 às 00:00

Vinícius Menna - Repórter

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) encerrou ontem a Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec) com público estimado de 120 mil pessoas durante os quatro dias do evento. A reitora da UFRN, Ângela Paiva, considerou que o evento “cumpriu sua missão”. “Acho que os 100 anos de Vinícius [de Morais] é o marco principal dessa feira”, destacou.

Ângela Paiva também elencou entre os destaques desta edição da Cientec as demais atrações culturais e a Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FliQ), que este ano teve a participação de Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica. “A feira tem tido participação muito significativa de toda a sociedade, de crianças a adultos, tanto na parte científica como na cultural. A avaliação é positiva”, avaliou.
Alex RégisPavilhões ficaram lotados de visitantes ontem, último dia da 29ª Semana de Ciência e Tecnologia da UFRNPavilhões ficaram lotados de visitantes ontem, último dia da 29ª Semana de Ciência e Tecnologia da UFRN

Apesar do sucesso das atrações culturais, Ângela Paiva ponderou a importância das atividades de ciência e tecnologia da feira, que mesmo sendo consideradas simples do ponto de vista científico, geraram impacto na sociedade que de maneira geral não conhece a área.

De acordo com o produtor cultural e executivo da Cientec, Daniel Campos, mais de mil trabalhos foram expostos em revezamento realizado nos mais de 400 estandes que foram montados na Praça Cívica do Campus Universitário. “Tivemos mais de 300 atividades gratuitas, entre palestras, minicursos, oficinas e mesas-redondas”, disse.

Daniel Campos acrescentou que a média de público deste ano, de 120 mil nos quatro dias, cresceu em relação ao ano passado, quando foram recebidas cerca de 100 mil pessoas.

Feira

Ontem, os pavilhões da Cientec estavam tomados de visitantes dispostos a conhecer os projetos da feira. A estudante Maria Eugênia Soares, de 17 anos, que está no 3º Ano do ensino médio e pretende cursar Direito na UFRN, aproveitou a tarde para conhecer o Pavilhão da FliQ. Enquanto vasculhava os discos de vinil do Sebo Catalivros, ela contou sobre seu fascínio pelos bolachões. “Acho interessante olhar. É uma outra tecnologia que, mesmo sendo antiga, é exótica”, contou, segurando um disco com músicas dos filmes de Charles Chaplin.

Dentre os trabalhos presentes na Feira está  a Agência de Comunicação Experimental Multimídia, a Fotec, que nasceu com foco em fotojornalismo e hoje engloba uma multiplicidade de mídias e conhecimentos da área de comunicação de maneira integrada, para a cobertura dos acontecimentos da Cientec.

De acordo com o coordenador da Fotec, professor Itamar Nobre, esta edição da Fotec superou as expectativas, reunindo mais de 100 alunos em trabalhos realizados das 8h às 0h. Os estudantes passaram por oficinas e receberam cargos durante a Feira, possibilitando a montagem de uma redação própria. “A ideia é ensinar o aluno a assumir múltiplas funções”, explicou.

Neste ano, o diferencial da Fotec foi a participação de oito alunos de escolas públicas, que foram capacitados e atuaram nos mesmos trabalhos dos estudantes de Comunicação Social da UFRN.

Para a aluna do 1º Ano Rayure Rodrigues, de 15 anos, que foi elogiada pelo coordenador da Fotec, a oportunidade foi única. “Quando vejo meus textos, minhas imagens, nem acredito que fui que fiz aquilo”, contou.

Outro projeto que chamou a atenção dos visitantes foi responsável por integrar três cursos diferentes. De acordo com a coordenadora do projeto, professora Jacira Sousa, o trabalho “Nutrição Esportiva” teve o objetivo orientar sobre os riscos e benefícios dos suplementos nutricionais. O trabalho possibilitou a reunião de alunos de Bioquímica, Educação Física e Nutrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário